A história da Deusa Ísis: símbolo de amor, magia e fertilidade

1

A mitologia egípcia sempre despertou muita curiosidade em todos, isso se deve, principalmente, ao fato de ser uma mitologia com a presença de diversos deuses, que trazem diferentes representações. Hoje, especialmente, iremos falar sobre a deusa Ísis, conhecida como a deusa da fertilidade e uma das principais deusas.

A história da Deusa Ísis

A deusa Íris é a filha primogênita de Geb, o deus da Terra, e Net, uma divindade responsável por reger o Cosmos. Ísis tinha dois irmãos, Osíris e Seth, e acabou casando-se com Osíris.

Íris passou por várias dificuldades ao longo do seu caminho, que a fizeram ficar associada aos mortos, à fertilidade e ao amor.

Simbologia da Deusa Ísis

Ísis foi conhecida como uma deusa fundamental para ritos de mortes e cultos de doenças, e isso ocorreu por conta dos dons dela, o que a tornou popular entre todos. Ela também era vista como uma peça importante para o faraó, e seu nome traz essa simbologia, já que significa: “ela do trono”. 

simbologia da deusa isis
Estatueta da deusa Isis. Fonte/Reprodução: Original.

Inclusive, Ísis era colocada no sarcógrafo do faraó, para guiá-lo após a morte. Além disso, Ísis também era considerada uma perfeita e fiel esposa, por conta de sua história com Osíris.

Deusa do amor

Ísis era amorosa com todos à sua volta e protegia os oprimidos, o que a fazia ser muito amada. A deusa também cuidou bravamente do seu filho, o que fez dela uma mãe excelente.

Deusa da magia

Ísis possuía dons de cura com sua magia e utilizava esses dons tanto nos faraós como nos mais pobres. E como já foi falado anteriormente, ela também era considerada como uma espécie de protetora de mortos.

Deusa da fertilidade

A dedicação de Ísis para com Hórus, seu filho, transformou a deusa em uma importante representação na maternidade e fertilidade.

Representação da Deusa Ísis

A deusa Ísis é representada de diferentes formas na arte, destacando-se as seguintes:

  • Ísis chorando, por conta da morte de Osíris, ao mesmo tempo que Hórus é amamentado;
  • Muitas vezes ela é representada como se fosse um animal, normalmente um pássaro, escorpião ou vaca;
  • Ísis também é representada como uma mulher com vestido e um sinal de hieroglífico;
  • E, por fim, temos a representação de uma mulher com chifres de vaca, que possuem um disco solar no meio.

Ísis e Osíris: A lenda de amor

A Ísis, como já citado, casou-se com seu irmão, Osíris. E o casal tinha um grande inimigo, o próprio irmão de ambos, Seth, que era considerado uma divindade associada ao mal, o que o levou a matar e esquartejar Osíris sem piedade. Com o sumiço do marido, Ísis disfarçou-se como uma mulher qualquer e procurou por Osíris pelo Nilo inteiro. 

Ela conseguiu encontrar os pedaços de Osíris, exceto o pênis (que foi substituído por um órgão feito de ouro), e com seus dons de cura conseguiu ressuscitá-lo, porém, com restrições. Após isso, o espírito de Osíris entrou em Ísis e assim eles conceberam Hórus, o filho do casal e o deus do firmamento.

Hórus, após crescer e ter conhecimento do que Seth fez com Osíris, resolveu iniciar uma batalha contra o mesmo, que durou anos e envolvia o trono do Egito. Ísis, por sua vez, concentrava-se na proteção de Hórus, que saiu como vencedor ao fim da batalha.

A deusa Ísis traz em sua história a força de um amor, desencadeado pelo que podemos chamar de bem (Osíris/Hórus) e mal (Seth), além de toda a sua representação em relação aos rituais de morte, assim como sua presença importante na maternidade e fertilidade. Ísis é considerada por muitos uma das maiores deusas da mitologia egípcia.

1 comentário
  1. […] história de como Hanuman tornou-se deus é ainda mais curiosa. Conta a mitologia hindu que Hanuman, quando criança, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.