A história de Orfeu, o filho do Deus Apolo e da mortal Calliope

0

A história de Orfeu é uma das mais bonitas e tristes de toda a mitologia grega. Se você ama mitologia e adora as grandes histórias que praticamente forjaram o imaginário do ocidente, aprenda conosco qual foi o destino do grande cantor Orfeu, filho de Calíope! 

A história de Orfeu e sua origem

A história de Orfeu narra a vida do herói Orfeu, em algumas histórias filho do deus Apolo e em outras, filho do rei de Trácia, Éagro. O que é constante em todas as versões da história de Orfeu é que sua mãe era Calíope, a primeira das 9 musas. As musas eram filhas de Zeus que inspiravam os homens nas artes e no engenho. 

Como Orfeu se tornou um músico tão talentoso?

Nos contos onde o pai de Orfeu é Apolo, o deus teria presenteado seu filho com uma Lira, um instrumento de corda. Aqui vale notar que Apolo é mais conhecido como deus do sol, porém muitos se esquecem que ele é também o deus da música, da poesia, das profecias e das artes. 

Nos mitos onde Orfeu é filho de Éagro com a musa Calíope, o talento do menino como músico era tão grande que o deus Apolo se viu comovido e presenteou o garoto com uma lira. 

Como a música de Orfeu conseguiu encantar animais e até mesmo objetos inanimados?

O talento de Orfeu com a música era tão incrível que o menino encantava todos os animais selvagens, encantava o ar, à terra, os rios e até objetos. Todos se renderam à maravilhosa música de Orfeu. 

Uma das pessoas que acabou dominada pelo talento de Orfeu foi Eurídice, mulher que o músico amou com intensidade e tomou como esposa. 

Como Orfeu perde Eurípedes para o Submundo?

Eurídice e Orfeu eram um casal inseparável que se amavam perdidamente. Porém, um dia a mulher foi atacada por bandidos próxima de um vale com animais peçonhentos, e na corrida em desespero acabou por pisar em uma serpente venenosa. O erro acabou com sua vida e Eurídice morreu com a picada da cobra.  

O que aconteceu quando Orfeu tenta resgatar sua esposa Eurídice do Submundo?

Orfeu não aceita a perda de sua amada e disposto a qualquer coisa, encara um perigo terrível e desce até o reino dos mortos, o Tártaro, lar de Hades, para salvar a alma de sua amada esposa. 

O que aconteceu quando Orfeu tenta resgatar sua esposa Eurídice do Submundo?
Orfeu tentando resgatar a esposa. Fonte/Reprodução: original.

Entrar no reino de Hades (deus dos mortos) era muito perigoso, porém Orfeu vence todas as dificuldades com sua música. Orfeu encanta Caronte, o barqueiro do submundo, em seguida encanta Cerberus, o cão monstruoso de três cabeças que guarda do Tártaro, e também encanta os Juízes da Morte com sua música linda, mas muito melancólica. 

O que Orfeu teve que fazer para garantir que Eurídice o seguisse para fora do Submundo?

A música de Orfeu era tão linda que até o implacável senhor dos mortos, o deus Hades, se comoveu e aceitou auxiliar o herói. 

Mas havia uma condição: Orfeu não poderia, de modo algum, olhar para trás enquanto conduzia para fora do Tártaro a alma da sua esposa, a condição acabava somente quando estivesse fora do reino de Hades e fosse banhado pela luz do sol. Orfeu aceitou a oferta.

Porque Eurídice desaparece quando Orfeu se virou para olhar para ela quando estavam deixando o Submundo?

Conduzida pela melodia da lira de Orfeu, a alma de Eurídice conseguia avançar para fora daquele lugar sombrio. Porém, próximo da saída, Orfeu já podia vislumbrar os raios de luz, ele se sentiu apreensivo e decidiu conferir se o espírito de sua amada ainda o seguia. Com isso, Orfeu fatalmente a perdeu para todo o sempre. 

O que Orfeu fez após perder Eurídice uma segunda vez?

Após perder sua amada mais uma vez, Orfeu se tornou um celibatário convicto e hostil às mulheres. O poeta vivia na Trácia invadida por Dionísio após sua saída do reino dos mortos. Dionísio era sempre acompanhado das Ménades, suas seguidoras tresloucadas, selvagens e lascivas que não aceitavam o celibato de Orfeu. 

Ofendidas, elas atacaram o poeta e dilaceraram seu corpo. Mas a cabeça de Orfeu foi lançada no rio Hebro. 

Como a música de Orfeu acabou afetando o mundo depois de sua morte?

Há quem diga que a cabeça de Orfeu nunca parou de cantar. Mesmo com apenas sua cabeça, o poeta continuava dia e noite a recitar lindas canções enquanto profetizava aos homens coisas que ainda haveriam de vir.

Já seu corpo foi encontrado pelas ninfas que, chorando em luto, sepultaram os restos do herói com um enterro digno. 

Que lições podemos aprender com a história de Orfeu?

Muito se debate na literatura e em várias obras da cultura ocidental o sentido do mito de Orfeu. Por que o poeta teria olhado para trás tão próximo do seu objetivo? Medo? Teria fraquejado? Desconfiança? 

É difícil saber. Mas podemos ter uma ideia de como um simples erro perto do fim de toda uma empreitada pode levar todo processo ao fracasso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.