Perseu era filho do deus Zeus com uma mortal Dânae, tornando-o um semideus. Ele se tornou um guerreiro mitológico conhecido por ter matado a temida Medusa, que transformava quem a olhava em pedra. Conheça melhor toda a história de Perseu a seguir.

Como começa a história de Perseu?

Acrísio pai de Dânae, através  de um oráculo descobriu que iria ser morto pelo seu próprio neto, com medo que a profecia se realizasse ele prendeu sua filha, para que jamais ela se relacionasse com um homem e gerasse filhos. Porém sendo um deus, Zeus se transformou em uma chuva de ouro e conseguiu entrar na prisão de Dânae.

Como começa a história de Perseu?
História de perseus. Fonte/Reprodução: original.

Zeus engravidou Dânae, que tentou esconder o bebê, porém não conseguiu por muito tempo, Acrísio quando descobriu mandou jogar a filha e o neto no fundo do mar, aprisionados em um baú.

Entretanto, Zeus soprou ventos favoráveis e eles foram parar na Costa, onde pescadores da ilha de Séfiro encontraram o baú e salvaram Dânae e Perseu.

Qual era a relação dele com os pais?

Perseu amava tanto sua mãe, que aceitou a perigosa missão de matar Medusa para protegê-la, tendo em vista que o rei que comandava a ilha em que viviam desejava sua mãe, e uma forma de parar com essas investidas amorosas era aceitar o desafio imposto pelo rei de matar Medusa.

Qual era a relação dele com os pais?
Relação com os pais. Fonte/Reprodução; original.

Zeus o ajudava o quanto podia, e assegurou que Perseu tivesse assistência na sua difícil missão, fazendo com que outros deuses lhe oferecessem um capacete que tornava invisível, sandálias com asas, um escudo e uma espada. 

Como Perseu matou a Medusa?

Ele usou seu escudo para ver Medusa sem olhar diretamente para ela, dessa forma ele arrancou a cabeça da górgona usando a sua espada.

O que ele fez após a vitória?

Após sua vitória, Perseu volta para casa, mas no caminho encontra o titã Atlas, que segurava a abóbada celeste em suas mãos, depois de uma condenação.

O gigante não acreditava que Perseu tinha derrotado Medusa, e para provar sua vitória Perseu mostra a cabeça da Medusa. Porém mesmo morta a Medusa transforma o gigante em pedra.

Como Perseu salvou Andrômeda?

Ainda na sua viagem de volta para casa, Perseu encontra uma linda mulher acorrentada em uma pedra na beira do mar.

Curioso para saber o motivo da situação, Perseu pergunta  a moça porque ela está ali, ela responde que seu nome é Andrômeda e que está presa por sua mãe Cassiopéia comparar sua beleza com a beleza das filhas de Poseidon, e por isso foram castigadas, e o destino de Andrômeda era ser comida por um terrível monstro marinho.

Perseu decide então salvá-la, e petrifica o monstro usando a cabeça da Medusa. Posteriormente Perseu acaba se casando com Andrômeda.

O que aconteceu com Perseu no final?

Após salvar sua mãe de seus inimigos que tentaram violentá-la, ele os  transforma em pedra, e entrega a cabeça da Medusa para Atena.

Porém,como a profecia dizia, Perseu mata seu avô, mesmo acidentalmente com um arremesso de disco. Devido a fatalidade Perseu decide não governar o reino que é seu por direito, e troca com seu vizinho, governando assim Tirinto e fundando a cidade de Micenas, onde ele vive uma vida feliz com Andrômeda e tem muitos filhos.

Essa foi a história do semideus Perseu, que após fundar Micenas acabou se tornando ancestral do povo persa na mitologia a que pertence. Compartilhe esse conteúdo com tem interesse em entender a história completa de Perseu.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *