A história do deus Brahma
Mesmo que a religião hindu conte com milhares de deuses e histórias mitológicas, os que mais chegaram até nós foram o deus Brahma e o panteão das principais divindades. Ainda assim, nosso conhecimento sobre o deus da criação é muito superficial. A verdade é que Brahma possui uma história e mitologia riquíssima.
Por esse motivo, preparamos este artigo com as principais informações e a história do deus Brahma, basta continuar com a leitura.
Como o deus Brahma chegou a ser?
Na religião hinduísta, todo o cosmos é explicado por um ciclo de criação, manutenção e destruição. Nessa ideia de “ciclo” encontra-se o surgimento do deus Brahma. Conta a mitologia, que o deus Brahma trata-se da encarnação do espírito Brahman, o qual é uma força universal.
Principais atributos e características do Brahma?
Em termos de religião hinduísta, o deus Brahma é tão elevado espiritualmente, que é considerado muito sutil para ser adorado em excesso pelos humanos. Ele é tido mais como uma força mística, e por isso, hoje em dia, a adoração é mais concentrada nas figuras de Vishnu e Shiva.
Esses dois últimos fazem parte da Trimurti, que é uma trindade divina dos deuses hinduístas, da qual Brahma é supremo.
A representação de Brahma é de uma figura humana, apenas com quatro braços e quatro cabeças. Com ele sempre aparece um cisne branco, que representa a paz, e a flor de lótus, que representa a pureza. O atributo de Brahma é ser um deus criador.
A esposa de Brahma
Diz a mitologia que Brahma retirou um pedaço de si mesmo, e com ele fez uma esposa, conhecida como Sarasvati. Essa deusa representa também a criação, mas do lado o feminino, com as artes e a língua.
Conta a história que Sarasvati corria de um lado para o outro e que Brahma criava uma nova cabeça para olhar na direção que ela tomava. Assim nasceram as quatro cabeças que representam os vedas (caminhos) no hinduísmo.
As criações de Brahma
O deus Brahma tem destaque na mitologia hindu, pois é o criador do Universo e de todas as divindades. Um dia, ele próprio absorverá todas as divindades, para que assim o ciclo seja completo e tenha um novo começo.
A maior criação do deus Brahma
Sem dúvida, a maior criação do deus Brahma foi a alma humana, a qual fez sem nenhuma colaboração externa. Na alma humana está presente uma fagulha do fogo, que representa uma fração do poder supremo de Brahma.
O deus Brahma resolveu habitar a Terra com humanos que tivessem a sua própria essência. Dessa forma, a partir de sua boca criou o primeiro sacerdote, chamado de Brâmane, a quem confiou os quatro vedas.
Já o primeiro guerreiro, Chátria, saiu de seu braço direito e a esposa do primeiro guerreiro de seu braço esquerdo. Os Vaissias, ancestrais dos agricultores e comerciantes, saíram de suas coxas. Por fim, os mecânicos e trabalhadores, ou Sudras, tiveram origem em seus pés.
A história do erro de Brahma
Após criar todas as coisas, o que inclui o Universo, a Terra e a humanidade, o deus Brahma dormiu, pois precisava descansar. Quando acordou, o deus Shiva havia destruído toda a sua criação.
A redenção de Brahma
Conta a história que após ver toda a sua criação destruída, o deus Brahma sentou sobre a flor de lótus e recriou o Universo. Por isso a lótus simboliza, além da pureza, a criação e a reencarnação.
Qual é a história da morte de Brahma?
Como no hinduísmo a lógica da vida é dada em ciclos, em teoria não há uma “morte” que eliminará o deus Brahma. Mas esse deus passa por um ciclo próprio.
De acordo com a história, Brahma vive por cem anos de Brahma. Mas esses anos são medidos diferente de nossos anos “humanos”. Uma vida de Brahma equivale a 4.320.000.000 anos terrestres. Quando esse tempo passa, o ciclo se reinicia.
O renascimento
Quando Brahma renasce, a cada cem anos de Brahma, ele reconstrói o universo e um novo ciclo se inicia: tudo é criado novamente; o Universo, as divindades, a Terra e os homens.
O destino final da Brahma
Conta a religião que todos os deuses hinduístas serão absorvidos por Brahma no final de todas as coisas.
Por ser o deus mais elevado de todos, o deus Brahma curiosamente não é o mais adorado pelos hinduístas. Mas nada disso tira a importância do deus criador de todas as coisas: do Universo, dos outros deuses e toda a humanidade.
Com este artigo você aprendeu a história do deus Brahma e também como os outros deuses hindus surgiram. E que apesar de sua grandiosidade, como dito acima, os hinduístas não gostam muito de rezar ou adorar o deus Brahma, já que ele é o responsável pelo início e fim do universo.
[…] deus Vishnu junto com Brahma e Shiva compõem um conjunto de deuses superiores no hinduísmo que interagem na criação de […]
[…] Brahma se transformou em um ganso para voar e procurar o topo do pilar, enquanto Vishnu se transformou em um javali para cavar e encontrar a raíz do enorme objeto, ambos sem sucessos, quando retornaram viram o deus Shiva aparecer através de uma fenda do pilar. Impressionados e reconhecendo todo o poder de Shiva, Brahma e Vishnu o concederam o título de terceiro deus governante do universo. […]