A história do deus Dagda!

0

O deus Dagda é uma divindade da mitologia celta, uma cultura cheia de histórias e criaturas incríveis mas que infelizmente muito acabou se perdendo com o tempo. Os ancestrais celtas transmitiam suas histórias principalmente por via oral e muito acabou se perdendo com o tempo. 

Mas estamos aqui para resgatar um pouco dessa memória e falaremos sobre uma divindade do seu panteão, o deus Dagda. Confira! 

Quem foi o deus Dagda?

O deus Dagda é considerado em muitas lendas célticas a principal divindade do panteão, o líder de todos os deuses e em alguns contos sua figura é tão importante que todos os outros deuses masculinos derivam dele, são aspectos da divindade do deus Dagda atualizados em existências menores. 

De onde ele veio?

Há bastante controvérsia e discussão sobre a origem e genealogia do deus Dagda. Em muitos contos o deus Dagda veio de um território alheio, sendo irmão de Dannan, rei dos Thuatha. Nessa versão do conto, Dagda teria conquistado os celtas subjugando as antigas deidades da região. 

De onde ele veio?
Origem. Fonte/Reprodução: original.

Já em outras versões ele sempre fez parte da genealogia dos deuses celtas, mas ainda assim variando de papel. Por exemplo, ora é marido de Danu ora é filho, dependendo sempre do conto. 

O que o deus Dahga representa?

O deus Dagda era o deus da vida, da fertilidade, da agricultura, dos elementos e até mesmo do conhecimento. E segundo as lendas o deus era cheio de autoridade e benevolência, sendo um rei bondoso e justo, porém voraz com seus inimigos. É necessário citar que o deus Dagda era muito venerado pelos druidas.

Quem era Eithne e os filhos dos Dagda?

Em dado momento em sua vida como rei e um temido guerreiro pelos seus inimigos, o deus Dagda conheceu a deusa Bóand (ou Eithne, em algumas versões) e se apaixonou perdidamente pela deusa. Bóand era deusa da prosperidade e abundância, e o deus Dagda estava tão apaixonado que teria parado o sol por nove meses para favorecer o nascimento do seu filho Angus. 

Angus

Angus foi o filho do deus Dagda com a deusa Bóand. E talvez a excepcional combinação explique uma existência tão bela quanto a do deus Angus. Angus era o deus da beleza e da poesia, um deus tão sensível que uma vez apaixonado e tendo encontrado seu amor cantou uma música tão bela que todos no reino celta dormiram por 3 dias e 3 noites. 

Bodb

Bodb também é um dos filhos do deus Dagda com Bóand. Mais conhecido como Bodb, O vermelho, tem poucas histórias sobre esse deus porém as poucas que o citam o tratam com reverência e respeito citando que sucedeu o pai em seu reinado. 

Cermait

Cermait era outro filho de Dagda e muitas histórias o chamam de “boca de mel”. Segundo os mitos, Cermait teve um fim terrível sendo assassinado pelo deus Lug após ter dormido com a mulher do mesmo.

Brigid

Brigid foi filha do deus Dagda e provavelmente a que mais recebia culto entre todos os seus irmãos. Bigid era deusa da natureza e da cura, sendo associada com receitas e com o curandeirismo dos celtas. 

Objetos mágicos relacionados a história de Dagda

Além da relação do deus Dagda com a fertilidade, conhecimento e agricultura, também há história onde alguns elementos e ferramentas são associados ao deus. Vamos conhecer alguns itens relacionados ao deus Dagda e seus símbolos mais conhecidos na mitologia celta! 

A adaga

O deus Dagda sempre foi representado nas artes com uma adaga pendurada em seu cinto. Algo bastante comum para os druidas da época. 

A harpa

O deus Dagda era um amante da música, das artes e da poesia e tinha um apreço extraordinário por sua harpa que podia controlar a distância. 

O caldeirão

O caldeirão do deus Dagda é um item bastante conhecido de toda a mitologia céltica! O deus Dagda era tão benevolente que tinha um caldeirão mágico que sempre alimentava qualquer um que dele comesse. O caldeirão encantado não permitia que ninguém comesse de seu conteúdo sem sair saciado, além de ter propriedades de conhecimento infuso em seu alimento. 

Como morreu o Dagda?

Algumas histórias contam que o deus Dagda foi derrotado pelos seus próprios filhos. Liderados por Angu, os filhos de Dagda deram um golpe no pai o deixando sem poderes e sem parte no reino celta. 

Qual foi a maior conquista do Dagda?

Embora o deus Dagda fosse associado a um deus benevolente e bondoso, ele também era um deus de batalha e bastante poderoso. É contado que uma vez em uma batalha feroz em proteção ao seu reino o deus Dagda conseguiu capturar um ser horrendo com apenas uma mão. O monstro capturado por Dagda tinha 4 cabeças e 100 pernas. 

Com isso, você sabe que essa é a história do deus Dagda, importante figura do panteão celta que traz inúmeras histórias que infelizmente hoje são pouco lembradas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.