A história do deus Tyr na mitologia nórdica!

1

A mitologia nórdica está cheia de deuses que são bastante importantes em sua história, um deles é o Deus Tyr. Saiba qual o papel deste deus na mitologia, significados e símbolos relacionados à ele, entre outras informações sobre o deus Tyr.

Quem foi o deus Tyr na mitologia nórdica e o que representava?

Tyr na mitologia nórdica é um deus da raça dos Aesir. O deus nórdico representa o combate, a luz, os céus, e os juramentos. O deus Tyr também era o deus da justiça sendo o responsável para que os acordos e juramentos não fossem quebrados.

Quem foi o deus Tyr na mitologia nórdica e o que representava?
Qual sua representação. Fonte/Reprodução: original.

Deus Tyr também era considerado um deus corajoso e honrado em batalha, sendo também um grande protetor da lei e da verdade. O deus também recebia o título de deus da guerra.

De acordo com as histórias o deus é filho do gigante Ymir, no entanto algumas lendas o relacionam como filho de Odin com a deusa Frigga (Freya). 

O que o nome Tyr significa na mitologia nórdica?

O nome do deus Tyr passou a significar coragem, tendo muitos nomes do passado homenageando o deus nórdico, como por exemplo Valtyr e Sigtyr.

Qual seu símbolo?

Tyr tem como símbolo sua lança, na qual foi feita pelos anões armeiros que eram filhos de Ivald. Sua arma representa coragem e justiça.

O deus Tyr também possuía como símbolo a runa Tiwaz, para representar sua coragem. A runa era feita nas armas de guerreiros como forma de homenagem e garantia de sucesso nas lutas.

Que animal está associado ao Tyr?

Tyr é bastante associado ao lobo filho do deus Loki e a giganta Angrboda, Fenrir e também ao cachorro guardião de Hel, Garm. Animais que estão ligados diretamente a história e destino do deus na mitologia nórdica.

As histórias do Deus Tyr

O deus Tyr não está muito presente nas lendas e contos da mitologia nórdica, no entanto ele possui algumas histórias interessantes. 

Tyr e Odin

A história do deus Tyr ser filho de Odin e Frigga, é por causa do deus ter grande valentia em batalha. Enquanto a lenda em que o deus da justiça é filho do gigante Ymir, Tyr é reproduzido como o primeiro deus a ser o padroeiro dos deuses Aesir antes do pai de todos assumir este título na mitologia nórdica.

Tyr e o lobo Fenrir

É a história de maior importância do deus Tyr. Neste conto, os deuses estavam começando a ficar alarmados com o lobo Fenrir, lobo filho do deus Loki que vinha ficando maior e com comportamento mais agressivo, eles decidiram o prender em Asgard com correntes inquebráveis feitas pelos anões. 

Para que os demais deuses conseguissem acorrentar o lobo que estava suspeitando das correntes, colocou sua mão direita dentro da boca do lobo para fazer o filho de Loki não suspeitar de estar sendo acorrentado, ao perceber que não conseguia se mexer acorrentado, arranca a mão direita de Tyr a mordendo.

A relação Tyr e Loki

Certa vez Loki ofendeu o deus Tyr falando que a divindade somente causava confrontos e não os resolvia, já que, Tyr sempre tentava resolver os problemas através da lei, justiça e honra, mesmo estando em combates e guerras.

Como Tyr morreu?

O deus Tyr já tinha o destino a morrer durante os eventos do Ragnarok, evento do final dos tempos da mitologia nórdica. Durante o Ragnarok, o deus da justiça morre em combate e matando o cachorro protetor de Hel, o cachorro Garm.

Qual é o dia de Tyr na mitologia nórdica

Tyr está ligado ao dia da semana, terça-feira, (Tyr ‘s day/ tuesday) que tem este nome em sua homenagem. Outra curiosidade é que, Tyr recebia sacrifícios humanos em rituais feitos por seus seguidores, e os seguidores sacrificavam prisioneiros de guerra.

Esta é a história do deus nórdico Tyr e seu  papel na mitologia nórdica. Recentemente o deus receberá uma adaptação na mídia por meio do jogo God of War Ragnarok.

1 comentário
  1. […] não seja muito conhecida, a mitologia nórdica, bem como seus semi deuses, é repleta de histórias ricas e muito interessantes originárias dos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.