A história e origem da deusa Ceridwen!
A origem da deusa Cerridwen é um tanto quanto confusa. Embora ela apareça primeiramente na mitologia celta, ela não aparece como divindade, mas apenas como uma feiticeira. Contudo, no paganismo celta moderno, ela foi adotada como uma deusa. Vejamos mais sobre a origem da deusa Cerridwen a seguir.
Qual a origem da deusa Cerridwen?
Como mencionado, a origem da deusa Cerridwen é um pouco incerta, mas ela se dá na mitologia celta. Originalmente era apenas uma feiticeira, atualmente ela é considerada uma das maiores deusas da mitologia celta.
Sendo atribuído a ela o poder sobre a morte e as transformações, e em algumas versões, também a regência sobre o conhecimento, a magia e a fertilidade. Por causa dessas características, ela é comumente representada como uma senhora de idade, embora também existam representações dela como uma mulher jovem e de boa aparência.
O que a Cerridwen fez?
O principal feito de Cerridwen foi uma poção de sabedoria. Segundo conta a lenda, ela teve dois filhos: um deles era incrivelmente belo, e o outro, horrivelmente feio, ao ponto de Cerridwen mal conseguir olhá-lo.
Para compensar a feiúra de seu filho, Cerridwen decidiu criar para ele uma poção que o tornaria incrivelmente sábio. A poção, contudo, levaria cerca de um ano para ficar pronta, e por isso Cerridwen contratou dois ajudantes para olharem o fogo e mexer a poção. Ela os advertiu de que deveriam tomar especial cuidado com a poção, pois as três primeiras gotas concederiam a sabedoria, mas o resto seria um veneno letal.
Em certa ocasião, um dos ajudantes dormiu e três gotas da poção acabaram caindo sobre seu dedo. Ele acordou com a queimadura da poção em seu dedo, e instintivamente pôs o dedo na boca, bebendo por acidente as três gotas. Sabendo que Cerridwen ficaria enfurecida, ele fugiu.
Cerridwen descobriu o ocorrido, e após uma longa perseguição, conseguiu capturar o ajudante, transformando-se em uma galinha e engolindo ele, que havia se transformado em um grão de milho.
Onde morava Cerridwen?
Segundo as lendas da origem da deusa Cerridwen, ela reside em algum lugar próximo do lago Bala, no País de Gales.
Como a Ceridwen se tornou uma deusa?
Nos antigos mitos celtas, Ceridwen não era uma deusa, mas simplesmente uma feiticeira. É somente com o paganismo celta moderno que a figura de Cerridwen é adotada como deusa. Não há nenhum mito sobre a deificação dela.
A história da deusa Cerridwen
Não se sabe ao certo a história de origem da deusa Cerridwen, pois ela não é apresentada na mitologia celta. A única história em que ela aparece é a história relacionada a seu filho que mencionamos anteriormente.
Qual era o aspecto do símbolo da deusa Cerridwen?
Os símbolos da deusa são porcos brancos, galinhas, gaviões, além de representações dela (onde as representações são tanto de uma mulher idosa com um caldeirão, quanto de uma jovem mulher bela e bem trajada).
As representações dela como galinha e gavião vêm da lenda da poção, enquanto a representação dela como porco branco e como jovem mulher simbolizam seu aspecto de renascimento e fertilidade. A representação dela como uma idosa com o caldeirão representa a morte, a magia e o conhecimento, um aspecto mais ligado com a origem da deusa Ceridwen.
Quais foram os dias de festa da deusa Cerridwen?
As comemorações em honra a Cerridwen são feitas no dia 19 de abril, mas ela também pode ser honrada no dia das mães.
O que as pessoas faziam durante os festivais da Cerridwen?
Não se tem notícia de festividades em honra a Cerridwen, mas seus devotos costumam prestar oferendas em honra a ela nos dias de sua comemoração.
O que as pessoas sacrificaram para a Cerridwen?
As oferendas mais comuns para Cerridwen são bolos, ovos, azeite, maçãs, incensos, velas pretas, verbena e grãos, todas as oferendas são ligadas com aspectos simbólicos da deusa ou com as lendas da origem da deusa Cerridwen. As ofertas podem ser postas diante de um altar especialmente preparado com uma imagem de Cerridwen.
Como eram os templos de Cerridwen?
Não se tem notícia de nenhum templo erigido em honra à Ceridwen. Seu culto é prestado de forma particular, em altares feitos por adeptos em suas casas ou em locais ermos e sem circulação de pessoas.
Embora a origem da deusa Cerridwen seja um pouco confusa e incerta, e seu culto seja algo moderno, a sua lenda traz consigo aspectos simbólicos muito fortes. Mesmo que você não creia nela como deidade, certamente pode aproveitar as lições apresentadas em sua lenda, e com isso, melhorar um pouco como ser humano.