A incrível história do Deus Hórus!
Hórus é o Deus egípcio filho de Osíris e Ísis, ele representa o céu, a luz, a realeza e o poder. O Deus Hórus é uma das importantes figuras da história do Egito, sendo o símbolo de unificação das áreas do alto e baixo-Egito após derrotar Seth. Confira mais da história do Deus Hórus neste artigo.
O nascimento do Deus Hórus
O Deus Hórus nasceu da relação de Ísis com seu marido e irmão gêmeo, Osíris, já morto. Após Osíris ser assassinado e esquartejado em 14 pedaços por seu irmão Seth, o Deus do deserto, Ísis juntou 13 das partes do corpo de seu amado, menos as genitais, que não foram encontradas, sendo substituídas por um órgão de ouro. Com ajuda de Anúbis, ela ressuscitou seu marido e eles tiveram a relação que deu origem ao Deus Hórus, que, desde jovem, jurava vingança de seu tio Seth.
Representação do Deus Hórus
O Deus Hórus é representado como um homem que tem uma cabeça de falcão com uma coroa em forma de cone nas cores branca e vermelha. Porém, em algumas representações, ele possui asas e, no lugar da coroa, utiliza um disco solar na cabeça. O Deus Hórus carrega, em sua mão esquerda, uma chave, significando a vida e a morte.
Hórus era cultuado antes mesmo das dinastias do Egito, ele possui a cabeça de falcão pelo fato de o animal, adorado pelos egípcios, ter uma ótima visão.
Seth matou Osíris, pai do Deus Hórus
Com inveja e desejando o trono do Egito, Seth assassinou Osíris para governar o Egito e enterrou o corpo do seu irmão perto do Rio Nilo. Ísis encontrou o corpo de seu marido e usou sua magia para ressuscitá-lo. Furioso ao descobrir isso, Seth o mata novamente e o esquarteja em 14 pedaços e os esconde pelo território do Egito. Ísis trouxe, mais uma vez, seu amado à vida, com ajuda de Anúbis, e tem uma relação com Osíris, que gerou o Deus Hórus.
Osíris, em um estado mumificado, se torna Deus do reino dos mortos.
O exílio do Deus Hórus e sua mãe Ísis
Após os acontecimentos envolvendo o Deus do deserto, Ísis se exilou para criar o Deus Hórus e fugir da fúria de Seth. Ela decidiu se exilar nos pântanos perto da região do Delta do Nilo.
Ísis foi auxiliada pela Deusa protetora Serket, cujos escorpiões faziam guarda para a mãe e o filho.
Deus Hórus batalha com Seth
O Deus Hórus cresceu com ódio e desejando vingança ao seu tio e, ao longo dos anos, ele e Seth tiveram grandes batalhas. Em uma delas, o Deus Hórus teve um de seus olhos arrancados por Seth, que foi castrado por seu sobrinho.
Ao matar seu tio, depois de um plano de sua mãe para tirar Seth do poder, o Deus Hórus herdou o trono egípcio, dando início a um reino de prosperidade e unificando o Alto-Egito ao Baixo-Egito.
O Olho do Deus Hórus
O Deus Hórus teve o seu olho esquerdo arrancado, por seu tio, em combate. Ele foi curado por Thoth, o Deus da sabedoria. O processo curativo de seu olho foi relacionado às fases da lua pelos antigos egípcios.
Seu olho ficou conhecido como o Olho de Hórus, se tornando um amuleto de proteção e símbolo de boa sorte. A partir desta crença, a coroa dos faraós passaram a ter o símbolo do olho desenhado para dar segurança e boa sorte.
O templo do Deus Hórus
O Deus Hórus foi muito louvado por um longo período no Egito, devido a sua grande popularidade. Como homenagem a ele, foi construído o Templo de Edfu no ano de 100 a.C. O templo é um dos mais preservados, podendo ser encontradas representações da vida e batalhas do Deus Hórus em suas paredes.
Essa é a história fascinante do Deus Hórus, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao trono, derrotando seu tio e unificando o Egito em um reino próspero. No ano de 2016, a história do Deus Hórus foi adaptada no filme Deuses do Egito, no entanto, com diferenças em sua narrativa.