Descubra a Força desse Deus Octópode: Akkorokamui no Folclore Japonês!

0

Akkorokamui é um deus octópode gigante que habita a Baía Uchiura, no Hokkaido, Japão. Quando estende suas pernas, seu corpo se espalha por uma área de 1 hectare e pode engolir barcos e até baleias. Seu corpo inteiro é vermelho e quando ele aparece o mar e o céu refletem sua cor tornando-se profundamente vermelho, assim qualquer navio que se aproxime deste ser divino será engolido inteiro. Para proteção, por gerações os locais evitavam a água quando o mar e o céu mudavam de cor. Pescadores e marinheiros que não tinham outra escolha além de navegar carregavam foices para se protegerem.

Akkorokamui vem do folclore Ainu, onde é conhecido como Atkorkamuy. O nome significa literalmente “segurando as cordas” que se refere às tentáculos semelhantes à cordas do animal e Kamuy significa “ser divino”, similar ao termo japonês kami. Nas lendas Ainus Akkorokamui é reverenciado mas também temido como deus das águas, especificamente o Senhor da Baía Uchiura. Segundo uma lenda antiga havia um aranha gigante chamado Yaushikep que vivia nas montanhas próximas à vila Rebunge com um tamanho tão grande quanto Akkorokamui que descia das montanhas para atacar os humanos assustados. Então Repun Kamuy, Deus do Mar, ouve as orações dos vilarejos e arrasta Yaushikep para a baía onde ele virou um grande polvo assumindo cargo de deus da baia desde então sendo conhecido como Atkor Kamuy ou Akkorokamui em japonês.

Kappas da mitologia japonesa são comparados freqüentemente com Akkorokamui devido à forma e tamanho similares destes seres místicos . Portanto este lendário ser divino nos remete à força dos oceanos ancestralmente venerada na cultura japonesa bem como nas lendas Ainus desde muitos anos atrás.

Akkorokamui

Características Descrição
Aparência Akkorokamui é um deus polvo gigante que reside na Baía Uchiura de Hokkaido. Quando estende suas pernas, seu corpo se estende por um hectare. É tão grande que pode engolir barcos e até baleias de uma só vez. Seu corpo inteiro é vermelho.
Comportamento Qualquer navio que seja tolo o suficiente para navegar muito perto de Akkorokamui será engolido inteiro. Portanto, por gerações, os locais se mantêm longe da água quando o mar e o céu ficam vermelhos. Os pescadores e marinheiros que não tinham escolha a não ser estar na água carregariam foices com eles para se protegerem.
Tipo de criatura Deus Polvo Gigante
Mitologia Akkorokamui vem da mitologia Ainu, onde é conhecido como Atkorkamuy. Seu nome pode ser traduzido como “string-holding kamuy”. String-holding provavelmente se refere aos tentáculos do polvo, enquanto kamuy é um termo Ainu para um ser divino, semelhante ao termo japonês kami.
Religião Ainu
Elemento Água

Capítulo 1 – O Mar e o Céu

O mar espumante e tempestuoso, vermelho brilhante e imerso em uma luz dourada, no meio da escuridão da noite. O céu estrelado, brilhante e estático, observando todos os movimentos aquáticos. Era ali, nessa Baía Uchiura, no Hokkaido, Japão, que Akkorokamui vivia. O seu corpo, grande como uma hectare, e vermelho como o oceano, era seu lar. Havia dizem que quando ele se estendia, o mar e o céu refletiam sua cor, tornando-se profundamente vermelho.

Capítulo 2 – O Folclore Ainu

Era lá que Akkorokamui, sendo conhecido pelos Ainus com Atkorkamuy, evocava sua grandeza para aqueles que veneravam seu domínio e sobrenome: Kamuy. O nome significava ‘ser divino’ e englobava a presença desta figura mística. Assim, o medo que os nativos sentiam por ele tornava-se atemporal e divino. A lenda conta que antes deste antigo deus dos oceanos, havia um aranha gigante chamado Yaushikep. Uma criatura tão grande quanto Akkorokamui, que descia das montanhas de Rebunge para assustar os humanos.

Capítulo 3 – A Proteção

Para proteger as pessoas de Akkorokamui e Yaushikep, as gerações locais evitavam a água quando o mar e o céu mudavam de cor. Pescadores e marinheiros, que não tinham outra escolha além de navegar, carregavam foices para se protegerem. Os humanos tornavam-se vítimas de seus movimentos e força, pois os grandes navios eram engolidos inteiros quando ele se movia pelo oceano.

Capítulo 4 – A Lenda

A lenda de Akkorokamui, que é tão profunda quanto o oceano, é transmitida de geração para geração. Esse é o preço a pagar para conhecer a beleza e a força mística dos oceanos. O terror, mas também o respeito, que as pessoas sentem por esse antigo Deus das águas, ainda é reconhecido pelos locais, assim como foi durante séculos. E o mesmo ocorre com os Kappas, embora seu tamanho e aspecto sejam diferentes, eles são comparados a Akkorokamui devido à sua grandeza e mistério.

Akkorokamui, O Deus Polvo Gigante da Baía Uchiura

Akkorokamui é um lendário ser divino que vem das lendas Ainus, que habita a Baía Uchiura, no Hokkaido, Japão. Seu corpo inteiro é vermelho e quando ele aparece o mar e o céu refletem sua cor tornando-se profundamente vermelho, assim qualquer navio que se aproxime deste ser divino será engolido inteiro.

Por gerações os locais evitavam a água quando o mar e o céu mudavam de cor para se protegerem. Pescadores e marinheiros que não tinham outra escolha além de navegar carregavam foices para se protegerem.

A Mitologia de Akkorokamui

Akkorokamui vem do folclore Ainu, onde é conhecido como Atkorkamuy. O nome significa literalmente “segurando as cordas” que se refere às tentáculos semelhantes à cordas do animal e Kamuy significa “ser divino”, similar ao termo japonês kami. Nas lendas Ainus Akkorokamui é reverenciado mas também temido como deus das águas, especificamente o Senhor da Baía Uchiura.

Segundo uma lenda antiga havia um aranha gigante chamado Yaushikep que vivia nas montanhas próximas à vila Rebunge com um tamanho tão grande quanto Akkorokamui que descia das montanhas para atacar os humanos assustados. Então Repun Kamuy, Deus do Mar, ouve as orações dos vilarejos e arrasta Yaushikep para a baía onde ele virou um grande polvo assumindo cargo de deus da baia desde então sendo conhecido como Atkor Kamuy ou Akkorokamui em japonês.

Kappas e Akkorokamui

Kappas da mitologia japonesa são comparados freqüentemente com Akkorokamui devido à forma e tamanho similares destes seres místicos. Portanto este lendário ser divino nos remete à força dos oceanos ancestralmente venerada na cultura japonesa bem como nas lendas Ainus desde muitos anos atrás.

O que é Akkorokamui?

Akkorokamui é um deus octópode gigante que habita a Baía Uchiura, no Hokkaido, Japão. Quando estende suas pernas, seu corpo se espalha por uma área de 1 hectare e pode engolir barcos e até baleias. Seu corpo inteiro é vermelho e quando ele aparece o mar e o céu refletem sua cor tornando-se profundamente vermelho, assim qualquer navio que se aproxime deste ser divino será engolido inteiro.

O que significa o nome Akkorokamui?

Akkorokamui vem do folclore Ainu, onde é conhecido como Atkorkamuy. O nome significa literalmente “segurando as cordas” que se refere às tentáculos semelhantes à cordas do animal e Kamuy significa “ser divino”, similar ao termo japonês kami.

Qual a lenda sobre Akkorokamui?

Segundo uma lenda antiga havia um aranha gigante chamado Yaushikep que vivia nas montanhas próximas à vila Rebunge com um tamanho tão grande quanto Akkorokamui que descia das montanhas para atacar os humanos assustados. Então Repun Kamuy, Deus do Mar, ouve as orações dos vilarejos e arrasta Yaushikep para a baía onde ele virou um grande polvo assumindo cargo de deus da baia desde então sendo conhecido como Atkor Kamuy ou Akkorokamui em japonês.

Por que Kappas são comparados a Akkorokamui?

Kappas da mitologia japonesa são comparados freqüentemente com Akkorokamui devido à forma e tamanho similares destes seres místicos.

O que significa Kappas?

Kappas é uma criatura folclórica japonesa com forma e tamanho semelhante a um sapo ou tartaruga que vive em lagos e rios.

Qual a relação entre Akkorokamui e as lendas Ainus?

Akkorokamui vem do folclore Ainu, onde é conhecido como Atkorkamuy. Nas lendas Ainus Akkorokamui é reverenciado mas também temido como deus das águas, especificamente o Senhor da Baía Uchiura.

Por que Akkorokamui é venerado na cultura japonesa?

Akkorokamui nos remete à força dos oceanos ancestralmente venerada na cultura japonesa bem como nas lendas Ainus desde muitos anos atrás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.