Iremos trazer neste texto a história da deusa Anfitrite, ela não é muito conhecida, mas quando falamos de seu esposo é possível se lembrar dela. A Anfitrite era adorada também por outros povos, como os romanos, que por sua vez na mitologia deles era conhecida como a deusa Salácia. Essa deusa tem curiosidades que valem muito a sua leitura. Então, vamos lá!
Origem e descendência de Anfitrite
O que muitos não sabem sobre essa deusa é que ela é a esposa de Poseidon, conhecido como deus dos mares e oceanos e segundo a mitologia, é filha da Ninfa Doris e Nereu, é irmã de Tets.
O fruto desse relacionamento foi Tritão, que tinha cauda de peixe e corpo de homem. Tritão era muito respeitoso com seus pais e os amava incondicionalmente, por isso sempre que podia os ajudava, usava um instrumento chamado búzios para acalmar os mares e assim fazendo com que seus pais pudessem andar na carruagem com segurança no oceano.
História de Anfitrite
Foi Poseidon que se apaixonou por Anfitrite primeiro, e ele mesmo foi até ela a fim de raptá-la, o que fez com que Anfitrite fugisse para bem longe, o fundo do oceano e apenas a mãe dela sabia onde ela estava.
Depois de um tempo Poseidon ainda não satisfeito, enviou delfim como um mensageiro para a encontrar, e ele conseguiu achar Anfitrite na parte baixa do Monte Atlas, então ela concordou e cedeu ao interesse de Poseidon e por se casou com ele e assim ela se tornou a rainha dos oceanos.
Entretanto para não fugir do costume dos deuses, de não serem tão fiéis assim, do mesmo jeito que Hera passava poucas e boas com a infidelidade de Zeus, Anfitrite também passou por isso, contudo a deusa Anfitrite administrava esse ciúme de uma maneira menos agressiva.
O símbolo e a representação de Anfitrite
A deusa Anfitrite era vista como uma linda jovem, de cabelos longos e ondulados e na maioria das vezes uma de suas mãos estava levantada fazendo um movimento de pinça, em outras vezes era mostrada portando um peixe, e por fim também segurando seu símbolo, o tridente.
Em mosaicos e esculturas normalmente vista com Poseidon, seu esposo, ao seu lado dentro de uma carruagem, que era guiada por hippocampus e/ou tritões, apesar de seus longos cabelos em algumas imagens ela é mostrada com o cabelo preso, usando como coroa as “pinças”, garras, de um caranguejo.
Cultos à deusa Anfitrite
Sendo rainha dos mares, a deusa Anfitrite não tinha uma diferença muito grande na forma em que era cultuada, pois quase sempre era relacionada a seu esposo e por isso os cultos direcionados a Poseidon eram repetidos também em direção a deusa, pois era a representação feminina do mar.
Curiosidades
Então, lembram de Delfim? Uma curiosidade sobre a relação dele entre a deusa Anfitrite e seu esposo Poseidon, é que Delfim, o espírito do mar que foi enviado em busca de Anfitrite quando a mesma fugiu, e que se assemelhava a um golfinho, também foi o responsável pela cerimônia de casamento entre Anfitrite e Poseidon e recebeu como um presente pelo trabalho que fez, um lugar entre as estrelas, assim se tornando a constelação de Delphinus.
Nesse texto trouxemos algumas informações sobre a deusa Anfitrite, nele descobrimos um pouco sobre sua origem, que é seu filho, os dramas do seu casamento, os símbolos que a representam, algumas curiosidades, além de uma ideia de como a deusa era cultuada. Fiquem de olho para mais curiosidades.