Ares: o deus da guerra

2

Hoje iremos falar sobre Ares deus da Guerra, e membro do Panteão do Olimpo formado por doze deuses. Era muito reconhecido em Esparta por ser um deus muito violento e amante de guerras sangrentas e com muita selvageria, além de uma imensa sede por sangue e batalhas.

O consideravam uma divindade covarde e por isso dificilmente alguma cidade o queria como representante, exceto Esparta, por sua natureza violenta e amor à guerra.

Origem e descendência de Ares

Filho de Zeus, o maior deus do Olimpo e Hera, a rainha dos deuses, Ares tinha tendência a ser vingativo e impiedoso, como sua mãe e pouca conexão com seu pai que normalmente o desprezava.

Habitualmente representado como um homem bonito e muito forte, uma fala rígida e gritos que amedrontavam seus inimigos. 

Origem e descendência de Ares
Origem. Fonte/Reprodução: original.

Ares, o deus da guerra se envolveu com Afrodite, deusa do amor e da beleza, e dessa relação nasceram: Himeros e Pothos, que representavam o desejos, Eros, deus do amor; Deimos, deus do temor; Fobos, deus do medo, Anteros, deus o amor mútuo e Armonia, deusa da própria harmonia, contudo apenas dois de seus filhos o acompanhavam em batalha e herdaram seu dom para violência. Foram eles: Fobos e Deimos. 

Além de ter filhos com Afrodite, Ares também  teve outros descendentes, são eles: Diomedes, Lycaon e Cycnus, todos estes inimigos de seu meio irmão Hércules e Alkippe. 

Símbolo de Ares

Ares tinha como símbolos, a espada ou lança e seu elmo, os quais sempre carregava junto a si.

Histórias que envolvem Ares

Como citado anteriormente, Ares se envolveu com Afrodite, porém Afrodite não era sua esposa e sim esposa de Hefesto, que era Deus da metalurgia e do fogo e conhecido como Ferreiro dos Deuses.

Mesmo sendo um deus que amedrontava humanos e deuses por sua ferocidade e hábitos violentos, Ares atraiu olhares de Afrodite, encantada por sua beleza permitiu que se envolvessem como amantes. Mas como nada fica oculto para sempre, o deus do sol Hélio os flagrou, e então contou para Hefesto que enfurecido se vingou.

Sendo ferreiro dos deuses, Hefesto criou uma rede invisível e indestrutível e os capturou em um de seus encontros, a fim de envergonhá-los na presença de todos os deuses do Olimpo.

Outra história que envolve Ares, é seu conflito com a deusa e sua irmã Atena, a deusa da sabedoria e justiça. Que veio a ser levantada por seu pai, deusa da guerra estratégica, criando assim um conflito com seu irmão em que a deusa o derrotou em campo.

Aparições na contemporaneidade

Nos tempos de hoje encontramos várias aparições de Ares em diversas histórias na TV, em filmes, séries, desenhos animados entre diversas outros meios de mídia, uma delas é sua aparição no game God of War, temos também sua aparição na série antiga de TV, O Jovem Hércules, onde o deus tenta matar em diversas vezes o seu irmão semideus e ainda a mais recente sua aparição no filme mulher-maravilha, onde o Deus é o principal vilão da trama.

Curiosidades 

Uma grande curiosidade é que Ares foi responsável pela morte de Poseidon, isso porque o tio e deus do mar havia abusado de uma de suas filhas, Alkippe. Apesar de ter matado seu tio, Ares foi absolvido em seu julgamento no tribunal dos deuses, podendo assim continuar vivendo no Olimpo como um dos doze grandes.

Outra curiosidade sobre Ares, é que o deus participou da guerra de Tróia, estranho seria se ele não participasse, já que ele é o deus da guerra, mas o foco do que queremos trazer é que como foi descrito por seu ódio, assassinatos e compulsão por batalha, o chamaram de “a maldição dos homens” na Ilíada.

E essa só foi a história de Ares, um deus que além de amante de muitas, também era amante da guerra. Espero que vocês tenham gostado!

2 Comentários
  1. […] Então quando Aquiles descobriu, chamou Heitor para um duelo e o derrotou, mas mesmo assim Aquiles não voltou para a guerra. […]

  2. […] além de seu aspecto guerreiro, é o fato dele estar ligado à luta e ao trabalho, o que faz dele o patrono dos militares e também dos trabalhadores […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.