Muitas vezes quando falamos de mitologia, acabamos lembrando mais das histórias e de personagens da mitologia grega e nórdica, até por serem as que acabam sendo mais representada nas mídias, mas a mitologia Celta também possui um panteão extenso, e um dos mais poderosos membros desse panteão é a deusa Arianrhod, que representa os elementos água e ar.
Quem era a deusa Arianrhod e o significado de seu nome?
A deusa Arianrhod era comumente associada a muitas coisas, como a bondade, sabedoria, a Lua sendo essa que carrega um significado bem próximo de seu nome, “Arian” significando prata e “rhod” significando círculo ou redondo, assim como a Lua cheia. Ela foi associada também à justiça, sendo a figura feminina mais notória e primal, considerada como a deusa mãe dos ancestrais celtas.
Qual é a conexão de Arianrhod com a lua?
A deusa e a lua estão mais conectadas do que apenas pelo nome de Arianrhod, também é dito que a deusa é associada ao mar, então a correlação dela com as ondas é mais um aspecto parecido com a lua. Sendo uma deusa poderosa, ela também é responsável pela vida e morte, sendo uma sacerdotisa da lua, ela carrega as almas dos mortos com sua carruagem para fora da Terra.
A história da deusa Arianrhod
A mais conhecida história envolvendo a deusa Arianrhod, se passa nos contos conhecidos como Mabinogion que conta a história de guerra entre um rei mago chamado Math, que precisava manter seus pés apoiados em uma virgem, e o irmão de Arianrhod chamado Gwydion, que armou uma guerra para que seu irmão mais novo, Gilvaethwy, pudesse obter a virgem que apoiava os pés de Math.
Após uma série de confrontos armados por Gwydion, Math percebeu as intenções dessa guerra mas chegou tarde, Gilvaethwy já havia desvirginado a donzela. Math precisava então de uma nova virgem, foi aí que Gwydion sugeriu Arianrhod, que se sentiu humilhada ao ter que provar sua pureza em meio ao salão.
Quem foram os dois filhos de Arianrhod?
Durante sua provação, a deusa Arianrhod e Math conceberam através de mágica duas crianças. A deusa conseguiu manter sua virgindade e independência, porém a situação ainda tinha sido embaraçosa para uma deusa feminina ter que passar apenas por ser uma mulher virgem. As duas crianças que nasceram foram Dylan e Lleu:
Dylan
Dylan ail Don foi a primeira criança fruto de um nascimento mágico de Arianrhod e ele é um espírito do mar que escapou logo após seu batismo indo em direção ao mar.
Lleu
A segunda criança foi uma criança sem força, Arianrhod extremamente furiosa pela situação causada por Math, usou uma maldição nessa criança onde ele jamais teria um nome, exceto se ela o nomeasse. Gwydion tomou a criança e cuidou até que a mesma crescesse, que curiosamente crescia em um ritmo acelerado, com 4 anos tendo o tamanho de uma criança de 8 anos.
O que ensinou e como ajudou as pessoas Arianrhod?
Ela mostra que uma pessoa pode ter muitos lados, como o círculo de prata que a representa e como pode ser poderosa e independente. A deusa Arianrhod cuidava com sabedoria dos mortos, guiando-os. Seja como for, ela foi um bom exemplo de quem foi responsável e que possuía seu orgulho próprio não aceitando humilhações impostas sob ela.
Quando é comemorado o dia de Arianrhod?
O festival em homenagem a deusa Arianrhod é comemorado dia 2 de dezembro na europa porém sua exaltação também é feita durante toda lua cheia.
Tendo seu reino em Caer Arianrhod onde fez sua morada entre as estrelas, na constelação de Corona Borealis, a deusa Arianrhod é um exemplo de feminilidade e independência, tendo continuamente mantido suas responsabilidades como uma deusa guardiã.
Neste artigo você conheceu mais sobre um dos deuses celtas, a deusa Arianrhod, sua história e quais elementos ela representa e que atualmente há um festival em sua homenagem.
Uma resposta