Conheça a história da deusa hindu Lakshmi, da prosperidade e abundância
A deusa Lakshmi é uma entidade que pertence ao hinduísmo, ela é considerada a deusa da riqueza e apresenta oito aspectos de si. Lakshmi também é esposa do deus Vishnu, tem título de esposa perfeita, suas devotas costumam ser as mulheres que querem manter a prosperidade no lar.
As bênçãos de prosperidade e abundância recebidas da deusa se referem a aspectos materiais e espirituais de quem é dedicado a ela. Para conferir essas e outras curiosidades sobre a deusa Lakshmi, continue com a leitura!
A história de como Lakshmi veio a ser deusa
A deusa Lakshmi surgiu quando os devas e os asuras agitavam o oceano de leite, para encontrar o néctar da imortalidade, dessa ação surgiram muitas belezas e uma delas foi a deusa sentada em uma flor de lótus.
Lakshmi é esposa do Deus Vishnu que representa aquele que sustenta o universo, já ela representa a prosperidade e abundância em muitos aspectos da vida, não apenas relacionado a riqueza financeira, mas também as riquezas que cultivamos em nossos corações.
As mulheres que seguem a religião hindu, costumam ser muito devotas a deusa Lakshmi porque ela representa aspectos auspiciosos referentes a prosperidade e a riqueza no lar. Visto que a deusa também é considerada uma esposa modelo, sendo tida como a esposa perfeita.
Qual é o significado da palavra “Lakshmi”?
O nome da deusa Lakshmi é derivado de Laksya, apresenta como significado fim, no sentido de atingir uma meta, um objetivo. Em se tratando de sua representatividade, como dito, ela está relacionada à riqueza em todos os seus aspectos: material, espiritual e mental.
Quais são as diferentes formas de Lakshmi?
A deusa Lakshmi traz oito aspectos manifestados de seu desdobramento, neles, além dos nomes, estão as qualidades que cada um representa em manifestação, vamos conhecê-los?
- Aadi Lakshmi: essa é considerada a primeira manifestação da deusa Lakshmi, conectada ao universo;
- Dhana Lakshmi: nesse aspecto a deusa representa a riqueza material;
- Dhanya Lakshmi: Dhanya é relacionado a riqueza dos alimentos, a consciência dos nutrientes e minerais importantes para nosso desenvolvimento de forma saudável, equilibrada;
- Gaja Lakshmi: manifestação que representa os animais, em especial o elefante que borrifa água da prosperidade e abundância, inclusive em uma de suas representações, têm desenhados ou esculpidos dois elefantes;
- Santana Lakshmi: nesse nome teremos a prosperidade ligada à família, os filhos e netos seriam a riqueza no lar;
- Veera Lakshmi: a riqueza da coragem é o que traduz o aspecto desse nome da deusa;
- Vidya Lakshmi: a prosperidade relacionada ao conhecimento é o que se manifesta nesse aspecto;
- Vijaya Lakshmi: representa a manifestação da vitória prospera em todos os aspectos da vida.
De todos os oito aspectos da deusa Lakshmi encontramos um mantra. As figuras e desenhos para representar a deusa Lakshmi vão mostrá-la sentada em uma flor de lótus, seu corpo pintado na cor dourada, justamente para refletir as suas manifestações de riqueza, abundância e prosperidade, com quatro braços.
Em cada uma das mãos, também de acordo com cada aspecto ela apresentará elementos que tenham ligação com eles, abordaremos quais são esses elementos.
Os diferentes nomes de Lakshmi
Além dos nomes que acompanham suas manifestações existem outros nomes atribuídos a ela, vejamos alguns deles: Anagha, Aruna, Bhargavi, Budhevi, Chanchala, Devi, Hariprya, Indira, Kamalika, Madhavi, Nandika, Prachi, Radha, Sita, Sridevi, Tulasi, Vedavati, Viroopa.
Qual é a importância da Lakshmi?
A importância da deusa ocorre pela popularidade dela entre os hindus e pelos aspectos que manifesta. Embora as mulheres sejam muito ligadas à deusa, empreendedores também recorrem a ela, justamente por cuidar da abundância, prosperidade e riqueza.
Como a Lakshmi é adorada?
Para adorar a deusa Lakshmi é preciso que tenha um altar montado com a imagem da deusa, acompanhada de moedas, incensos, velas, flores e frutas para oferecer à deusa.
Realizar momentos de preces, meditação e pujas diante de seu altar fortalece a conexão com ela e dessa maneira ela devolve aos seus seguidores, bênçãos dentro dos aspectos nos quais Lakshmi é cultuada.
Pode ser entoado ou tocado o mantra – cânticos hindus atribuídos aos deuses ou deusas, os mantras costumam ser repetidos uma quantidade de vezes como forma de se concentrar e conectar com os deuses, cada um tem o seu mantra específico.
Mantra da deusa Lakshmi
Por Lakshmi representar mais de um aspecto para os hindus, podemos encontrar mais de um mantra de devoção a ela, confira um deles.
“Om shreem maha lakshmiey namaha”
A tradução para este mantra diz “Saudações à Lakshmi, centra o meu grande coração, espero que possas derramar tuas bênçãos sobre mim”.
As histórias sobre a Lakshmi nos Puranas
Lakshmi aparece nas escrituras antigas da Índia em sutras, literaturas genômicas e literaturas didáticas. Às vezes como poemas ou provérbios, às vezes em diálogos com Vishnu.
No Subhasita, Puranartha Samgraha Lakshmi e Vishnu discorrem por 30 capítulos sobre temas como ética, moral e questões de vida pessoal, social e política.
Quais são os diferentes símbolos associados à Lakshmi?
Conforme referências no texto a deusa Lakshmi apresenta elementos diferentes em suas mãos, dependendo do aspecto manifestado, saberemos deles e o que podem hindu significar dentro da crença hindu.
Lakshmi é apresentada sentada ou em pé sob uma flor de lótus. Costuma estar pintada na cor ouro com quatro braços. Em algumas de suas imagens têm dois elefantes, um de cada lado ou uma coruja. As cores do sari da deusa Lakshmi também variam nas cores vermelha, verde, branca e lilás.
Quando Lakshmi está numa imagem com a coruja: Indra, o animal personifica riqueza, poder e glória. Quando aparece com os elefantes, a personificação é de boa sorte, força, alegria e poder.
Nas mãos da deusa podemos encontrar alguns elementos, os principais são: flor de lótus, moedas, cântaros e o desenho da suástica. Cada um destes elementos apresenta um significado.
A flor de lótus traz o significado de se elevar espiritualmente. As moedas de ouro, abundância e sucesso financeiro. O cântaro está associado à vida espiritual, elixir e metamorfoses.
No caso do desenho da suástica, vale lembrar, que foi sempre uma imagem usada no hinduísmo, girando para o lado direito ela significa felicidade, prazer e boa sorte.
Quais são os festivais associados à Lakshmi?
O festival de Divali é o mais conhecido em homenagem à deusa Lakshmi: os devotos limpam suas casas, enfeitam, acendem velas em casa e fora dela.
Eles também se vestem bem e participam de pujas (orações e oferendas para a deusa) e até compram e trocam presentes. É um festival muito alegre com o intuito de receber as bênçãos da deusa Lakshmi.
Como se pode ganhar as bênçãos da Lakshmi?
Para receber as bênçãos da deusa Lakshmi é importante estabelecer uma conexão com ela, essa interação é realizada por meio do altar que pode ser montado para ela em casa, como já citado antes.
Diante desse altar devem ser realizadas as entoações do mantra destinado a ela, meditações e oferendas, no caso de Lakshmi flores e frutas, para receber as bênçãos da deusa.
A deusa Lakshmi também é cultuada nas religiões do budismo tibetano, chinês, japonês e do jainismo e a essência de sua representatividade permanece na abundância, prosperidade, riqueza e beleza.