Conheça a história de Thor!
A história de Thor é muito complexa, já que é o deus mais famoso da mitologia nórdica e, consequentemente, um dos mais importantes. Este é conhecido por sua bravura nas batalhas, por sua ira, e claro, por seu martelo constantemente roubado de si em diferentes eventos.
Qual origem e história do Deus Thor?
A história de Thor se origina dentro da cultura germânica, e era tido como o deus do trovão, dos céus, tempestades e fertilidade. Todos o retratavam como um homem de estatura alta, forte, ruivo e com barba cheia.
É comum tê-lo como um deus cheio de poder, já que seu martelo, o Mjölnir, dispara raios contra os inimigos, apesar de ser constantemente roubado. Isto é, diferentemente da mitologia, Thor e outra pessoa de coração puro é que podem erguer este martelo quando bem quiserem, de acordo com o que vemos no MCU.
Genealogia do Deus Thor
Agora que você conheceu a história de Thor, este Deus tem como pais Odin e Jord, e a depender da história a ser lida pode ter irmãos chamados Váli, Balder e Meilli, além de Loki, o deus da trapaça.
Balder é comumente mencionado em certas histórias como o irmão que fora enganado pelo deus da trapaça, e morto posteriormente.
O casamento de Thor
Thor se casou com Sif e juntos tiveram filhos chamados Lorride e Thrúd. No entanto, o deus do trovão havia se casado anteriormente com Járnsaxa, e foram pais de Magni e Módi. No entanto, existe outra história de Thor e seu casamento que vão muito mais além do que se pode imaginar. Este não envolve a sua relação amorosa com Sif.
Em determinado dia ao acordar, o deus não sentiu seu martelo na cama e aborrecido o procurou por todos os cantos. Sem sucesso. Dessa vez, Thor precisou pedir por ajuda de seu irmão Loki o qual se transformou em um falcão graças a uma pena mágica. Voou em direção a Jotunheim, e descobriu finalmente que o ladrão havia sido Thrym que enterrou o martelo a 8 milhas solo adentro.
A sua condição era a de devolver o martelo somente ao casar-se com a deusa Freya. Claramente este era um pedido exigente demais, e ao retornar Loki contou ao imrão sobre tudo o que descobriu, e como sugestão Heimdall disse ao deus para se vestir de noiva e casar com Thrym.
Símbolos, festas e o culto ao Deus Thor
Agora que você sabe sobre a história de Thor, vamos mencionar sobre os símbolos que são o martelo, relâmpago e o carvalho. Inclusive, há muito tempo celebrava-se a festividade chamada por Thorrablot, que acontecia regularmente durante o dia 19 de janeiro no inverno.
Curiosamente, os povos mais antigos possuíam o forte hábito de dedicar um dia na semana aos deuses. Neste caso, thursday que seria Thor, é representado como quinta-feira.
A morte de Thor
Durante o Ragnarok, Thor enfrenta a enorme serpente filha de Loki, Jormungandr, e nesse processo destrói-a e é morto por conta do veneno expelido pela inimiga. Isto ocorreu em uma planície denominada Vígrid, a qual marca a morte de ambos oponentes em uma fervorosa batalha.
O Ragnarok é um tema que faz parte da história de Thor, principalmente por o maior responsável desse evento ser seu irmão adotivo Loki. Todos os seus filhos são causadores de lutas emblemáticas, e claro, pela morte de diversos deuses neste processo.