Conheça Éolo: o deus guardião dos ventos

2

A gente AMA uma história não é mesmo? E no quesito história, a gente sabe a mitologia grega tem muito a nos acrescentar!

Hoje viemos falar um pouco sobre o deus considerado guardião dos ventos que é o Éolo (notou alguma semelhança? energia eólica?). 

A mitologia grega é muito presente em nosso dia a dia, seja através dos filmes e séries famosos, seja para estudar como a humanidade do passado lidava com questões relacionadas ao clima, tempo, a morte, doenças e outras coisas comuns a todos os seres humanos!

Hoje preparamos um texto especial sobre o guardião dos ventos! Confira abaixo!

Quem é o deus Éolo?

Na mitologia grega é conhecido como o deus guardião dos ventos e aparece no famoso poema grego “Odisseia” de Homero, um poeta da Grécia antiga. Neste poema, Éolo é o senhor de uma ilha que se chama “Eólia” e ele possui o poder de guardar o vento e liberá-lo para ajudar navegantes.

Poderes do deus Éolo

Na mitologia grega, o deus Éolo teria o poder de guardar ventos em objetos a fim de ajudar quem precisasse. Ele era o deus responsável por enviar os “anemoi” (vento em grego) que eram “ventos” porém com formas físicas e personalidade. 

Poderes do deus Éolo
Quais são os poderes de Éolo. Fonte/Reprodução: original.

No conto de Homero, Éolo oferece a Odisseu um saco de couro que contém um vento Oeste para levá-lo de volta à sua casa. 

Relação com outros deuses

Todos os deuses tem histórias que se cruzam e não seria diferente com o deus grego Éolo. Na mitologia grega, o deus grego Éolo é responsável por acalmar e despertar os ventos e foi presenteado por Zeus com este poder. Está associado à Melanipe (uma amazona) e Hipotes pois é filho deles. 

Onde o deus grego Éolo aparece

Em algumas pinturas é possível ver o deus grego Éolo como na pintura “O nascimento de Vênus”, quadro pintado por Sandro Botticelli onde Éolo é o homem que está “soprando” um vento em direção à Vênus. 

Curiosidades!

Confira abaixo algumas curiosidades sobre Éolo!

A palavra “eólica” tem origem no mito do deus Éolo

O termo “eólico” vem do latim “aeolicus” que por sua vez vem de “Éolo” o deus que comanda os ventos.

O deus Éolo fica com raiva muito fácil

No conto da Odisseia, Odisseu, um famoso herói grego consegue obter de Éolo, um saco feito com couro feito de novilho de 9 anos de idade a qual continha todos os ventos a fim de auxiliar Odisseu em sua viagem. Contudo, quando volta para Ítaca, no seu nono dia de viagem, alguns de seus homens ficaram curiosos com o que havia dentro do saco e abriram pensando ser ouro ou prata. Isso fez com que eles retornassem para a ilha de Éolo e isso o deixou muito furioso e fez com que ele os expulsasse de lá.

Na mitologia grega, Éolo vive numa ilha que flutua

No mesmo conto de Odisseu, a história conta que Éolo vivia em uma ilha flutuante que era cercada de muralhas feitas com um bronze que era muito resistente, e que ele tinha seis filhos e seis filhas e esses irmãos se casavam (na cultura grega era comum haver incestos e mitos com essa narrativa).

Essas são algumas curiosidades sobre o deus grego Éolo da mitologia grega! 

Conclusão

Estudar a mitologia grega nos possibilita observar a história de um jeito diferente e nos ajuda a compreender nossos comportamentos e atitudes além de enriquecer o nossa mente no quanto conhecemos a cultura. 

Ao aprender sobre uma nova cultura podemos aprender também sobre a nossa própria cultura! 

Ao estudarmos sobre os mitos gregos percebemos histórias de deuses que possuem características e temores humanos e com isso, podemos fazer um paralelo com a nossa vida, com nossos próprios temores e medos. 

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre os mitos gregos e quer saber mais sobre este assunto em específico, continue a acompanhar os nossos artigos por aqui!

Temos preparado artigos especiais que falam acerca dos deuses gregos com suas histórias e algumas curiosidades!

Ah sim! Se você gostar de algum textinho daqui, não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Continue conosco e até a próxima!

2 Comentários
  1. […] deus da morte Maia, foi usado como inspiração para as imagens hoje moduladas com a representação da morte, […]

  2. […] o Deus vigia possui habilidades que o tornam um excelente guardião para a Bifrost, o vigia possui incrível […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.