Anemoi: Conheça Filotes a personificação do amor e do carinho
Todo mundo ama o sentimento de carinho, amizade e ternura, não é?
Na mitologia grega podemos aprender muitas coisas e uma delas é que devemos sempre manter esses sentimentos e compartilhar o nosso amor e carinho com os mais chegados.
Na cultura grega, era muito comum que nas histórias dos mitos, surgissem “personificações” de sentimentos ou medos e por isso, surgiram os daemons que eram espíritos personificados.
Na mitologia grega também é comum que os elementos presentes na natureza e sentimentos assumam formas “humanas” e também tenham histórias, emoções, etc.
Hoje iremos falar de uma daemon chamada Filotes, que é considerada a deusa da amizade.
Acompanhe nosso textinho abaixo!
Quem é a deusa Filotes?
Filotes é considerada a deusa da amizade, da ternura e do carinho. Ela também pode ser a deusa do toque físico ou do sexo.
É uma das filha de Nix, (chamada deusa da noite) e tem como seus opostos os daemons das disputas, os Neikea.
Primeira aparição
Podemos perceber a primeira aparição da deusa grega Filotes na Teogonia de Hesíodo, (teogonia é o nascimento dos deuses) onde podemos conhecer a Gaia, Uranos e outros deuses que são chamados de deuses primordiais (os primeiros deuses que deram origem aos outros deuses, beeem antes de Zeus entende?) e com isto, podemos afirmar que a deusa Filotes é uma deusa primordial.
Conceito histórico
A deusa Filotes para alguns estudiosos representa o intercurso social e sexual e está relacionada também ao ambiente familiar. Empédocles, grande poeta grego, a descreve como uma força motriz por detrás da criação de todas as coisas boas e Neikea a força por trás das coisas ruins.
Qual é a relação da deusa Filotes com outros deuses gregos?
A deusa Filotes possui uma relação com os outros deuses a partir da origem de seu nascimento. De acordo com Hesíodo ela seria a filha de Nix e não teria nenhum pai. Contudo, outro poeta de nome Higino diz que seu pai seria Érebo (que representa a escuridão) e já outros diriam que seu pai seria Éter (que representa o Ar). Contudo, podemos fazer a relação desta deusa com outros deuses que possuem as mesmas características como Empédocles faz ao identificá-la como Afrodite e os romanos ao identificarem-na como Amicitia.
Relevância da deusa na compreensão da humanidade
O ser humano como todos os outros animais, precisam de amor, de afeto e carinho e com isto em mente, podemos compreender que a deusa Filotes representa o desejo que o ser humano possui de ser amado e de ter amizades e relacionamentos duradouros.
Qual a importância de estudar e conhecer mitologia grega?
A mitologia grega tem muito a acrescentar na nossa vida pois quando se conhece a cultura grega, podemos compreender como funcionam os relacionamentos humanos, palavras que utilizamos hoje em dia e seus significados, além de uma compreensão maior sobre a alma humana. Ao estudar a mitologia grega, percebe-se que os deuses não tinham características apenas divinas mas eram “humanamente” divinos com suas tragédias, amores, obsessões, sentimentos de raiva, de amor, de desejo entre outras coisas que são comuns aos seres humanos.
Podemos perceber que na cultura grega os deuses não eram classificados como sendo bons ou maus mas apenas tinham sua personalidade e viviam seus dramas pessoais que também afetava os outros deuses.
Podemos perceber também que existe poesia nos contos gregos e a presença de “bem e mal” em um mesmo contexto.
O bem e o mal: Filotes e suas irmãs
Ao ler os mitos relatados por Hesíodo, podemos perceber que Nix, a noite, é a mãe de Filotes que representa o amor, a amizade e o sentimento de ternura quanto de Oizus que representa a tristeza, a angústia e o sofrimento mais profundo do ser humano. Isto nos traz a ideia de que a vida pode ter tanto momentos bons como momentos ruins e que a noite é a mãe de ambos.
Com isto, percebemos a importância de estudar sobre a mitologia grega.
Se você gosta deste assunto e deseja saber mais, continue a acompanhar os nossos textos por aqui!