Conheça o deus Njord, senhor dos ventos e do mar!
Na mitologia nórdica existiu um conflito de diferentes tipos de deuses, os Aesir que eram moradores de Asgard e Vanir, os deuses que eram ligados a natureza como o deus Njord. O deus Njord então foi recebido pelos Aesir durante o final do conflito como um tratado de paz.
Os deuses nórdicos e a mitologia em volta é cheia de histórias épicas e contos fantásticos, mas se existe um deus que foi mais venerado por essa cultura, foi Njord.
Quem era o deus Njord?
Sendo um dos deuses Vanir, conhecidos por suas capacidades mágicas, Njord foi mestre dos ventos e tinha ligação com o mar e seus navegadores.
Foi recebido pelos Aesir durante o conflito como um sinal de trégua entre os diferentes clãs de deuses. Njord, então, passou a viver em uma casa à beira do mar em Asgard. Além de casado com Skadi, o deus Njord também é pai de Freya e Freyr, que são fruto da relação com sua irmã, a deusa Nerthus.
Quais eram suas características?
O deus Njord possui muitas representações, a maioria dela remetendo a um homem grande e já de idade avançada, com um longo cabelo e barba brancos. O nome Njord, pronunciado Nyord, possui o significado de “sábio, que compreende as emoções”, trazendo a sua própria relação com o mar calmo e os ventos atrelados a ele.
Qual a representatividade do deus Njord para os nórdicos?
Njord muitas vezes é relacionado com as águas, de forma direta ou indireta, mas é um consenso que ele é um deus dos ventos e da riqueza. Njord é um dos deuses mais venerados do panteão nórdico, assim como, um dos mais importantes desde o fim dos conflitos entre os dois grupos de deuses, os Aesir e Vanir.
Porque é conhecido como um dos mais venerados deuses nórdicos?
O deus Njord é um deus pacifico, desde sua ida aos Aesir como um tributo de paz, até nas suas atitudes e representatividade. Devido a isso e a sua relação com os ventos, ele era venerado tanto por comerciantes que desejam viajar e obter riquezas, quanto por marinheiros que desejam por águas calmas e ventos favoráveis às suas viagens.
Njord e Skadi
Após ter se unido aos deuses Aesir, deus Njord vivia sua vida perto do mar de Asgard, durante esse tempo houve um assassinato cometido por um deus Aesir, acidentalmente e foi o gigante pai de Skadi, a deusa Jotun, os gigantes da mitologia nórdica, relacionada ao inverno. Para evitar conflitos, os deuses Aesir propuseram um casamento entre o deus Njord e a deusa gigante Skadi.
O casamento não durou, porém, devido a divergência entre o gosto dos dois. Skadi gosta das montanhas e fez sua morada lá enquanto o deus Njord vivia a beira mar.
Os filhos do deus Njord
Njord possuiu uma relação com sua irmã segundo contos da mitologia, chamada de Nerthus e com ela teve gêmeos, os deuses Vanir Freya e Freyr. Os dois deuses foram com ele durante o conflito entre os clãs dos deuses e, assim como seu pai, foram oferecidos como parte do arco de paz entre os Vanir e Aesir.
Quais eram os poderes do deus Njord?
O deus Njord era conhecido por suas capacidades com os ventos e com ele acalmava as águas conturbadas dos mares, um dos motivos pela grande devoção dos nórdicos. Mas também era relacionado a fertilidade tendo como um de seus símbolos, um pé descalço para atrair tal fertilidade.
O deus Njord foi um deus vital na fé dos nórdicos devido à constante movimentação dos vikings pelas águas, desejar constantemente ao deus que trouxesse paz durante as viagens e comercializações popularizou o deus mesmo dentro de um panteão tão conhecido por deuses guerreiros.