Qual o mito da criação na mitologia grega?
Conforme a mitologia grega, a criação do universo se deu por conta do surgimento de uma força misteriosa que inicialmente moldou o disco terrestre e, a partir daí, originou os demais componentes do universo.
Após a criação do mundo foi visto a necessidade de gerar novos deuses e outras criaturas. A partir daí, Urano, o céu, e Gaia, à Terra, se uniram para gerar os primeiros deuses e as demais criaturas.
Como se deu a criação na mitologia grega?
No início nada existia, contudo, uma força inesperada surgiu e começou a reunir todo o material responsável por dar molde ao disco terrestre, que acabou ficando pendurado no meio do vazio do universo.
Acima dele, cavou uma abóbada celeste, onde encheu de bastante luz e ar. Após isso, criou várias planícies que se proliferaram nas superfícies da terra, montanhas que se ergueram no meio dos vales.
Por fim, vieram as águas dos mares que vieram para rodear todo o globo terrestre. Seguindo às ordens divinas, as águas perfuraram as bacias hidrográficas que acabaram descendo as encostas e separando os rios entre os barrancos.
Urano e Gaia
Após a criação de todos os componentes físicos, se viu a necessidade de criar criaturas que povoassem esse local. A partir daí as divindades Urano, a divindade que representava o Céu, e Gaia, a divindade que representava à Terra, se uniram e geraram vários seres estranhos.
Dessa união foram gerados seis homens e seis mulheres, os Titãs e as Titânides, todos tendo essa natureza divina trazida por seus geradores.
A descendência deles não parou somente nesses primeiros filhos, tendo ainda gerado várias outras espécies monstruosas, como os Ciclopes, seres que tinham apenas um olho no meio da testa e os Cem-Braços, criaturas monstruosas gigantes e bastante violentas.
Todos eles viviam em uma região escondida nos confins da terra, onde não dava para ter contato com a luz solar, pois o pai deles os proibiam disso. Cansados disso, alguns deles se uniram com sua mãe e atacaram Urano.
Urano, machucado, gritou de raiva, enquanto Gaia e as demais criaturas davam gritos de alegria. A partir daí, dava-se fim em todo poder de Urano. Entretanto, alguns seres ainda surgiram de sua descendência, como os demônios, erínias, ninfas, melídeos e os gigantes originados das gotas de sangue da divindade dos céus.
As espécies e raças na mitologia grega
Ao longo do processo de criação do universo, várias criaturas foram surgindo, onde acabou originando outras divindades poderosas que foram muito cultuadas por um longo período na Grécia Antiga, além de influenciar bastante o imaginário popular moderno. Dentre elas, vale destacar os Deuses e os Heróis.
Os deuses olimpianos
Os deuses gregos possuíam aparência humana, além de sentimentos bastante intrínsecos do ser humano, como amor, traição, ira e inveja. Isso era o fator que mais chamava atenção, pois apesar de serem imortais e poderosos, possuíam dilemas e dramas que os aproximavam dos humanos frágeis e mortais.
Eles viviam no monte Olimpo, onde se dividiam entre várias classes, sendo elas formadas por esses deuses:
- Zeus;
- Hera;
- Apolo;
- Atena;
- Hades;
- Afrodite;
- Ares;
- Poseidon;
- Hefestus;
- Artemis;
- Héstia;
- Deméter;
- Hermes.
Que iriam povoar o monte Olimpo e começar o reinado dos deuses.
Semideuses
Os semideuses, também conhecidos como heróis, foram originados pela miscigenação entre deuses e humanos. Eram seres de características sobre-humanas, contudo, não possuíam a imortalidade que os deuses tinham.
Muitos deles eram responsáveis por serem referenciais a serem seguidos pelos demais mortais. Entre os semideuses, os mais famosos foram:
- Hércules;
- Aquiles;
- Jasão;
- Teseu;
- Édipo;
- Agamenon;
- Menelau;
- Perseu;
- Ulisses.
Vários desses se tornaram heróis da Grécia em algum momento da vida.
Considerações Finais
Durante o decorrer do artigo podemos observar o quanto toda a diversidade da mitologia grega vem desde sua criação, tendo um ar de mistério inicial, mas que foi posteriormente seguido por embates bastante dramáticos.
Isso tudo explica o quanto eles ainda conseguem ter uma alta influência em várias produções ficcionais ao longo da história, relevantes até os dias atuais.
[…] versão para sua história de origem é de que os mirmidões na mitologia grega são descendentes do deus Mirmidão, filho de Zeus com Eurimedusa. O seu nome foi dado assim pois […]