Deméter: deusa da agricultura e fertilidade
Hoje nós vamos falar sobre Deméter, deusa da agricultura e fértil, muito pouco conhecida e não muito falada, embora fosse uma dentre os doze deuses gregos do panteão, poucos sabem realmente a sua história, então vamos lá matar um pouco dessa curiosidade.
Origem e descendência de Deméter
Filha dos Titãs Cronos e Reia, Deméter era irmã de Héstia, Hera, Poseidon e Zeus, ela foi a deusa mais generosa do Olimpo e uma das que mais sofreu, um desses momentos foi o rapto de sua filha Perséfone, filha essa que teve com seu irmão Zeus e foi levada por Hades.
História de Deméter
Deusa grega da terra, cultivo, da fertilidade da colheita, do direito sagrado e detém o poder do ciclo da vida e da morte. Foi quem revelou a agricultura para o homem, passando informações sobre como cultivar trigo e milho.
Homenageada no Festival da Fertilidade, a única participação feminina é representando a boa deusa. Nele é representada por uma mulher que utilizava uma coroa feita de espigas de milho e tinha como seus animais sagrados o porco e a serpente é o símbolo que a representava era uma tocha.
Um dos pontos mais marcantes de sua história é que ao ter a filha raptada por Hades, Deméter se entristeceu muito e isso fez com que ela cessasse as estações do ano, assim fazendo com que toda a plantação da terra morresse, e isso diminuiu muito as oferendas dos outros deuses e motivou Zeus a mandar um mensageiro ao submundo para buscar sua filha e assim salvar a humanidade e as suas adorações.
Contudo, como Hades não era bobo nem nada, persuadiu Perséfone a comer a romã, o fruto proibido, fazendo a casar com ele e dessa forma ficou ligado à ela, assim permitiu que ela vivesse com a mãe durante o verão, outono e primavera e voltasse ao submundo todo inverno, para reinar ao seu lado e por isso ela foi considerada a mãe das estações, pelo fato de que conforme as estações passavam eram as mudanças de humores dela que as causavam.
Aparições contemporâneas
Embora não soubéssemos dela em seriados antigos, desenhos e etc Deméter aparece numa série recente chamada “American Gods” deuses americanos, em sua breve aparição na terceira temporada ela é uma antiga namorada de Odin e é tudo o que representa na mitologia grega, deusa da colheita e da fertilidade, embora sua aparição tenha sido rápida a deusa trouxe muita personalidade de sua origem na série.
Curiosidades
Uma das curiosidades que temos sobre Deméter é que ela foi violentada por outro de seus irmãos, Poseidon que na tentativa de fugir dela se transfigurou em água, Poseidon por sua vez se transformou em um cavalo e a engravidou de gêmeos, deste gêmeos um chamava Arion, o cavalo que falava e previa o futuro e a outra se chamava Despina, deusa das sombras do inferno e representava o inverno oposto de sua irmã Perséfone.
Contudo, a história de Deméter não é só sofrimento, ela em algum momento da vida encontrou o verdadeiro amor mortal chamado Lasion, mas o irmão Zeus por ciúme o matou com raio, mas para salvar parte da história e desse amor, Deméter teve um filho antes que foi Pluto, o deus da caridade, que andava por sobre a terra e enriquecia muito quem ele encontrava.
E essa é a história da deusa Deméter a deusa da colheita, da fertilidade, do cultivo na terra e detentora da vida e da morte, infelizmente a deusa sofreu muito e mesmo assim entregou muito de si mesma para humanidade, diferente da maioria dos deuses não era impiedosa e tão manipuladora.
[…] curiosidade sobre essa deusa é que ela também tem características fúnebres, por isso, é considerada a deusa dos velórios […]