A história do deus da destruição Shiva!
O deus Shiva com certeza é uma das divindades da religião hindu mais popular e com maior fama ao redor do mundo, e ao longo dos séculos. Confira neste artigo a história do deus Shiva e mais informações dessa divindade muito importante no panteão dos deuses hindu.
A história do deus Shiva
O deus Shiva é um dos deuses supremos hindus, o deus é conhecido como o destruidor e regenerador da energia vital das coisas. O nome Shiva significa o benéfico, o que faz o bem.
De acordo com as histórias, Shiva teria surgido enquanto os deuses Brahma e Vishnu estavam discutindo para saber qual dos dois era o mais poderoso até serem interrompidos com o surgimento abrupto de um pilar pegando fogo que se estendia além da vista tanto na terra quando no céu.
Brahma se transformou em um ganso para voar e procurar o topo do pilar, enquanto Vishnu se transformou em um javali para cavar e encontrar a raíz do enorme objeto, ambos sem sucessos, quando retornaram viram o deus Shiva aparecer através de uma fenda do pilar. Impressionados e reconhecendo todo o poder de Shiva, Brahma e Vishnu o concederam o título de terceiro deus governante do universo.
O que Shiva representa?
Ao mesmo tempo que o deus Shiva representa a bondade, benevolência, criação, é também um deus protetor, a divindade também comanda maus espíritos, fantasmas e vampiros, e ser conhecido como o deus dos ladrões, criminosos e mendigos. Além, é claro de estar associado a destruição das coisas.
Segundo a religião hindu, após cada ciclo que dura 2.160.000.000 de anos, o deus Shiva destrói o universo e cria um novo em seu lugar começando um novo ciclo.
Qual é o papel do deus Shiva na Trindade Hindu?
No hinduísmo o deus Shiva, junto do deus da criação, Brahma, e do deus da preservação, Vishnu, formam a trindade chamada de Trimûrti, a trindade dos deuses que governam todo o universo.
A Trimûrti pode ser comparada com a santíssima trindade da religião católica, a qual equivale, da seguinte maneira: o Pai (Brahma), o Filho (Vishnu) e o Espírito Santo (Shiva).
As diferentes formas de Shiva
O deus Shiva possui diversas formas de representação na cultura hindu, uma de suas formas mais tradicionais ele está sentado na posição de lótus, com dois de seus quatro braços repousados sobre suas pernas, enquanto seu terceiro braço segura o tridente trishula, que representa a trimûrti, e em seu último braço o deus Shiva segura um tambor que possui a forma de ampulheta e representa o ritmo da vida de acordo com a música tocada pela divindade.
Shiva também possui em sua cabeça a representação do rio Ganges, há em sua testa um terceiro olho conhecido como o Olho de Shiva. Enquanto olho representa a inteligência e o fogo da destruição e renovação. Outro símbolo encontrado sobre a cabeça do deus Shiva é a lua crescente, que representa a renovação que sempre acontece na natureza.
Em outra representação de Shiva ele está dentro de um círculo de fogo dançando a dança dos primórdios da criação, destruição e preservação, conhecida como Tandav.
Sobre o corpo de Apasmara Purusha, uma de suas mãos aponta para seu pé esquerdo, enquanto uma delas faz o gesto abhaya mudra. Já suas outras duas mãos seguram o tambor e o fogo divino, em sua cabeça a divindade utiliza um cocar com a lua crescente e um crânio que seria a quinta cabeça do deus Brahma.
Os 108 nomes de Shiva
Além do nome Shiva, a divindade hindu possui 108 nomes, cada um com um significado diferente. Separamos a seguir alguns dos nomes do deus Shiva e seus significados:
- Ahirbhudhanya: Aquele que possui o Kundalini;
- Anagha: Aquele que é puro;
- Bhagwan: O senhor da prosperidade;
- Bhasmodhulitavigrah: Aquele que passa cinzas por todo o corpo;
- Charu Vikrama: O guardião dos peregrinos;
- Dakshadhwarahara: O sacrifício presunçoso do Destruidor de Daksha;
- Declarado: Shiva cuja as vestes são o cosmos;
- Gangadhar: O Deus que possui o Ganges em seu cabelo;
- Hara: O Senhor que dissolve toda escravidão e pecados;
- Maheshwara: Senhor dos deuses.
Estes são apenas alguns dos 108 nomes de Shiva.
Avatares de Shiva
Assim como outros deuses hindus, Shiva possuía avatares, ou seja, manifestações ou representações de sua forma para os humanos, as quais podem ter uma forma humana ou não. Os avatares de Shiva são:
- Trishula;
- Serpente;
- Jata;
- Lingam;
- Damaru;
- Fogo;
- Nandi;
- Lua crescente;
- Nataraja;
- Pashupati;
- Ardhanarishvara.
Estes são os avatares que representam o deus Shiva.
Histórias importantes do deus Shiva
Por ser um deus bastante importante na religião hindu, o deus Shiva possui diversas histórias importantes dentro das crenças do hinduísmo. Separamos a seguir algumas das histórias de Shiva onde a divindade possui um grande papel.
O casamento de Shiva com Parvati
Shiva é casado com a deusa Parvati, Parvati é a Reencarnação de Sati, também conhecida como Dakshayani, a filha do deus Daksha. O pai de Sati não era a favor do casamento dela com o deus Shiva, uma vez Daksha realizou uma cerimônia de sacrifício aos deuses, menos ao Shiva, furiosa com seu pai, Sati se jogou no fogo cerimonial.
Quando descobriu o que aconteceu, o deus Shiva criou com seu cabelo os demônios Virabhadra e Rudrakali que destruíram a cerimônia e decapitaram Daksha. A pedido dos outros deuses, Shiva parou o ataque e trouxe Daksha novamente a vida mas com uma cabeça de carneiro, e Sati reencarnou como Parvati, filha de Mena e Himalaia, e se casou com o deus da destruição.
Em seu casamento, Shiva e Parvati tiveram como filhos os deuses Ganesha, Skanda, Karttikeya e Kuvera.
Destruição de Shiva da cidade de Daksha
A história a seguir, segue parte dos acontecimentos da história de Shiva e Parvati mas com algumas mudanças em sua narrativa.
Durante uma assembleia dos deuses hindus, enquanto Daksha se apresentava a trindade, Shiva continuou sentado enquanto Brahma e Vishnu se levantaram em forma de respeito. Daksha se sentiu ofendido em relação a Shiva ter continuado sentado em sua frente, e Daksha então ofende o deus da destruição dizendo que ele não era digno de ter se casado com sua filha Sati, que ele não merecia os sacrifícios aos deuses e o amaldiçoou na frente dos outros deuses antes de se retirar do local.
Mais tarde, Daksha foi nomeado líder dos prajapatis, tornando o deus muito arrogante, e após sua nomeação começou um ritual de sacrifício brihaspati-sava, em nome de todos os deuses e os convidando, menos Shiva. Quando Sati descobriu o insulto que Daksha fez a seu marido não o convidando para o sacrifício, ela foi à Arena de sacrifícios de seu pai e se sacrificou na frente de todos ali presentes.
Ao descobrir o que aconteceu com sua esposa, o deus Shiva foi tomado por uma ira enorme e a partir de um fio do seu cabelo criou o demônio Virabhadra, o deus da destruição junto com seus seguidores e o demônio cercaram e atacaram a arena de Daksha e todos presentes, no ataque Shiva ordenou que Virabhadra decapitasse Daksha no meio da arena. Após Daksha ter sido morto, o ataque de Shiva só foi parado a pedido do deus Brahma que foi atendido pelo deus da destruição.
Essas são apenas algumas informações e curiosidades sobre o deus Shiva e sua importância na religião hindu. Outra curiosidade sobre Shiva é que ele é considerado o criador da yoga, pelo fato da atividade poder gerar mudanças físicas e emocionais a seus praticantes.
[…] mais que a vida, a deusa também está ligada à destruição, enviando inundações e tempestades que causavam desespero na Terra. Por conta disso, está […]