Tudo sobre o deus hindu Brahma!
A mitologia e religiões antigas, como a hindu, com certeza ocupam espaço em nosso imaginário até hoje, e por isso o deus Brahma é considerado uma das figuras místicas mais importantes que a humanidade já viu.
Mas, além do fato de fazer parte do enorme panteão de deuses indianos, o que mais você conhece sobre o deus Brahma? Há muitos detalhes curiosos que envolvem a história de sua criação, responsabilidades e até mesmo sua árvore genealógica em relação aos outros deuses.
Além disso, há muito o que descobrir sobre o seu simbolismo e impacto cultural na Índia e no mundo. Principalmente sobre o deus Brahma, confira os detalhes adiante!
Qual é a história da criação do deus Brahma?
Traçar a origem do deus Brahma é o mesmo que traçar de toda a mitologia indiana, pois esse deus é tido como o criador de todas as coisas, o que inclui outros deuses, todo o Universo, os homens e o próprio conhecimento. Ele está no topo da hierarquia de todas as divindades no hinduísmo.
As responsabilidades do deus Brahma
Além de ter a responsabilidade de criar todas as coisas, diz a mitologia hindu que o deus Brahma também criou a música e as canções.
Mas a principal atribuição do principal deus na mitologia hindu é a força criadora, por isso é considerado um protetor dos artesãos e artistas, que são pessoas que também criam, embora em escala obviamente menor.
Enquanto Brahma é tido como uma força criadora, os outros dois deuses da trindade divina do hinduísmo, Vishnu e Shiva, representam as forças da conservação e da destruição, respectivamente.
Qual é a árvore genealógica do deus Brahma?
O deus Brahma originou os outros deuses, mas também possui uma família. De acordo com as histórias antigas, esse deus tirou um pedaço de si mesmo para criar sua mulher, de nome Sawaswati. Com ela teve um filho, chamado Suayambhuva Manu, que ficou conhecido como o pai de todos os seres humanos, e serviu de ponte para conectar os homens aos deuses.
Como Brahma se encaixa no panteão hindu dos deuses?
Dentre todos os deuses do panteão hindu, Brahma ocupa a posição suprema como força criadora. Os que mais se aproximam dele são os outros dois deuses da trindade, que são Vishnu e Shiva.
Símbolos e atributos associados à Brahma
A figura conhecida do deus Brahma é de um homem com quatro cabeças e quatro braços, os quais simbolizam as quatro vedas, que são os livros com todo o conhecimento da mitologia hindu. Na companhia de Brahma está um cisne branco, que representa a honra, a beleza e a calma.
Outro símbolo associado a esse deus é a flor de lótus, que fala de vida e pureza, além do japamala, que lembra um rosário e representa o controle e o foco mental.
Histórias mitológicas que apresentam o deus Brahma
De acordo com as histórias contadas no Ramayana, o deus Brahma concebeu e entregou ao valente Rama uma arma chamada de Brahmastra, que tinha um poder devastador, como as armas atômicas de atualmente.
Outra história fala da esposa de Brahma, Sawaswati, que corria de um lado para outro na intenção de escapar do olhar do deus Brahma. Para cada lado que ela ia, uma nova cabeça crescia em Brahma.
Foi assim que o deus Brahma terminou com quatro cabeças, as quais representam todas as quatro direções do conhecimento.
Ditados e provérbios populares associados a Brahma
Existem alguns provérbios hindus bem conhecidos da cultura indiana:
- “Se você remover pedra por pedra até mesmo uma montanha será demolida”;
- “Bem que se faz na véspera torna-se felicidade no dia seguinte”;
- “A árvore não nega a sua sombra nem ao lenhador”.
Esses provérbios são um dos mais conhecidos e que são associados a Brahma e claro ao que ele representa.
Quais são alguns dos templos mais famosos dedicados à Brahma?
Por incrível que pareça, o deus Brahma perdeu um pouco a fama para outros deuses na índia, como Shiva e Vishnu. Os templos mais conhecidos dedicados a Brahma são o Templo Brahma, que fica no Rajastão, e o Santuário Erawan, localizado em Bangkok.
Quais são alguns dos principais festivais e feriados associados à Brahma?
Atualmente, o deus Brahma é pouco lembrado nos feriados e festivais hindus, mas ainda aparece no maior de todos: o festival Diwali. A sua importância começou a decair a partir do século VII, justamente por conta de sua natureza criadora, como se ele fosse compreendido como uma força, mais do que como um deus. Por isso existem poucas comemorações e templos dedicados a esse deus.
Ainda que o deus Brahma já não exerça a mesma importância na cultura indiana como antigamente, com certeza ainda é muito conhecido dos ocidentais e jamais deixará de fazer parte da sagrada tríade hinduísta, onde sempre terá seu lugar ao lado de Vishnu e Shiva.
[…] deusa Lakshmi é uma entidade que pertence ao hinduísmo, ela é considerada a deusa da riqueza e apresenta oito aspectos de si. Lakshmi também é esposa […]