Qual a história do deus Sun Wukong, O Rei-Macaco?
A história do Deus Sun Wukong é, sem dúvidas, uma das mais interessantes de se acompanhar. Prova disso é que um dos animes mais assistidos da história, Dragon Ball, foi inspirado na lenda do Deus Sun Wukong.
Portanto, vale muito a pena conhecer a história de um dos contos mais populares de toda a cultura asiática. Por isso, vamos conhecer mais sobre a lenda do Deus Sun Wukong, entender sua origem, quais seus poderes e saber o que aconteceu com ele.
Qual a origem do deus Sun Wukong?
Sun Wukong não teve um criador, a sua origem veio de uma pedra mágica, criada pelas forças do caos. Assim que nasceu, o Deus Sun Wukong emitiu um gigantesco raio de luz dos seus olhos, que chamou a atenção do imperador de jade, mas inicialmente as divindades preferiram ignorá-lo. Daí então, Sun Wukong resolveu se juntar a um clã de macacos.
A vida de Sun Wukong
Quanto à vida de Sun Wukong antes de se tornar o Rei Macaco, não há muito o que mencionar. Ele convivia junto com os outros macacos do seu clã, mas depois de um tempo as coisas começaram a mudar para Sun Wukong.
Como o deus Sun Wukong virou o Rei-Macaco?
Rapidamente Sun Wukong começou a ganhar confiança dos outros macacos, isso porque ele não era um macaco comum e as suas ações chamavam atenção. Depois de um tempo, Sun Wukong ganhou o total respeito e confiança dos outros macacos, ao se jogar em uma cachoeira e descobrir um novo lar para o clã.
Após isso, os macacos decidiram fazer de Sun Wukong o Rei dos Macacos. Tudo estava bem, até que Sun Wukong presenciou a morte de outro macaco. Percebendo que aquele seria também o seu destino, resolveu sair em busca da imortalidade.
Quais eram os poderes de Sun Wukong
Durante a sua viagem, Sun Wukong encontrou um sacerdote budista e pediu para ser seu discípulo. No início, o sacerdote relutou um pouco, por Sun Wukong não ser um humano. Mas, mesmo assim, resolveu ensiná-lo.
Com o sacerdote, o Rei-Macaco conseguiu os seus primeiros poderes. Ele aprendeu artes marciais, magias e obteve a capacidade de se transformar em dezenas de animais diferentes. Além disso, ele aprendeu a dar saltos que atingiam quilômetros de altura. Porém, Sun Wukong usava os seus poderes para se exibir e acabou sendo expulso pelo sacerdote.
O Rei-Macaco decidiu então voltar para a sua ilha, que havia sido tomada por monstros. Para derrotá-los, o deus Sun Wukong se apossou de um bastão mágico, que tinha a capacidade de crescer até chegar ao céu.
O Deus Sun Wukong e o Imperador de Jade
Depois de derrotar os monstros, Sun Wukong percebeu o quanto era poderoso e, então, exigiu que o Imperador de Jade o reconhecesse como um Deus. O Imperador, então, atendeu o seu pedido e o fez Deus Sun Wukong, a quem atribuiu a função de guardar os pêssegos da imortalidade.
Porém, depois de um tempo, o deus Sun Wukong percebeu que não era considerado um Deus, e sim um empregado, que era alvo de piada das outras divindades. Por isso, Sun Wukong decidiu ir embora, mas antes roubou e comeu os pêssegos da imortalidade.
Como Sun Wukong foi aprisionado?
O Imperador de Jade ordenou que suas tropas executassem o então Deus Sun Wukong, mas já era tarde demais, pois ele havia obtido a imortalidade. Com isso, Buda veio pessoalmente para derrotar e aprisionar Sun Wukong por 500 anos na montanha dos 5 elementos.
A lenda do Deus Sun Wukong é realmente fascinante, e até hoje serve como influência para a criação de diversas outras histórias.