Deusa celta da lua: quem é e qual sua história?

0

Sem sombra de dúvidas, a deusa celta da lua desperta a curiosidade dos amantes de mitos e lendas. Afinal, a mitologia celta é uma das mais enigmáticas no mundo moderno, pois pouco conhecimento sobre ela resistiu ao passar do tempo.

Desvende conosco os mistérios por trás dessa divindade e descubra os segredos que essa poderosa deusa esconde, veja qual é o seu papel no funcionamento do cosmos e quais são as características atribuídas a ela. 

Quem é a Deusa Celta da lua?

A deusa celta da Lua é conhecida também como Arianrhod. No entanto, é preciso levar em conta que o povo celta não era unificado e que “celta”, na realidade, só designa os diversos povos e tribos que habitavam uma determinada região.

Quem é a Deusa Celta da lua?
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, é possível que em diferentes regiões cultuavam variadas deusas da lua ou, até mesmo, múltiplas deusas. Mas, uma vez que o povo celta não mantinha registros escritos de suas tradições, muito pouco sobreviveu e uma das deusas que sabe-se que era cultuada era Arianrhod.

Qual a história da Deusa Celta da Lua?

Diferentemente do que acontece com outros deuses, não se tem nenhuma história conhecida sobre a origem da deusa celta da Lua Arianrhod. Sabe-se que ela é filha de uma deusa ancestral chamada Dôn e, em algumas fontes, de um deus ancestral chamado Beli Mawr.

Nessa história, a virgindade de Arianrhod é posta em dúvida, e diante de uma côrte real ela é posta para realizar um teste mágico que comprovaria sua virgindade. No entanto, ao realizar o teste, ela magicamente dá à luz a um menino e a uma massa amorfa. 

Qual a história da Deusa Celta da Lua?
Fonte/Reprodução: original.

O menino imediatamente foge e vai para o mar, enquanto a massa é oculta em um baú pela deusa celta da Lua. No entanto, logo essa massa toma forma e vira um rapaz, que cresce muito mais rápido do que um ser humano comum. O menino que fugiu para o mar, Dylan, libertou seu irmão e o levou para ver sua mãe.

No entanto, Arianrhod sentia-se humilhada pelo que aconteceu na côrte, e ao ver o rapaz que aquela massa havia se tornado, o amaldiçoa e diz que ele só teria um nome quando ela o desse. Porém, com o auxílio do seu irmão Dylan, eles a enganaram e fazem com que ela dê a ele um nome, Lleu Llaw Gyffes. 

Isso se repete por mais duas vezes. A segunda maldição é um impeditivo para que ele pudesse pegar em armas, e a terceira uma maldição que o impediria de conquistar uma esposa e Lleu, junto de seu irmão Dylan, as supera. Essas maldições eram particularmente nefastas, pois na cultura celta, seu nome, suas armas e sua esposa eram as coisas mais importantes para um homem. 

Principais características da Deusa Celta da Lua

Apesar da atribuição de deusa celta da Lua, Arianrhod possui outras características e atributos também, que estão ligados a esse aspecto lunar e reforçam seu papel dentro do universo da mitologia celta.

Em culturas politeístas, é muito comum que um mesmo deus possua diferentes aspectos e, muitas vezes, diferentes atribuições, que acabam por ser características que complementam a função simbólica daquele deus dentro do cosmos, e assim ocorre com Arianrhod. 

Deusa da magia

A noite e a Lua possuem uma ligação simbólica com a magia e os mistérios arcanos, dessa forma, a deusa celta da Lua também é comumente considerada também a deusa da magia e da feitiçaria. 

Deusa da reencarnação

O nome “Arianrhod” pode ser traduzido como “roda de prata”, e é “deusa da roda de prata” é um dos títulos da deusa. Essa roda é comumente compreendida como a Lua, no entanto, simbolicamente, ela também representa o ciclo reencarnatório pelo qual os seres humanos passam, e Arianrhod é a deusa que recolhe as almas dos humanos e as encaminha para sua próxima vida. 

Deusa do destino

A deusa celta da Lua é tida também como deusa do destino. A roda de prata de Arianrhod é também considerada uma representação do ciclo do destino, que deve ser completado por todos os mortais durante sua passagem terrena. 

Apesar de pouco conhecida devido aos mistérios que a envolvem, Arianrhod possui um papel essencial dentro da mitologia de certos povos, não apenas como deusa celta da Lua, mas como deusa da reencarnação e do destino. Se você quer aprender mais sobre a mitologia celta e a mitologia de outros povos, não deixe de conferir o site Divindades, onde você encontra tudo sobre deuses, lendas e mistérios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.