Hera: A Rainha dos deuses
Hera é conhecida como a deusa grega das mulheres, do casamento, da família e da fertilidade. Ela é a rainha dos deuses porque é casada com Zeus, que é considerado o rei dos mesmos.
Quem é Hera e qual a sua importância na mitologia grega?
Hera é uma das deusas mais importantes do panteão grego. Ela era a protetora de todas as mulheres grávidas e era considerada a rainha dos deuses porque era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Ela é caracterizada pelo ciúme e vingança em relação ao marido.
A importância de Hera na mitologia significava que ela desempenhava um papel muito importante entre os gregos e era uma deusa altamente reverenciada e adorada por essas pessoas. Ela é considerada a padroeira de Argos, e existem vários templos em toda a Grécia em homenagem ao deus.
Origem e descendência de Hera
Hera vive no Monte Olimpo, então ela também é um dos 12 deuses do Olimpo na mitologia grega antiga.
Hera, filha do titã Cronus e Titanrea, foi resgatada por Zeus quando ele vingou seu pai e libertou seu irmão. Portanto, além de ser sua esposa, Hera também era irmã de Zeus.
Cronus, pai da deusa Hera, devorou seus filhos porque recebeu uma profecia de que um dia um deles o substituiria, assim como Cronos fez com seu pai Urano.
Por sua vez, Hera teve um filho com Zeus. Ela e os filhos de seu marido são: Ares, Eris, Herbie, Ilydia e Angelos. Alguns especialistas incluem Hefesto no relacionamento, mas há versões mitológicas que dizem que ela mesma criou a criança, sem o envolvimento de Zeus.
Histórias que envolvem Hera
Quando o semideus Hércules tinha alguns meses, Hera enviou duas cobras para matar o heroi no berço, mas a lenda diz que ele matou as cobras antes que elas pudessem fazer algum mal a ele.
Hera também se vingou de Paris, o príncipe troiano que apoiou Afrodite na eleição para a mais bela deusa grega. A vingança de Hera foi realizada através de seu apoio aos gregos durante a Guerra de Tróia, que começou na mitologia grega quando Paris fugiu com Helena, esposa de um rei espartano. A guerra, narrada por Homero na Ilíada, terminou com a invasão e destruição de Tróia pelas tropas gregas.
Quais cidades cultuavam Hera?
Hera era uma deusa reverenciada entre os gregos, e estátuas, santuários e templos comemorativos dela estão espalhados por toda a Grécia.
Cidades como Olympia, Tirians, Corinto e Delos têm templos dedicados a Hera. Um dos principais lugares onde a deusa é cultuada é a ilha de Samos, onde está localizado Heraion de Samos, um importante templo religioso dedicado a Hera. Em homenagem à deusa, há também uma competição esportiva dirigida por mulheres. O jogo se chama Heraya.
Porque ligaram Hera à inveja e à vingança?
A mitologia grega eventualmente popularizou a imagem de Hera como a deusa da inveja e da vingança. Isso porque a maioria deles mostra a raiva de Hera com Zeus, seu marido, e planeja ou executa vingança contra alguém. O comportamento de Hera foi justificado porque Zeus era um marido extremamente infiel com inúmeros casos extraconjugais.
Portanto, Hera sempre se aborreceu com o marido e sempre descontou sua raiva nas mulheres implicadas em Zeus e nos filhos nascidos dessas traições. Um dos casos mais simbólicos é o nascimento de Apolo e Ártemis, filhos de Zeus e Leto.
Quando Hera descobriu que Leto estava carregando um filho de Zeus, Hera ficou furiosa e tomou medidas para impedir que Leto carregasse seu filho. A mitologia grega nos conta que Leto sofreu durante meses no parto, contando apenas com a ajuda de Poseidon para dar à luz em uma ilha. Apolo foi ainda forçado a lutar contra a jibóia gigante, enviada por Hera para caçar Leto.
Outro personagem que lida com a serpente enviada por Hera é Hércules, mais conhecido por seu nome romano Héracles. O herói era filho de Zeus e uma mortal chamada Alcmena.
E essa foi a história da deusa grega Hera repleta de drama envolvendo amor e vingança.
[…] das curiosidades sobre esses deuses, são que existem versões deles em diversas outras mitologias nativo americanas, outra curiosidade […]
[…] texto trouxemos informações sobre os 10 principais deuses maias, desde os deuses da criação da vida a representação da morte, e contamos um pouco sobre cada um […]
[…] Zeus e uma de suas amantes, porém, o rei do olimpo enganou a mãe de Hércules e a engravidou. Hera a esposa de Zeus bastante ciumenta, perseguiu Hércules desde seu […]