Deuses do Egito Hórus: quem é?

0

Uma das figuras mais enigmáticas da antiga religião egípcia é o deus do Egito Hórus. Ele é conhecido por ser uma figura lendária, representada comumente com o corpo de um homem e a cabeça de um falcão, com uma grande importância para essa religião. 

Vamos juntos remover o véu que guarda os segredos do deus do Egito Hórus e descobrir qual é a sua origem, sobre o que ele preside e qual é o seu papel no cosmos segundo a mitologia egípcia antiga. 

Quem é o Deus do Egito Horus?

Hórus, na maior parte dos mitos, é o filho legítimo de Osíris e Ísis e é o deus que governa os vivos, os céus e o Sol, e dentro dessa mitologia, ele é uma representação direta das virtudes da nobreza, bondade e poder, razão pelo qual costuma ser associado também aos faraós.

Quem é o Deus do Egito Horus?
Fonte/Reprodução: original.

Como é o caso com a maioria das religiões antigas, os cultos variam bastante de região para região, de modo que embora Hórus existisse em todas elas, detalhes sobre ele e sua história sofreram alterações. Por isso, o deus do Egito Hórus também é conhecido por outras alcunhas, como Heru-ur, Heru-pa-khered, Her-em-akhet e Heru-Behdet.

Qual a história do Deus Horus?

Conta-se que Osíris, em uma batalha com seu irmão Set, foi despedaçado e seus pedaços espalhados pelo Egito. Ísis, esposa de Osíris, recuperou os pedaços de seu amado, mas não pôde encontrar o pênis dele. Assim, ela fez um a partir de um galho, e usou de magia para ressuscitá-lo tempo o suficiente para que pudesse ter relações com ele e engravidar.

Qual a história do Deus Horus?
Fonte/Reprodução: original.

Com medo de que Set pudesse matar o filho que estava em seu ventre, Isis fugiu e deu a luz a ele em segredo. Quando ele cresceu, a mãe do deus do Egito Hórus deu a ele a responsabilidade de proteger o Egito contra Set, o assassino de seu pai. 

Essa função deu origem a inúmeras histórias sobre os combates entre Hórus e Set. Na história final, Hórus e Set decidem decidir quem irá reinar sobre o Egito em uma corrida de barcos, porém, os barcos deveriam ser feitos de pedra. Hórus engana o seu tio e pega um barco de madeira e o pinta para parecer pedra, enquanto Set usa um barco de pedra real. Quando eles entram no rio, Set afunda enquanto Hórus vence a corrida e ganha para si o trono do Egito. 

Curiosidades do Deus Horus

Por ser um dos deuses mais importantes do panteão egípcio antigo, Horus possui inúmeras curiosidades sobre si, e muitos dos símbolos egípcios mais famosos na cultura popular tem origem ou ligação com seu culto.

O próprio deus é representado em mídias como o jogo Smite e o filme Deuses do Egito, tamanha a sua popularidade, mesmo que seja parte de uma religião que não é mais praticada há milhares de anos. Mas sem mais delongas, vamos para as curiosidades.

Olho de Hórus

Não poderíamos deixar de mencionar um dos símbolos ligados ao deus do Egito Hórus mais populares e mais conhecidos, mesmo entre quem não é ligado a mitologia e misticismo de modo geral.

O Olho de Hórus é um amuleto de proteção, fertilidade, entre muitas outras coisas, que surge a partir de uma das lendas dos combates entre Hórus e Set, onde Hórus arranca (ou, em outras versões, danifica) um dos olhos de Hórus, e esse olho passa a ser usado como amuleto. Tamanha é sua importância na antiga religião egípcia que os mortos, mesmo os de classe social baixa, eram sempre enterrados junto de algum amuleto com o Olho de Hórus.

Sol e Lua

Hórus, na religião egípcia, mais do que o deus dos céus, é considerado a própria encarnação dos céus. Por essa razão, acreditava-se que seus olhos eram o Sol e a Lua. Mas, por que então um dos seus olhos é diferente? Por que brilha mais que o outro? Há uma história por trás disso também.

Em um dos embates entre o deus do Egito Hórus e seu tio Set, como mencionado anteriormente, Set danifica um dos seus olhos, e isso dá origem ao amuleto do Olho de Hórus – mas não apenas isso. Esse olho danificado perdeu parte do seu brilho, de sua cor e de sua visão, e tornou-se a Lua. Essa teria sido a origem da Lua e da noite, segundo a mitologia egípcia.

Ankh

Assim como o Olho de Hórus, o ankh se tornou um dos símbolos egípcios mais famosos, especialmente graças ao seu uso pela cultura gótica, e a sua associação com o popular RPG de mesa Vampiro: A Máscara. 

O que poucos sabem, porém, é que esse símbolo também é associado a Hórus, embora não tenha se originado com ele. Em suas representações, o deus do Egito Hórus é comumente visto com um ankh em mãos, símbolo de vida, como sinal do seu domínio sobre os vivos. 

Sem o deus do Egito Hórus, a mitologia egípcia seria completamente diferente. Mais do que apenas uma figura mitológica, Hórus representa a visão filosófica de toda uma sociedade acerca da vida, da morte, e da própria natureza da existência. E, se você quiser se aprofundar ainda mais nessa visão, não pode deixar de conferir o Divindades – o melhor portal brasileiro sobre mitologia e deuses!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.