Enki, o Deus das águas doces, sabedoria e criação
A mitologia Suméria não possui a mesma popularidade que a mitologia grega, nórdica ou egípcia, no entanto, esta mitologia possui contos e divindades tão interessantes quanto as mitologias citadas. Neste artigo conheceremos o Deus Enki, Deus Sumério das águas doces, sabedoria e criação.
Quem foi o Deus Enki na mitologia Suméria?
Na mitologia Suméria, Enki (Ea na Babilônia e Acádia) é a divindade representante das águas doces, sabedoria e criação. O Deus é uma das três divindades mais poderosas de sua mitologia, junto dos deuses An/Anu e Enlil.
O Deus Enki mora em Abzu, oceano que existe embaixo da Terra e possui importância na geografia cósmica da Mesopotâmia, um exemplo é de que a cidade da Babilônia teria sido erguida em cima de Abzu.
Significado do seu nome
O significado do nome do Deus é incerta, sua mais comum é “Senhor da Terra”, En na língua Suméria significa Senhor, e também era usado como título de sumo sacerdote. Enquanto Ki significa terra.
Quais as principais características do Deus Enki?
O Deus Enki é retratado como uma divindade barbuda na qual veste roupas longas e utiliza um chapéu com chifres. Dos seus ombros saem duas correntes d’água representando os rios Tigre e Eufrates.
Seus símbolos eram o peixe e a cabra, que depois foram unidos em um ser, dando origem ao Capricórnio, um dos signos do Zodíaco. Enki também era simbolizado pela serpente, por estar na participação da criação de Adamu ligando as essências dos homens e dos deuses.
Enki em diversas obras Sumérias é retratado de maneira sexual fazendo uma metáfora entre o sêmen do Deus que haviam muita propriedade de vida, com as águas de Abzu.
A origem do Deus Enki
O Deus Enki é filho dos deuses An/Anu e Nammu, a divindade teve sua origem junto de sua irmã, Ereshkigal, quando as lágrimas do Deus An caíram na água salgada da Deusa Nammu.
Enki e Ninhursag
Enki era casado com a Deusa Ninhursag, com quem teve diversos filhos, o principal deles foi o Deus Marduk, que seria o rei dos deuses mais pra frente.
O casal de divindades também teve uma filha chamada Ninsar, quando Enki foi deixado por sua esposa, ele teve relações com sua filha que deu origem a Ninkurra. Após isso o Deus também teve relações com Ninkurra, de onde nasceu Uttu.
A Deusa, tentando evitar as investidas de Enki, procurou conselhos de Ninhursag, que irritada com seu ex-marido disse para Uttu ficar longe das margens do rio para evitar o Deus.
Existe uma outra versão da história na qual o Deus Enki consegue ter relações com Uttu, mas sua ex-esposa tira seu sêmen do útero de Uttu e o joga na terra, fazendo nascer sete plantas, na qual o Deus come seus frutos engravidando e ficando doente com inchaços nas regiões da mandíbula, boca, dentes, garganta, braços, pernas e costelas.
Sem saberem o que fazer para ajudá-lo, os deuses procuram Ninhursag, que apesar de estar irritada com Enki, retira a maldição o curando criando divindades para cada um dos inchaços que ele estava.
O templo principal de Enki
O principal templo do Deus Enki é o E-abzu, que significa Templo abzu, o templo também é conhecido como E-en-gur-a, que seu nome significa Casa das águas subterrâneas. O E-abzu, é um templo ziggurat construído em torno do pântano Eufrates, próximo ao litoral de Eridu no antigo golfo pérsico.
O templo é o primeiro templo conhecido a ser construído na região sul do Iraque. Escavações na região provam que a construção foi erguida há 6500 anos, e foi aumentado nos 4500 anos que se seguiram. Surgindo a teoria de que originalmente era um templo de adoração a Abzu e depois um templo de Enki.
“Enmerkar e o Senhor de Arata”
No é épico Sumério, Enmerkar e o Senhor de Arata, história que conta o conflito do rei Enmerkar da cidade da cidade de Uruk com o rei da cidade de Arata, o Deus Enki é atribuído por difundir as línguas no mundo através de um feitiço. Confira o trecho a seguir.
Naquela época, como não havia cobra,
como não havia escorpião,
como não havia hiena,
como não havia leão,
como não havia cachorro ou lobo,
como não havia medo ou tremor
como os humanos não tinham rival.
Foi então que as terras de Subur e Hamazi,,
o de língua distinta,
Suméria, a grande montanha,
a essência da nobreza,
Akkad, a terra possuindo o adequado,
e a terra de Martu,
jazendo em segurança
a totalidade de céu e terra,
o povo bem guardado,
todos proclamaram Enlil em uma única língua.
Enki, o senhor da abundância e da palavra verdadeira,
o senhor escolhido em sabedoria que zela pela terra,
o especialista de todos os deuses,
o escolhido em sabedoria,
o senhor de Eridu,
Enki colocou uma alteração da língua em suas bocas.
Tradução feita por Jay Crisostomo no ano de 2019, com base nas pesquisas de C. Mittermayer.
Estas são algumas informações e curiosidades sobre a história do Deus Enki que se encontra bastante presente em diversos mitos e histórias da mitologia Suméria.