Hefesto: deus do fogo e da metalurgia
Hoje iremos falar sobre o Hefesto deus grego do fogo e da metalurgia, conhecido como Ferreiro dos Deuses, era um deus de aparência não tão bela e tinha sua representação por um homem barbudo, sem roupa e coxo.
Muitas vezes aparecia com ferramentas de ferreiro, por isso seus símbolos eram martelo, bigorna de dobrar ferro e um tenaz, que era um tipo de alicate.
Origem e descendência de Hefesto
Filho Zeus, o deus maior e da rainha do pantheon Hera, nasceu coxo e por este motivo foi desprezado por sua mãe, que sentia vergonha de sua deficiência. Em uma das lendas se conta que Hera o jogou para fora do Olimpo, para que não fosse visto por ninguém.
Outra história sobre o motivo de Hefesto ser cocho, é de que Zeus em um surto de raiva o jogou longe causando assim sua deficiência.
Hefesto também teve filhos como o lendário Árdalo, o escultor, Perifetes, um criminoso executado por Teseu, e Pandora, criada a partir do barro.
História de Hefesto
Após sua queda, tenha sido ela causada quando Hera o jogou para fora do Olimpo ou quando Zeus em seus surtos de raiva o jogo longe, foi encontrado pela ninfa do mar, que cuidou dele e o ensinou a trabalhar com metais, e é daí que vem a origem de suas habilidades.
Pela natureza do seu ofício e por ser deus do fogo e do metal, Hefesto vivia e trabalhava em vulcões, ajudado por ciclopes “gigantes com um olho só”.
Devido às suas habilidades, Hefesto é o criador de diversos objetos mágicos como: o arco e flechas de Eros, a cinta de Afrodite, o tridente de Poseidon entre vários outros.
Lendas de Hefesto
Uma curiosidade sobre Hefesto é a Lenda em que conta que quando ele foi novamente aceito no Olimpo e recusou a proposta, recebeu o apoio de Dionísio e assim retornou ao Olimpo com a intenção de vingar-se de sua mãe.
Construiu um trono que quando Hera sentasse, jamais se levantaria e assim colocaria os pais contra a parede e só diria como sua mãe poderia levantar do trono caso eles lhe casassem com a deusa mais bonita do Olimpo e assim eles o fizeram.
Por pedido de Zeus, Hefesto e Afrodite se casaram, porém Afrodite o rejeitou por sua aparência rústica e sem beleza, por isso os dois não tiveram filhos. Afrodite o traía de forma degenerada com deuses e mortais, o mais famoso de seus relacionamentos foi seu envolvimento com Ares, o deus da Guerra.
Cultos a Hefesto
Como todos os deuses, Hefesto tinha seus adoradores que construíram para ele templos. O mais conservado, ainda de pé até hoje, é o templo em Atenas na Grécia erguido em 449 A.C.
Curiosidades
Uma coisa que poucos sabem é que Hefesto também foi apaixonado por Atena, tempos depois, ela também rejeitou o seu amor e por esse motivo, Hefesto pingou sobre a terra uma gota de sua virilidade, fazendo gerar EricTon, a serpente.
Também ligado ao sofrimento de prometeu, foi Hefesto quem o prendeu no Cáucaso e diariamente enviava um corvo para comer seu fígado como castigo dos deuses.
Como vimos, Hefesto teve seus filhos, mas nenhum deles com a sua tão amada Afrodite e nem com seu outro amor Atena.
E esse foi um breve relato sobre quem foi, o que fez e como viveu Hefesto, pois todos nós o conhecemos apenas como o Ferreiro e esquecemos de lembrar que além de ser um dos 12 Olimpianos, teve também sua história dentre todas as outras.
[…] Eros é que o deus faz parte de uma classificação conhecida como Erotes, composta por quatro filhos de Afrodite onde Eros é o principal desses deuses, acompanhado por seus irmãos Anteros, Pothos e Himeros, […]
[…] amada na cultura celta. Essa deusa está ligada ao poder, ao amor e à proteção, bem como às artes da forja, da poesia, da música e da […]
[…] a Cólquida, eles enfrentaram diversos desafios impostos pelo Rei Etes. Porém, foram ajudados por sua filha feiticeira chamada Medeia, a quem Jasão prometeu se […]