Heimdall, o deus vigia dos nove mundos e guardião da Bifrost
A origem de Heimdall é um tanto misteriosa, pois não existem muitas informações em contos e poemas. O poema Heimdalargaldr, escritura onde conta sobre o Deus vigia, foi perdido, restou apenas duas linhas sobre suas mães, confira abaixo:
“Eu sou filho de nove mães,
De nove irmãs eu sou filho.”
Para muitos historiadores as nove mães de Heimdall seriam deusas que representam as ondas e os mares. Para Snorri Sturluson, historiador e escritor do livro de poemas Edda em Prosa, o Deus vigia é um Aesir filho de Odin.
Quais eram as características e atributos de Heimdall?
Heimdall costuma ser descrito como um homem com sua espada chamada Hofund, presa em sua cintura, ou na mão. O Deus vigia também está sempre com a corneta Gjallahorn, pronto para tocá-la quando necessário a deixando perto de sua boca. Heimdall mora em Himinbjorg, traduzido como o castelo dos céus, descrito pelo Deus Odin como um dos locais mais lindos de Asgard no poema Grimnismál.
Heimdall, o Deus vigia possui habilidades que o tornam um excelente guardião para a Bifrost, o vigia possui incrível visão e audição que o faz ver e ouvir a milhares de quilômetros de distância, ele pode enxergar no escuro e ouvir sons imperceptíveis aos ouvidos normais.
De acordo com o Edda em Prosa, o Deus mantém seus ouvidos na fonte de Mimir, o que o faz ouvir tudo nos nove reinos da Yggdrasil.
Outro fato sobre Heimdall, é o de que ele não necessitava dormir muito, o que o permitia estar sempre de guarda em seu posto.
A Bifrost
Heimdall é o responsável por vigiar e guardar a Bifrost, ponte representada por um arco-íris que conecta Asgard com Midgard. Caso houvesse uma invasão, o Deus vigia avisa os outros deuses com sua corneta para se prepararem para a batalha, no entanto Heimdall por ser um guerreiro também estava sempre preparado para lutar caso uma ameaça surgisse.
A história do Deus Heimdall
Heimdall se encontra presente em várias histórias nórdicas, muitas delas com papéis pequenos, como o conto em que o martelo de Thor, Mjölnir, é roubado por um Jotun que só devolveria caso a Deusa Freya se casasse com ele. Nesta história, o Deus vigia é quem dá a ideia de Thor se disfarçar de Freya vestida de noiva para recuperar o Mjölnir.
No entanto, a principal história em que Heimdall participa é a que ele possui o papel de pai das divisões das classes sociais nórdicas. Nesta história, Deus vem para Midgard na forma de um humano chamado Rig, em sua visita, Heimdall ficou nas casas de três famílias, uma pobre, uma de condição de vida média e outra rica.
Em sua estadia nas casas ele passou seus conhecimentos e teve relações com uma mulher em cada uma das casas. Os filhos de Heimdall destas relações seriam os ancestrais dos servos e escravos, camponeses proprietários de terras e da nobreza.
O Deus vigia também possui outras duas histórias importantes com Loki.
O vigia
Heimdall é conhecido como o guardião que nunca sai da sua função de vigia, no entanto nos textos do Edda em Prosa, registram que ele deixava sua posição para festas e comemorações feitas pelos outros deuses. O deus também deixou sua função para estar presente durante o funeral do Deus Baldur, evento onde estava com seu cavalo Gulltop.
A inimizade de Heimdall e Loki
Como mencionado acima, Heimdall, possui histórias com o Loki, mas ao contrário de Thor, com quem tinha uma boa, o guerreiro tinha uma grande inimizade com Loki.
Um dos motivos desta relação entre os dois deuses é contada no poema Húsdrápa, lá conta que Loki roubou Brisingamen, o colar da Deusa Freya, ela pede ajuda a Heimdall para encontrar quem roubou, daí descobrem que foi Loki.
Na sua tentativa de fugir, o Deus da trapaça se transforma em uma foca, no entanto o Deus vigia também se transforma no mesmo animal para perseguir e lutar com Loki conseguindo recuperar o colar de Freya.
Outro momento da inimizade dos dois ocorre no texto de Lokasenna, onde os deuses, menos Thor, estão em uma festa dada pelo Deus Aegir. Em certo momento da festa o trapaceiro começa a ofender os outros deuses, ao ver isso Heimdall manda se calar pois estava embriagado, Loki rapidamente devolve o insulto e o ofende falando que a vida dele era ruim e estava sempre com as calças urinadas por não sair do seu posto de vigia.
O papel de Heimdall no Ragnarok
Durante os eventos do Ragnarok, evento apocalíptico da mitologia nórdica onde aconteceria a morte dos deuses e a devastação da Terra. Heimdall será o primeiro a perceber o início do conflito, onde ele tocará sua corneta para avisar os deuses. Durante a batalha do Ragnarok o Deus vigia também finalmente resolverá sua rixa com Loki, em um combate final onde um matará o outro.
Esta é a história de Heimdall o Deus vigia na mitologia nórdica, ele está presente em diversas mídias, como os filmes e quadrinhos da Marvel já mencionados, animes e até mesmo jogos como por exemplo o MOBA Smite e provavelmente veremos ele em God of war Ragnarok.
[…] possua uma situação trágica no início da sua história, o deus Mímir acaba se tornando uma peça crucial de toda a mitologia nórdica, após sua decapitação. Além […]