Quem foram os heróis gêmeos Maias Hunahpu e Xbalanque?

0

Hoje falaremos sobre quem são os heróis gêmeos Maia, abordar também suas lendas, mitos, nascimento, feitos e várias outras curiosidades sobre as incríveis aventuras que viveram esses dois.

Lendas dos heróis gêmeos Maias:Hunahpu e Xbalanque

A lenda sobre os jovens heróis se inicia ainda na infância de se pai e tio, conta-se que os dois possuíam muitos talentos para a prática de um jogo Maia com bola, contudo isso incomodava muito os deuses do mundo dos mortos, ou seja, os soberanos da morte, que se irritavam muito com o barulho que os dois jovens faziam ao praticar o esporte e por esse motivo chamaram eles até o seu mundo, conhecido por Xibalba.

Lendas dos heróis gêmeos Maias:Hunahpu e Xbalanque
Lendas dos herois. Fonte/Reprodução: original.

Lá passaram por diversas provas realizadas pelos Senhores da morte, tais como: a travessia de rios de sangue e espinhos, a saudação dos deuses por seus nomes, prova essa que eles falharam por saudarem réplicas de madeira dos deuses e por essa falha foram convidados a sentar-se em um banco, o que não sabiam é que esse banco era de fogo e os queimaria, após isso falharam em outros testes, por isso, foram mortos pelos deuses.

Qual mito dos heróis gêmeos Maias Hunahpu e Xbalanque?

Nesse tópico falaremos um pouco mais sobre pontos específicos da história desses heróis, para que possamos conhecer mais a fundo a sua história.

O nascimento

Apesar de já ter sido dado como morto, Hunahpu se envolveu com uma das deusas Maias e dessa relação nasceram os gêmeos heróis conhecidos como: Hunahpu e Xbalanque, que da mesma forma que seu pai e seu tio, eram bons no jogo de bola Maia e também irritavam os senhores do submundo, com o barulho que faziam enquanto jogavam, e por essa razão, também foram chamados para jogar uma partida no submundo.

A visita ao submundo

Tudo que aconteceu com seu pai os jovens usaram como exemplo para não serem enganados, de forma que passaram em todos os testes, um exemplo foi quando foram postos diante dos deuses para saudá-los pelos seus nomes, eles utilizaram o mosquito para saber quais eram deuses reais e quais eram esculturas de madeira, além de claro não aceitaram se sentar no banco que os queimaria.

A morte dos heróis gêmeos

Após terem passado pelo teste, os jovens iniciaram o jogo contra os senhores do submundo e perderam várias partidas, até que finalmente venceram uma. Os deuses não aceitando a derrota ordenaram que os jovens pulassem em um forno, só não esperavam que os jovens teriam um plano.

Então eles pularam, os deuses finalmente os mataram e despejaram a cinza dos heróis no Rio e quando essas cinzas se misturaram as águas do rio, os dois jovens voltaram como peixes, para ser mais específico como bagre e finalmente mais tarde puderam ser restaurados como os heróis que foram sempre.

A vitória final

Passando por tudo isso, finalmente os jovens ganharam diversas habilidades, só os deuses tinham a principal delas, que era considerado um dos maiores poderes, era a capacidade de matar e de ressuscitar outros, de forma que os deuses do mundo dos mortos ficaram extasiados com isso, ao ponto de pedir que aos jovens que fizessem com eles, só não contavam com a malandragem dos heróis, que os mataram, mas nunca os trouxeram de volta conseguindo assim a sua vitória.

Curiosidades históricas de heróis gêmeos

Algumas das curiosidades sobre esses deuses, são que existem versões deles em diversas outras mitologias nativo americanas, outra curiosidade é que eles se tornaram os governantes da terra, receberam essas dádivas dos deuses do céu que os transformaram no sol e na lua. Uma última curiosidade é que com as habilidades que esses jovens adquiriram, eles trouxeram seu pai de volta à vida e o transformaram na divindade do milho.

Nesse texto podemos descobrir várias coisas sobre esses dois jovens heróis na mitologia Maia e também podemos ver a incrível artimanha deles para derrotarem os deuses do submundo, além do fato de terem trazido seu pai de volta à vida na primeira oportunidade que tiveram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.