Héstia: A Deusa grega do fogo e da arquitetura

1

No panteão grego, Héstia é a deusa sagrada do fogo, a protetora dos lares, cidades e patrona das famílias e da arquitetura. Filha mais velha de Cronos e da titânide Reia, a deusa é irmã de Hades, Deméter, Poseidon, Hera e Zeus. É a personificação da vida, domesticidade e da serenidade, admirada por deuses e mortais.

As chamas eternas de Héstia eram associadas ao sol e consideradas divinas para a humanidade, manifestadas na harmonia e na purificação do lar. Conheça as principais características da deusa e sua representação na mitologia.

Quem é a deusa Héstia?

Na mitologia grega, Héstia é uma das doze principais divindades olímpicas, diretamente ligada à proteção das casas e templos. O fogo de Héstia simbolizava a vida, a purificação e a serenidade. Em grego, Héstia significa ‘’a lareira com fogo aceso’’, representando as chamas perpétuas que confortam e protegem.

Por zelar pelos lares e cidades, também estava relacionada à arquitetura e ao estado. Na Grécia Antiga, os peregrinos que chegavam nas cidades ofereciam sacrifícios em honra à Héstia para obter uma visita próspera. 

Na maioria das representações ritualísticas, a deusa dificilmente era associada a uma forma humana. Por outro lado, os gregos conservavam acesas as lareiras no centro dos templos e cidades para materializar o fogo como o aspecto vivo de Héstia e receber suas bênçãos e proteção.

Qual a função de Héstia no panteão grego?

A deusa conquistou o prestígio de Deuses e mortais, mas recusou os cortejos e propostas de Poseidon e Apolo. Héstia fez um juramento de castidade perante Zeus e pediu que a permitisse viver em paz como uma deusa virgem.  Em resposta à renúncia, Zeus lhe concedeu a honra de ser venerada em todos os lares e templos como a patrona das famílias e cidades.

Apesar de ser a menos famosa entre o panteão grego, a primeira oferta de todos os sacrifícios realizados nos lares eram direcionadas à Héstia. Em busca de bençãos e proteção, as famílias ofertavam vinho doce e flores nas celebrações. 

Quais são os símbolos da Héstia?

Héstia é a deusa responsável por proteger e manter a harmonia nos lares, além de ser a detentora da chave do Olimpo. Portanto, seus principais símbolos são o fogo, a lareira e a chaleira, como um lembrete de conforto, paz e zelo que deveriam reinar nos lares.

Quais são os símbolos da Héstia?
Símbolos da Héstia. Fonte/Reprodução: original.

É considerada a mais gentil e pacífica de todos os deuses, associada à vida doméstica e a conservação da ordem. Devido a natureza serena, a deusa jamais esteve envolvida em confrontos com outros deuses.

Na mitologia romana, Héstia é reconhecida como Vasta, a protetora divina dos lares domésticos e coloniais do povo romano. Em representações artísticas, a imagem de Héstia ou Vasta é associada à figura de uma mulher jovem e de expressão serena, vestida com uma túnica e capuz simples.

Como era o culto dedicado à Héstia?

Apesar de ser venerada em toda a Grécia, Héstia não possuía templos dedicados exclusivamente ao seu culto. No entanto, era permitida a adoração a deusa em qualquer templo, independente do deus ao qual fosse relacionado.

Os cultos privados aconteciam nos lares, guiados pelo pai ou mãe de cada família. A celebração envolvia a reunião de todos em volta das lareiras acesas em contemplação ao fogo sagrado da deusa. 

Em Delfos, a chama perpétua era conservada acesa em memória a Héstia. Na maior parte da Grécia Antiga, além da fundação de novas cidades, os povos mantinham a tradição de acender uma grande fogueira em honra a deusa, como um pedido para que protegesse a todos de maus presságios e infortúnios.

Quais as influências de Héstia na cultura pop?

A deusa olimpiana do fogo já apareceu na série animada ”Hercules” (1997), como tia do protagonista Hércules, representada como uma jovem de cabelos vermelhos e aura flamejante. 

Em Percy Jackson e Os Olimpianos, a aclamada série de livros de Rick Riordan, Héstia é representada como uma deusa pacificadora que orienta o protagonista e outros semideuses em diversas ocasiões.

Em algumas versões da Mulher-Maravilha, o laço da verdade é chamado de Laço de Héstia. Além disso, todos os poderes da amazona foram concedidos por Atena, Afrodite, Ártemis, Deméter e Héstia. A deusa do fogo presenteou Diana Prince com uma alma calorosa e a compreensão.

Com a popularidade dos arquétipos de Carl G. Jung, a deusa Héstia é requisitada por aqueles que desejam restaurar a chama interior, assim como a estabilidade, serenidade e foco em questões pessoais.

1 comentário
  1. […] nós vamos falar sobre Deméter, deusa da agricultura e fértil, muito pouco conhecida e não muito falada, embora fosse uma dentre os doze deuses gregos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.