A história do Deus Seth, representação e culto

2

Seth era o Deus egípcio das tempestades e irmão do Deus Osíris. Na mitologia, o Deus Seth ficou conhecido como Deus da violência, do deserto, dos animais e da traição ao longo da história.

Conheça mais da história do Deus Seth, a simbologia por trás dele, sua representação e sobre o culto que o louvava.

O nascimento do Deus Seth

O Deus Seth é filho de Geb e Nut. Segundo as histórias, durante seu nascimento, ele rasgou o ventre de Nut com suas garras, devido ao seu grande poder de destruição.

Seth é dito como a personificação do espírito do mal.

Simbologia

No Livro dos Mortos, o Deus Seth é citado como O Senhor dos Céus do Norte, já que ele é o Deus das tempestades e das alterações climáticas, no entanto, ele é visto também como Deus do caos, do deserto e das terras estrangeiras. Apesar dessas ligações, o Deus Seth possui simbolismos que o fazem representar o sacrifício supremo a favor da justiça.

Simbologia
Qual a simbologia. Fonte/Reprodução: original.

O Deus Seth, no entanto, ainda representa a inveja, o caos e a traição, devido ao fato de ser o assassino do seu irmão, Osíris, o levando a ter a imagem de um Deus mau. Para alguns historiadores, a história do Deus Seth serviu para ensinar aos egípcios os valores de família, justiça e respeito.

Apesar de Seth possuir uma imagem negativa, ele ajudava o Deus Rá contra a serpente Apófis protegendo a proa do barco durante sua passagem ao mundo noturno durante a noite. Isso gerou a noção sobre o equilíbrio entre o bem e o mal e a harmonia do universo.

Os ataques do Deus Seth

Segundo as lendas dos antigos egípcios, o Deus Seth teria atacado e matado seu irmão Osíris para tomar seu trono do Egito. Após assassinar seu irmão, ele se livrou de seu corpo no Rio Nilo. Porém, Ísis achou o corpo de seu marido e o ressuscitou com magia. Seth, outra vez, atacou e matou seu irmão e o cortou em 14 pedaços.

Os pedaços foram espalhados pelo Egito e Ísis, agora, com a ajuda de Hórus, uniu os pedaços de Osíris e o trouxe à vida novamente. Após ser derrotado por Hórus, o Deus Seth ficou reinando no deserto, onde se tornou protetor das caravanas que passavam por ele. Um detalhe importante é que a guerra durou cerca de 80 anos e Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou o castrando.

Essa longa batalha, para alguns, é uma alusão a dois cultos religiosos que se enfrentaram e o vencedor fez o Deus do culto perdedor ganhar a imagem de um Deus ruim.

Representação do Deus Seth

Seth costuma ser retratado como Deus da violência, da destruição, da traição, do caos e da maldade. Descrito com diversas aparências ao longo das histórias egípcias, muitas vezes sendo reproduzido como um ser antropomórfico com partes de animais, como porco, crocodilo, cão, asno e escorpião. Geralmente, o Deus Seth é representado com uma cabeça de animal difícil de ser interpretada, com focinho comprido e orelhas pontudas. Outras vezes, é mostrado com uma cabeça de hipopótamo, que representa perigo para os antigos egípcios.

O culto ao Deus Seth

O Deus Seth era cultuado no Egito desde a pré-história, seu culto teve origem na região do Alto Egito, sendo bastante venerado na área do Delta Oriental.

Como o culto ao Deus Seth era predominante no Alto Egito, a região do Baixo Egito cultuava o Deus Hórus e, em vários períodos, as duas facções entraram em conflito, com os monarcas das regiões adotando os títulos de Seth e Hórus nos períodos de confronto, quando reconciliados, adotavam o título de Seth-Hórus, representando o fim dos embates. Esse fato torna a seguinte teoria plausível: a lenda sobre a batalha dos dois deuses é uma alusão ao confronto dos dois grupos.

Essa é a mitologia do Deus Seth, o significado de sua simbologia, suas principais representações e um pouco sobre o culto que adorava o Deus da tempestade.

2 Comentários
  1. […] E o casal tinha um grande inimigo, o próprio irmão de ambos, Seth, que era considerado uma divindade associada ao mal, o que o levou a matar e esquartejar Osíris sem piedade. Com o sumiço do marido, Ísis […]

  2. Quem foi Bastet?

    […] a deusa também representa a fertilidade, nas ocasiões em que os egípcios desejavam enfatizar esse aspecto, eles a retratavam como uma gata acompanhada de uma ninhada de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.