Hunab Ku: qual a sua história e sua origem?

0

Hunab Ku é um deus, com sua história e origem dentro da cultura Maia. De acordo com o seu nome, ele é considerado como o deus único, assim como nas culturas religiosas com base no cristianismo, na qual se acredita na existência de apenas um deus.

Porém, o povo maia tem a tradição de ser politeísta, que enfatiza a crença em vários deuses. Como agregar um deus único numa cultura que adora vários deuses? Essa questão entenderemos no decorrer deste conteúdo, confira.

O que é Hunab Ku?

Hunab Ku é um dos deuses considerado parte da religiosidade dos Maias, considerado como o principal dentro da cultura desse povo, conforme algumas fontes de pesquisas a respeito do tema.

O que é Hunab Ku
Fonte/Reprodução: original

Ele costuma ser eleito como a fonte de tudo que existe, porém, sem existência de uma representação como a de santos, por exemplo. Hunab Ku simplesmente existe e seu nome se traduz como Deus Único, um símbolo é o que representa o deus.

Qual é a história por trás de Hunab Ku?

Dentre as pesquisas o que encontramos sobre a história desse deus, é que a mesma inicia posterior ao contato dos povos nativos com os missionários franciscanos, que tinham por meta catequizar os povos nativos ao catolicismo, apoiado pela coroa espanhola.

Por esse motivo os missionários criaram maneiras para atuar nessa conversão. Muitas vezes apoiados num sincretismo. Assim parece surgir a história de Hunab Ku com características, nas quais, o intuito era fazer com que os Maias pudessem agregá-lo ao seu panteão de deuses e, ao mesmo tempo, colocá-lo como o principal deus, inserido no povo Maia, a cultura de uma religiosidade pautada no monoteísmo.

Como os Maias veem o Hunab Ku?

Os Maias possuíam uma religiosidade politeísta, a inserção do deus Hunab Ku era uma ação dos missionários, como já abordado, criado praticamente com os mesmos atributos de Deus dentro da religião cristã.

O deus Hunab Ku, como deus único, em sua representatividade é o absoluto de onde o Universo nasceu. Por ser o absoluto, ele é tudo: pausa e movimento, espírito e matéria, caos e silêncio, ao mesmo tempo que não é nada.

Hunab Ku está além do tempo, espaço, forma, características, luz e todas as coisas criadas. Dentre os aspectos do absoluto ressaltam-se três: manifestação, espírito de vida em todos os seres e a matéria nas suas composições (caótica, atômica, seminal, entre outras).

Por que o Hunab Ku é importante para os Maias?

Mesmo sendo inserido no panteão dos deuses da cultura religiosa Maya, o Hunab Ku podia ter essa consideração de ser o deus principal, porém suas devoções, ritos e cultos seguiam voltados aos demais deuses cultuados por esse povo. Para eles Itzamná era o criador de tudo, seu respeito e culto a ele permanecia.

Por que o Hunab Ku é importante para os Maias
Fonte/Reprodução: original

Na verdade, Hunab Ku parece ser mais evidenciado e cultuado nos movimentos “New Age”, que conseguem estabelecer um sentido mais palpável a esse deus dentro desse movimento. Até porque nos estudos comparativos realizados com os outros deuses na cultura religiosa Maia, Hunab Ku não apresenta nenhum tipo de semelhança na história com os demais.

Os outros deuses também possuem representação em forma de imagem ou esculturas, enquanto Hunab Ku não tem o mesmo segmento de representação (A representação de Hunab Ku parece com uma releitura do yin e yang).

Com isso, você conheceu mais sobre a história de Hunab Ku, qual a sua importância para os Maias e como ele marcou um determinado período nessa civilização, durante a tentativa de catequização desse povo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.