Veja qual a importância do Deus Huitzilopochtli e qual sua origem
A cultura Asteca, há muitos séculos perdida, ainda nos deixou tesouros e histórias escondidas, uma delas é a história e toda a mitologia que envolve o deus Huitzilopochtli. Os astecas, como toda sociedade, eram bastante organizados, tinham seus hábitos, sua organização social e claro, suas crenças e religião.
A religião Asteca era de natureza politeísta, ou seja, compreende a existência de diversas divindades em seu panteão e presta culto a deuses diferentes. Essas são as características das religiões politeístas, muito comuns nas culturas antigas mas que ainda existem, como é o caso da religião Hindu.
Seja como for, hoje conheceremos um desses deuses cultuados pelos astecas, o Huitzilopochtli, a divindade do Estado e da Guerra.
Quem foi Huitzilopochtli?
O deus Huitzilopochtli é um deus bastante especial para a cultura e religião asteca. Em primeiro lugar, ele não é um deus que seja compartilhado por outras civilizações da época e da região, sendo uma divindade bastante singular.
E mesmo quando pensamos em deuses que representam Estados inteiros, não temos uma boa gama de divindades com esse arquétipo, fazendo de Huitzilopochtli uma figura bastante peculiar.
Esse deus era representado por um beija-flor, isso acaba também aumentando ainda mais os seus atributos mais específicos e individuais, afinal, um deus beija-flor não é algo que se vê a todo tempo! Além disso, Huitzilopochtli também era o principal deus cultuado na capital do império asteca.
De onde veio Huitzilopochtli?
A origem do deus Huitzilopochtli não está confirmada ao certo pelos pesquisadores e historiadores. Não se sabe muito a respeito do deus asteca, além de que era uma divindade extremamente importante para a cultura antiga e absolutamente importante para a capital do império asteca.
Uma das teorias a respeito do deus Huitzilopochtli é que o mesmo teria sido um herói que a muito morreu, mas que por seus incríveis feitos em campo de batalha e pela sua luta em prol do império acabou sendo alçado para a posição de semideus.
Mas a mitologia religiosa asteca conta que foi o deus Huitzilopochtli que teria apontado a posição no qual foi fundado o império asteca.
Por que Huitzilopochtli é importante para os mexicanos?
Foi Huitzilopochtli quem teria apontado, como comentamos, o caminho para a criação do império asteca. Isso já coloca em uma elevada posição o deus antigo. Ter criado o império junto com o povo asteca e os ancestrais dos mexicanos é algo que sempre contou a favor da importância da divindade e talvez tenha sido exatamente isso que o colocou como personificação divina de todo o império.
Como Huitzilopochtli é representado?
Huitzilopochtli era representado em primeiro lugar como um incrível beija-flor. Essa ave carregava toda sua majestade e beleza. Porém não era raro que o deus também fosse representado como uma águia e como um imenso pássaro e até mesmo como o próprio sol! O deus Huitzilopochtli foi realmente uma figura importantíssima para todo o império asteca e sua personificação.
Qual é a história de Huitzilopochtli?
O deus Huitzilopochtli teria nascido de Coatlicue, divindade que após ter uma pena caída de seu corpo começou a gerar Huitzilopochtli, que foi um deus importante para eventos vindouros que ameaçaram sua mãe.
Seus irmãos acabaram se unindo para assassinar a divindade mãe, porém Coatlicue foi salva graças ao nascimento de Huitzilopochtli, que frustrou o ataque de seus irmãos. As histórias astecas contam que Huitzilopochtli assassinou todos seus irmãos, inclusive sua irmã líder do ataque, se tornando a divindade principal de todos os astecas.