Itzamna: conheça a sua história e o que ele representa

0

Conheça mais sobre Itzamna, um dos deuses da mitologia maia que foi muito importante para a civilização. Assim como as outras civilizações mesoamericanas, os Maias possuíam seu próprio panteão de deuses, entre os membros do panteão está o deus Itzamna. Conheça a seguir mais sobre o deus Itzamna, qual a sua história e papel no panteão dos deuses maias e o que esta divindade representa.

Quem foi Itzamna?

Itzamna é um dos deuses mais importantes dentro do panteão Maia, a divindade é vista como o filho do deus criador, Hunab Ku. O nome Itzamna significa “Casa dos Lagartos”, o deus é conhecido como o senhor dos céus, e senhor do dia e da noite.

Quem foi Itzamna
Fonte/Reprodução: original

Itzamna também era creditado como o deus criador, que teria criado o mundo e as demais entidades, além de ser o inventor das adivinhações e da escrita. Por conta desta versão em que ele é o criador, Itzamna em muita das vezes é descrito como um rei em seu trono regendo os outros deuses.

Qual a sua origem?

Como mencionado, Itzamna é filho do deus Hunab Ku, porém em outras lendas maias, a divindade é apresentada como um herói que ensinou aos Maias as bases da civilização. Os ensinando o cultivo, a escrita, como funciona os calendários e também o uso da medicina.

Além disso, Itzamna também teria os apresentados uma forma de divisão de terras, e também teria estabelecido para eles seus rituais religiosos.

O que representa Itzamna?

Possuindo várias formas de representação, Itzamna é representado em algumas delas com características de lagartos e outros tipos de répteis. Uma de suas principais representações é na forma do pássaro do céu, a ave que vive no topo da árvore do mundo.

Outra representação principal de Itzamna é a sua representação na Terra, nessa forma a divindade é descrita como um velho escriba, com o nariz afilado, e com o rosto fundo. Muitas das representações possuem na cabeça um cocar com um espelho feito de contas no centro da testa.

Qual o seu papel na religião maia?

Itzamna possui o papel de governar o céu e a terra, além disso, a divindade em sua forma de pássaro do céu, conhecida também como Vucub Caquix, é responsável em ligar o céu, a terra e o xibalba (submundo da mitologia maia), uns aos outros.

Por que é considerado um deus importante?

Como já mencionado anteriormente aqui, Itzamna é considerado um deus importante por ser considerado na maioria das lendas como o deus criador do mundo e dos outros deuses. Itzamna também pode ser considerado importante por ter sido o deus responsável por passar aos Maias o conhecimento necessário para eles criarem e desenvolverem a sua civilização.

A divindade também é importante em unir o céu, a terra e o submundo, além de ser também o pai dos quatro deuses que sustentam o céu e representam os quatro pontos cardeais.

Por que é considerado um deus importante
Fonte/Reprodução: original

Em cultos religiosos, os sacerdotes maias costumavam recolher orvalho acreditando ser as lágrimas de Itzamna. A divindade era frequentemente invocada durante diferentes festivais religiosos ao longo do ano, sendo o principal ritual sendo feito no final do ano, onde os sacerdotes pediam ao deus para que ele evitasse desastres naturais no ano que estava para começar.

Itzamna é um dos deuses presentes na mitologia maia que não está relacionado a coisas como morte, guerra e a destruição. Na mitologia asteca, o deus equivalente ao deus Itzamna é o deus conhecido como Tonacatecuhtli.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.