A lenda de kitsune, a raposa na mitologia japonesa!
A raposa na mitologia japonesa é considerada uma divindade. Ela influencia na cultura, literatura e até mesmo na gastronomia japonesa. Vários outros animais são citados, mas nem todos têm a mesma relevância da raposa na mitologia japonesa.
A raposa na mitologia japonesa é conhecida como kitsune, uma raposa mágica que possui 9 caudas. Mas qual a origem dessa lenda? Quais são as histórias dessa lenda e qual a sua importância? Vamos ver mais sobre isso a seguir.
O que é a raposa na mitologia japonesa?
A raposa é um dos animais mais populares e possui uma grande importância na mitologia japonesa. Na mitologia japonesa, a raposa recebe o nome de kitsune, uma criatura poderosa, sábia e imortal. Entre os japoneses a kitsune é um símbolo importante da inteligência.
origens da kitsune
Não dá para ter certeza de onde vem realmente a origem da raposa na mitologia japonesa, já que ela também aparece no folclore chines, coreano e indiano. Mas o certo é que ela é ligada a deuses xintoístas, que representam coisas da natureza.
Porém, alguns estudiosos afirmam que as raposas e o ser humano viviam muito próximos na época do Japão antigo, e a partir daí começaram então a surgir as lendas sobre as raposas.
Quais são algumas das principais características da raposa da mitologia japonesa?
A raposa na mitologia japonesa nasce apenas com uma cauda, e então a cada 100 anos de vida ela ganha uma nova cauda. Ao atingir os 900 anos, a raposa recebe a nona cauda, e então se torna uma semi-deus. Ela também é classificada como Momonoke, que são espíritos animais que possuem a capacidade de se transformarem em humanos.
Papel da raposa da mitologia japonesa
Um dos papéis da raposa na mitologia japonesa é ser mensageira de Inari, uma das deusas do xintoismo. A raposa sempre está presente de alguma forma nos santuários xintoístas, na maioria das vezes em forma de uma estátua de pedra. Além disso, sendo a mitologia a raposa também afasta espíritos malignos.
Diferentes tipos de raposas da mitologia japonesa?
Há dois tipos de raposas na mitologia japonesa: A kitsune e a nogitsune. Enquanto a kitsune é considerada uma deusa e é sempre associada a algo bom, as nogitsunes são vistas como raposas maldosas e trapaceiras.
Quais são os poderes da raposa da mitologia japonesa?
A kitsune possui uma série de poderes como criar ilusões, enlouquecer pessoas, cuspir fogo, possessão e também possui a capacidade de matar. Além disso, as suas caudas também podem gerar fogo e relâmpago.
Quais são algumas das histórias populares sobre a raposa da mitologia japonesa?
Há diversas lendas relacionadas à raposa, uma delas é a lenda de Hazuko. A lenda diz que a raposa tomou a forma de um budista muito sábio, que pregava seus ensinos no tempo. Depois que o budista foi descoberto, ele então desapareceu.
Também há a lenda da esfera de kitsune. Segundo a lenda, se alguém achar a esfera de kitsune, deve devolver a esfera para kitsune, recebendo então um desejo em troca. Se a esfera for destruída, a raposa então morrerá.
Como a nogitsune engana as pessoas?
A nogitsune é a versão má da kitsune. Ela tem o poder de possuir, controlar e criar ilusões. Em algumas lendas, a kitsune aparece disfarçada como uma mulher muito atraente, para enganar e consequentemente fazer alguma trapaça com suas vítimas.
Qual é a importância da raposa da mitologia japonesa na cultura japonesa?
A raposa influencia diversos elementos da cultura japonesa. Seja em animes, livros, pinturas, religião e até na gastronomia, a raposa é sempre citada no Japão. Existe até mesmo um prato especial feito para homenagear a raposa.
Ao analisarmos tudo isso, podemos ver o significado da raposa na mitologia japonesa e como é importante. Se gostou do texto e da curiosidade sobre kitsune, compartilhe com seus amigos.