Kukulkan: quem era o deus serpente?
Conheça oKukulkan, deus serpente adorado pelo povo Yucateca Maia e também adorado por outros povos mesoamericanos com diferentes nomes. Descubra a seguir mais sobre essa divindade, suas associações, representação, poderes e pirâmide construída para ele.
Quem era Kukulkan?
Kukulkan é o deus serpente com plumas, presente em diversas mitologias e religiões do povo mesoamericano, principalmente para os Yucatecas Maias, povo que chamava a divindade pelo nome de Kukulkan.
O deus serpente também era adorado pelos Toltecas e Astecas, que o chamavam de Quetzalcóatl, já os Quiché Maia da Guatemala nomearam como Gucumatz, e também era cultuado como o deus do vento Ehecatl pelo povo Huasteca, que vivia na costa do Golfo.
Em grande parte das religiões e mitologias desses povos, Kukulkan é ligado como o deus criador, divindade dos ventos e das chuvas e em algumas delas como o deus dos elementos.
A quem o deus Kukulkan estava associado?
Kukulkan estava fortemente associado à cidade de Chichen Itza, onde um grande templo foi construído em seu nome e forma de adoração ao deus.
A divindade também está associado ao homem considerado um herói da cultura Yucateca Maia chamado Kukulkan, o herói teria vivido durante o século 10 d.C, e assim como a divindade, o herói também possui sua contraparte presente nos mitos e histórias dos povos Toltecas e Astecas, chamado de Ce Acatl Topiltzin Quetzalcóatl.
Kukulkan e os Yucatecas Maias
Os Yucatecas Maias são um povo que falavam e ainda falam a língua Yucateca, esse povo vive na região da península de Yucatán, localizada na região norte da antiga Mesoamérica.
Os Yucatecas Maias tinham como sua principal divindade Kukulkan, o nome do deus significa serpente emplumada, k’uk’ul (emplumada) e kan (serpente). Para os Maias Kukulkan era a divindade criadora, divindade da chuva, ventos, tempestade e também da vida.
A cobra em toda a região da Mesoamérica se tornou um animal símbolo da vida em cima e embaixo da terra, o que fez o animal ser considerado a conexão entre os humanos e os deuses.
As bocas abertas para os Yucatecas Maias eram cavernas para o submundo e os corpos dos animais nas antigas artes mesoamericanas possuem símbolos celestes pintados neles.
Inclusive as palavras do vocabulário Maia para céu e cobra possuem a mesma pronúncia.
Quais os poderes de Kukulkan?
Kukulkan possui o poder de controlar os ventos e a chuva, criar e dissipar tempestades, poderes curativos e também possui o poder de criar vida. Para alguns povos mesoamericanos a divindade também possui poder sobre os quatro elementos.
Quais as representações de Kukulkan?
Como seu nome já sugere, Kukulkan é representado como uma enorme serpente com plumas presentes ao longo de todo o seu corpo, em algumas representações a divindade também possui asas cobertas de plumas.
Kukulkan também pode ser visto representados com símbolos que representam os quatros elementos, sendo eles, um abutre para o ar, uma espiga de milho para a terra, um peixe para a água e um lagarto para o fogo. Em outras representações a divindade possui uma cabeça humana em sua boca.
Em que país foi construída a pirâmide de Kukulkan?
A pirâmide de Kukulkan, pirâmide construída pelos Maias em forma de adoração à divindade, foi erguida no México, na antiga cidade de Chichen Itza, cidade Maia que ficava na região da península de Yucatán.
Com este texto você conheceu quem é o deus serpente Kukulkan, suas representações, poderes e associações a divindade e outras curiosidades sobre essa divindade da cultura mesoamericana.
[…] Quetzalcoatl é provavelmente o deus mais popular da mitologia Asteca e também o mais conhecido de toda a cultura mesoamericana. Conheça mais sobre o deus Quetzalcoatl, qual sua história, representação e a sua importância dentro da cultura Asteca! […]