Mitologia japonesa Deuses: conheça os principais!
A mitologia japonesa deuses possui um panteão extensivo com vários seres fantásticos que possuem habilidades sobrenaturais e até mesmo contribuíram para a criação e desenvolvimento do mundo. A mitologia japonesa deuses pode não ser tão conhecida quanto outras mitologias, mas sua influência vem se espalhando cada vez mais.
Várias mídias têm adotado e introduzido ainda mais a cultura nipônica ao mundo e, com isso, a influência da mitologia japonesa deuses traz consigo as histórias, ou ao menos a referência dessa mitologia, em desenhos japoneses, jogos e até em filmes. Mas quais são os principais deuses deste panteão?
Izanagi
Izanagi é um deus masculino que, junto de Izanami, a deusa feminina, são os principais personagens da história da mitologia japonesa deuses. Izanagi e Izanami, segundo as histórias, são os responsáveis pela criação das oito ilhas que agora são conhecidas como o Japão.
Izanagi e Izanami, os escolhidos para ser a ponte entre o céu das divindades e a terra, eram casados e de sua união muitos deuses surgiram, até Izanami falecer durante o parto de um de seus filhos. Izanagi tentou alcançá-la nas terras dos mortos chamada Yomi, mas ela não poderia retornar. Após o encontro ele precisou se purificar e ao se lavar novos deuses surgiram.
Izanami
A deusa feminina que na mitologia japonesa deuses é a responsável pela criação dos deuses e junto de Izanagi, criou o Japão. Izanami concebeu diversos deuses até falecer ao dar à luz a Kagutsuchi, a personificação do fogo. Sua morte teve repercussões drásticas no caminho da mitologia japonesa.
O mundo dos mortos, o Yomi, é o lugar que as almas vão para apodrecer para a eternidade, Izanami não foi diferente e de sua carne e pele em decomposição, demônios e criaturas se rastejaram, até mesmo perseguindo Izanagi durante sua visita. Izanami foi a deusa que gerou tanto vida quanto morte.
Amaterasu
A deusa responsável pelo Sol da mitologia japonesa, ela nasceu após Izanagi se purificar depois de sua visita ao Yomi. Nascida do olho esquerdo de Izanagi, Amaterasu é uma deusa que sempre viveu reclusa.
Em uma das histórias da deusa, ela se escondeu do mundo, o que gerou escuridão total e até mesmo desespero para as divindades, uma vez que a luz se esvaiu e nem mesmo essas divindades conseguiam ver nada, os campos definharam e tudo ficou congelado, demonstrando a influência da deusa na natureza e na mitologia japonesa deuses.
Tsukuyomi
Irmão de Amaterasu, o deus Tsukuyomi nasceu do olho direito de Izanagi durante sua purificação. Tsukuyomi é o deus da lua e contraparte de sua irmã, Tsukuyomi estende sua influência até mesmo sendo o nome dado à Lua no Japão.
Uma de suas histórias se dá ao ter matado Ukemochi, a deusa da agricultura, que havia sido enviada por Amaterasu para visitá-lo. Essa morte causou raiva em Amaterasu que jurou nunca o rever, assim o dia e a noite nunca se encontrariam.
Susanoo
O terceiro e último dos irmãos gerados pela purificação de Izanagi, Susanoo é o deus do mar e das tempestades, nascido do nariz do deus Izanagi. Susanoo é um dos deuses mais ativos na mitologia japonesa deuses, uma vez que ele possui diversas histórias e até mesmo aparece em diversas mídias referenciado a algo relacionado a seus poderes.
Sua principal história é sobre ter enfrentado Yamata no Orochi, um monstro com forma de cobra de oito cabeças e oito caudas que atormentava um casal, tendo devorado sete de suas oito filhas. Susanoo observou a fé do casal em sua irmã, Amaterasu, promete os ajudar e derrota essa criatura.
As histórias fantásticas da mitologia japonesa deuses possuem inúmeros personagens, um mais interessante que o outro. Além disso, os mitos japoneses representam como essas divindades se encaixam com a forma que observamos o mundo, como o próprio ciclo da noite e dia, mostrando assim a observação humana na época perante os fenômenos da natureza.