Morpheus: o metamorfo deus dos sonhos

1

Vamos conhecer Morpheus, que segundo a mitologia grega e o deus dos sonhos, filho de Hipnos, deus do sono com Pasífae, deusa da alucinação o que explica as diretrizes de suas habilidades.

Ele era representado como um ser metamorfo, ou seja, que possuía a capacidade de assumir a formas de diversas pessoas diferentes e também um ser alado, pois era retratado como um ser asas grandes , algumas referências dizem que por ele ter tamanhas asas, era capaz de voar pelo mundo inteiro em imensa velocidade.

Origem de Morpheus

Falando sobre sua árvore genealógica vemos que: Caos foi pai de Érebo, que era Deus da escuridão e Nix que era deusa da noite, e eles criaram Tânatos, Deus da morte e Hipnos, deus do sono e logo após Hipnos gerou Morpheu.

Morpheus nasceu da união de Hipnos que como citado acima era o deus do sono e Pasífae, deusa da alucinação. Na verdade, foram 3 irmãos, porém Morpheus foi o mais conhecido por conta de suas habilidades. 

Origem de Morpheus
Saiba qual a origem de Morpheus. Fonte/Reprodução: original.

Mas seus irmãos não foram deixados de fora, Ícelo também conhecido como Fobetor o portador de pesadelos que tinha a habilidade de assumir a forma de monstros e animais e Fântaso tinha habilidade de assumir a forma de seres estranho, inanimados e surreais, como portas e estátuas.

Assim como a história de vários outros deuses gregos, a história de Morpheus também está representada na obra de metamorfoses de Ovídio, o poeta grego que o descreve como um deus muito bom em imitar a figura humana em suas aparições.

A capacidade de se transformar já está avisada em seu próprio nome, pois no grego a palavra morphe significa construtor de formas ou moldador. Seu nome também deu origem a várias palavras de diversos idiomas, incluindo o português que por exemplo tem metamorfose, morfina e morfologia que vem de morfeu.

Habilidades de Morpheus

Morfeu tinha duas habilidades principais: a de se transformar em várias pessoas diferentes e também a de transitar nos sonhos dos mortais. Ele também conseguia dar forma aos sonhos, habilidade essa que ele muito utilizava para conseguir se transformar em entes queridos.

Devido a isso foi muito utilizado pelos outros deuses gregos para que enviasse mensagens, pois ele conseguia facilmente se comunicar com os mortais nos sonhos, conseguindo também passar informações tranquilamente. Outros deuses que também estavam atrelados aos sonhos eram Ícelo e Fântaso, que por sua vez eram seus irmãos.

Curiosidades

Existem algumas expressões bem famosas relacionadas ao nome de morfeu como “cair nos braços de morfeu” e “estar nos braços de morfeu” que podemos usar quando queremos dizer que alguém está tendo um bom sono, aquele sono pesado.

Outra curiosidade de Morpheu é que na língua portuguesa a partir de seu nome é que vem a palavra morfina, que é aquele analgésico que se usa em hospitais para diminuir dores e provocar o sono.

Uma última curiosidade é que o deus morfeu foi fulminado por zeus, por ceder informações excessivas dos deuses para os humanos através de sonhos.  E essas são algumas das informações sobre o metamorfo e deus morpheus em sua trajetória como mensageiro alado dos deuses, sua origem, feitos e habilidades.

1 comentário
  1. […] Nix e Hemera trazem a representação de um certo equilíbrio na árvore genealógica dos deuses, pois os pais de Hemera representam o escuro, as trevas e a noite, enquanto a filha representa o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.