Surpreendido: O Namekujira é o Yōkai do Folclore Japonês!
O Namekujira é um yōkai, que é uma criatura do folclore japonês. O nome significa uma portmanteau de slug e baleia, sendo sua aparência descrita como um grande slug de cor avermelhada-marrom com uma longa faixa correndo ao longo de suas costas, além de seu corpo ser coberto com manchas pretas. Vivem em jardins e se comportam como qualquer caracol comum, porém seu tamanho é o que o torna estranho. Deixam trilhas de muco enormes e prateadas de até 100 hiro, quase 182 metros. O nome é uma brincadeira de palavras, combinando namekuji (slug) e kujira (baleia). A lenda também contém outra brincadeira de palavras, onde há um prato feito de intestinos de baleia chamado kujira no hyakuhiro, que significa literalmente “100 hiro de baleia”, devido a grande comprimento dos intestinos destes. Portanto, enquanto kujira no hyakuhiro faz referência a uma deliciosa refeição, namekujira no hyakuhiro é apenas uma trilha de muco de 182 metros. Esta lenda é descrita no Kujirazashi shinagawa baori, um livro cômico do período Edo, que contém vários tipos de yōkais baseados em palavras.
Namekujira
Características | Informações |
---|---|
Aparência | Cor avermelhada-marrom, com uma longa faixa ao longo de suas costas, e pontos pretos na cabeça e pescoço. |
Comportamento | Vivem em jardins e se comportam como lesmas comuns, exceto pelo tamanho. |
Tipo de criatura | Yōkai |
Mitologia | Japonesa |
Religião | Não aplicável |
Elemento | Água |
Outras informações | O nome é uma junção das palavras namekuji (lesma) e kujira (baleia). |
Capítulo 1: O Mistério da Origem
O lendário Namekujira deu origem a grandes boatos e lendas que passavam de geração para geração entre os habitantes do Japão. Descrevendo-se como um gigantesco caracol de cor avermelhada-marrom que deixava trilhas imensas de um muco prateado, o mistério desta fera fascinava todos que o ouviam.
Para os mais aventureiros, o Namekuvira era uma caçada saudável, pois podia oferecer aos caçadores a oportunidade de obterem uma carne de sabor único de seus entranhas. Mas para as crianças e os mais velhos, era apenas um personagem folclórico que habitava os templos das noites calmas.
Onde poderia ter vindo esta lenda de um enorme caracol? Porque ao longo de séculos e décadas, ela resistia ao tempo? O mistério contido na origem desta nobre criatura permanecia uma das maiores questões da história do Japão.
Capítulo 2: Os Registros Inesperados
O primeiro registro oficial do aparecimento do Namekujira veio de uma obra do século XVIII: o Kujirazashi Shinagawa Baori. Descrição a lenda desta criatura foi contada por suas palavras poéticas, que conectavam a ideia de uma refeição deliciosa comparada a esta única trilha do muco.
A lenda sobre o Namekujira, assim como muitas outras, foi encontrada na biblioteca de um antigo templo, e então compartilhada entre os habitantes do Japão. Embora todos soubessem da grandeza deste grande caracol, eles nunca conseguiram descobrir seu paradeiro.
Capítulo 3: O Grandioso Regresso
Após décadas de espera, o Namekujira finalmente retornou a suas terras natais. Um dia, nenhum menos que a véspera de uma festa de primavera, a criatura foi avistada no jardim de um mosteiro. Logo, a notícia se espalhou por todos os cantos, trazendo consigo o espanto e a alegria dos seus habitantes.
Os aldeões e os aventureiros se prepararam para a grande dia, pois poderiam finalmente encontrar e ter a oportunidade de descobrir mais desta lenda.
Capítulo 4: A Caçada Final
Os aventureiros correram para a presença da criatura, cada um se armando com uma arma peculiar que pudesse servir para a caçada. Por outro lado, os aldeões se juntavam a eles para acompanhar a tão longa perseguição. Enquanto isso, o Namekujira deixava espalhados por suas trilhas imensas sua muco prateado.
Após horas de caçada, eles conseguiram capturá-lo, e com sua captura todo o mistério sobre esta criatura foi revelado. O Namekujira não era mais um objeto de lenda, mas sim uma criatura real e encantadora que habitava no jardim de um mosteiro. E assim, a história desta lenda foi contada.
A Lenda do Namekujira
Origem da Lenda
A lenda do Namekujira é originária do folclore japonês, e é descrita no Kujirazashi shinagawa baori, um livro cômico do período Edo.
O que é Namekujira?
Namekujira é um yōkai, uma criatura mítica do folclore japonês. Significa uma portmanteau de slug e baleia, e sua aparência é descrita como um grande slug de cor avermelhada-marrom com uma longa faixa correndo ao longo de suas costas, além de seu corpo ser coberto com manchas pretas. O nome é uma brincadeira de palavras, combinando namekuji (lesma) e kujira (baleia).
Características de Namekujira
Namekujira é conhecido por suas trilhas de muco enormes e prateadas, que podem chegar até 100 hiro, quase 182 metros. Isso criou outra brincadeira de palavras, onde há um prato feito de intestinos de baleia chamado kujira no hyakuhiro, que significa literalmente “100 hiro de baleia”, devido a grande comprimento dos intestinos destes. Enquanto kujira no hyakuhiro faz referência a uma deliciosa refeição, namekujira no hyakuhiro é apenas uma trilha de muco de 182 metros.
Significado e Significado Simbólico
A lenda do Namekujira é um lembrete de que nem tudo é o que parece. Por trás de uma aparência comum pode existir algo muito mais misterioso e poético. Senão veja, uma simples trilha de muco pode ser vista como a marca de um yōkai lendário. Além disso, a lenda também é um lembrete de que não devemos julgar as aparências ou as coisas que não entendemos a princípio.
O que é o Namekujira?
Namekujira é um yōkai, que é uma criatura do folclore japonês. O nome significa uma portmanteau de slug e baleia, sendo sua aparência descrita como um grande slug de cor avermelhada-marrom com uma longa faixa correndo ao longo de suas costas, além de seu corpo ser coberto com manchas pretas.
Onde o Namekujira vive?
Vivem em jardins e se comportam como qualquer caracol comum.
Qual é o tamanho do Namekujira?
O Namekujira tem um tamanho grande, o que o torna estranho. Deixam trilhas de muco enormes e prateadas de até 100 hiro, quase 182 metros.
Quais são as origens do nome do Namekujira?
O nome é uma brincadeira de palavras, combinando namekuji (slug) e kujira (baleia). A lenda também contém outra brincadeira de palavras, onde há um prato feito de intestinos de baleia chamado kujira no hyakuhiro, que significa literalmente “100 hiro de baleia”, devido a grande comprimento dos intestinos destes. Portanto, enquanto kujira no hyakuhiro faz referência a uma deliciosa refeição, namekujira no hyakuhiro é apenas uma trilha de muco de 182 metros.
Qual é a lenda do Namekujira?
A lenda do Namekujira é descrita no Kujirazashi shinagawa baori, um livro cômico do período Edo, que contém vários tipos de yōkais baseados em palavras.
O Namekujira é uma criatura mítica?
Sim, o Namekujira é uma criatura mítica do folclore japonês.
Qual é a linguagem usada na lenda do Namekujira?
A lenda do Namekujira é escrita com uma linguagem misteriosa, poética e mística, em Português do Brasil (PT-BR).