Os óreas: conheça os deuses que são montanhas na mitologia grega!
Oi pessoal, hoje viemos falar sobre os Óreas (ou Oúreas né), que são os deuses das montanhas! Na cultura grega, era muito comum atribuir elementos da natureza como deuses, assim como o vento e outras criaturas da natureza. Confira abaixo nosso pequeno texto sobre estas divindades não muito conhecidas dos mitos gregos!
Quem eram os óreas?
Os óreas eram considerados deuses das montanhas, filhos de Gaia (que era a própria Terra) e não tinham um pai. Os óreas eram os irmãos de um deus grego chamado Urano, que representa o céu, e Ponto que representava o mar.
Os gregos acreditavam que havia um deus que era responsável por cada montanha e por cada parte da terra.
Quais são os óreas mais famosos?
Como na Grécia existem várias montanhas, haviam também vários deuses óreas, por isso, listamos abaixo alguns deles e sua respectiva montanha:
- Atos: Era considerado na mitologia grega como a grande montanha da Trácia. É importante notar que a própria montanha era considerada como um deus.
- Cilene: Cilene era a montanha da Arcádia, que foi o local onde Hermes nasceu.
- Citerão: Era um grupo de montanhas localizado no centro da Grécia, na Beócia.
- Dicte: É uma famosa montanha localizada na ilha de Creta e foi onde Zeus nasceu.
- Etna: É uma montanha vulcânica localizada na ilha da Silícia
- Hemo e Ródope: São duas montanhas que estão localizadas na região da Trácia, consideradas deuses gregos.
- Hélicon: Uma montanha da Beócia também e que entrou em competição com Citéron.
- Ida: Localizadas na ilha de Creta. São duas montanhas que ficam uma em Creta e outra na Troia.
- Nisa: Uma montanha localizada na Beócia também. Na mitologia grega há relatos que essa montanha é quem criou Dionísio.
- Olimpo: O local onde todos os deuses da mitologia grega surgiram. Considerada uma das montanhas mais altas de toda a Grécia. Fica localizada na região da Tessália.
- Ótris: Uma das montanhas usadas pelos titãs na Titanomaquia (a guerra dos titãs) e está localizada em Malis, no sul da Tessália.
- Parnes: É uma grande montanha da Beócia
- Parnaso: Uma montanha que fica no bem no centro da Grécia, que foi consagrada a Apolo. Era a morada das musas.
- Tmolos: Uma montanha que fica em Lídia, na Anatólia.
Essas foram alguns dos óreas mais famosos.
História dos óreas
Na mitologia grega, conhecemos inicialmente os deuses primordiais, chamados de Protogenoi, e os deuses rústicos, chamados também de Daimones (espíritos).
No início da criação do mundo, de acordo com a mitologia grega, cada montanha teria o seu próprio lugar e um deus. Os óreas são alguns dos filhos de Gaia, sem um pai, nasceram ao todo dez óreas.
Qual o simbolismo das montanhas?
As montanhas são conhecidas ao longo da história como locais sagrados de meditação ou de manifestações sobrenaturais. Em todas as culturas, é possível ver que as montanhas possuem uma conotação espiritual, devido ao fato de serem altas, elevadas e apontarem para o céu.
Na cultura grega, as montanhas possuem a mesma importância que os deuses, consideradas elas mesmas como deuses antigos e locais de manifestação para outras divindades.
Há diversos contos na mitologia grega que falam a respeito de deuses das montanhas, e tem uma montanha específica que possui um papel fundamental, o Olimpo, lar dos deuses mais icônicos.
Podemos perceber que, ao estudarmos um pouco sobre a mitologia grega, conseguimos melhorar nossa percepção sobre como a população grega enxergava a realidade naquela época.
Os mitos servem para explicar aquilo que não conseguimos compreender com nossa própria razão, e por isso, vários mitos eram criados de modo a fornecer algum tipo de explicação.
Contudo, hoje em dia, os mitos possuem outro benefício que é o de nos ajudar a refletir sobre a nossa vida e nossas ações. Muitos deuses se deram mal por tomar atitudes precipitadas, como no mito sobre a caixa de Pandora.
Se você gostaria de saber mais sobre a mitologia grega, continue a acompanhar nossos artigos por aqui!
[…] dos personagens mais famosos da mitologia, Jasão era filho do rei de Lolcos, mas que teve seu direito de governar tirado, por conta do seu […]
[…] que a origem dos deuses primordiais seja bastante popular, ainda assim a guerra dos titãs é uma das histórias gregas mais […]