Quais os poderes dos deuses gregos e suas características?
Os soberanos que assumiram o poder após a queda dos titãs segundo a mitologia, deuses que influenciam direta ou indiretamente heróis, histórias e personagens. Além de serem responsáveis pelas forças da natureza, os deuses gregos também conseguem interferir na vida dos humanos, seja para o bem ou para o mal.
Mas quais realmente são os poderes dos deuses gregos?
Zeus, o deus do trovão
O rei dos deuses, o líder do olimpo é o mais poderoso e possuía igual sabedoria e imprevisibilidade em suas ações. Casado com Hera, teve muitos filhos deuses do panteão, mas também teve outros com humanas e até mesmo deusas, frutos da sua infidelidade.
Entre suas capacidades se encontram a mais notória de lançar raios, mas também a de controlar chuvas, transformar a si mesmo e outros em diferentes formas.
Hera, a deusa da maternidade
A esposa de Zeus e rainha dos deuses, tinha uma grande presença aconselhando outros deuses. Muito relacionado à fertilidade e a partos, era considerada protetora das mulheres. Algumas características de seus poderes vieram de episódios de ciúmes e invejas pelas traições de Zeus, como manipular a mente de Hércules ao ponto da loucura, causando a morte de sua esposa e filhos.
Poseidon, o deus dos mares
O protetor dos mares e senhor das tempestades, Poseidon é irmão de Zeus, e muitos daqueles que embarcaram em viagens pelas águas rezavam a ele por sua proteção. Capaz de controlar a vida marinha, criar tempestades e inundações. Também era capaz de mudar sua forma.
Atena, a deusa da sabedoria
Associada a justiça, artes, sabedoria e guerra, Palas Atena tinha enorme capacidade como uma deusa guerreira. Era forte e capaz em combate, além de seu senso de justiça e equilíbrio, entre seus poderes ela era capaz de ficar invisível e também de mudar a si e a outros de forma.
Ares, o deus da guerra
Filho de Zeus e Hera, Ares nasceu da inveja que a mãe tinha da proximidade de Zeus e Atena.
Um deus muito agressivo, capaz de matar mortais com um grito, causar sentimentos de agressividade em combatentes e até reanimar corpos.
Hefesto, o deus do fogo
O deus da metalurgia, conseguia realizar incríveis criações através da sua técnica com o fogo. Foi ele o criador do tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e o cinturão de Afrodite.
Afrodite, deusa do amor
A deusa da sexualidade e da beleza, era casada com Hefesto, mas possuía casos de amor com vários outros deuses, o que causava muito ciúmes em Hefesto. Suas capacidades de gerar sedução e até amor eram suas especialidades, e com cinturão feito por Hefesto, era capaz de persuadir outros.
Apolo, deus do Sol
Irmão gêmeo de Ártemis, foi desde cedo capaz com arco e flecha. Por sua ligação ao Sol, era considerado protetor das colheitas e dos rebanhos. Além de suas habilidades com o arco, também tinha poderes curativos e capacidade de proteger os enfermos.
Ártemis, deusa da Lua
A contraparte de Apolo, a deusa da caça e da castidade, era considerada além de uma hábil caçadora com arco e flecha, também influenciando na vida selvagem e na proteção da natureza. Ártemis tinha poderes como controlar a natureza, transformar-se em animais, capacidade de realizar curas e visão noturna.
Deméter, a deusa da fertilidade
A deusa grega do cultivo e da agricultura, Deméter teve um papel fundamental na produção de trigo e milho dos humanos. Conseguia controlar as estações do ano, assim como controlar plantas.
Dioniso, o deus do vinho
O deus das festas aprendeu ainda novo a produção de vinho, como plantar e criar seu próprio vinho. Também é relacionado a fecundidade e o teatro. Capaz de criar efeitos poderosos, Dionísio foi o único deus aceito no olimpo filho de uma mortal, fruto de um caso de Zeus e da mortal Sêmele.
Hermes, o mensageiro dos deuses
O deus protetor das viagens, Hermes era um deus menos sério, tendo realizado atos de descontração desde jovem como criar a sua sandália mágica e criado também a lira, o instrumento musical foi dado a Apolo após uma das pegadinhas de Hermes causarem a fúria de seu irmão. Era o deus que guiava as almas ao submundo controlado por Hades, mas também era conhecido como deus da sorte e comércio. Entre suas capacidades se encontrava sua incrível velocidade e sua perspicácia.
A grande variedade no panteão sempre permitiu uma grande variedade de seres extraordinários, e as grandes quantidades de poderes dos deuses gregos tem um grande influência vinda desses deuses, de suas personalidades, instáveis ou equilibradas, calmas ou em chamas e isso afetou nas histórias por trás de muitas lendas e histórias em que eles tiveram participação.
[…] os acontecimentos envolvendo o Deus do deserto, Ísis se exilou para criar o Deus Hórus e fugir da fúria de Seth. Ela decidiu se exilar nos […]
[…] deusa da mitologia persa que representa a fonte celeste da água no planeta, sendo responsável por cuidar das chuvas, lagos, rios, cachoeiras e mares da […]
[…] deus Brahma originou os outros deuses, mas também possui uma família. De acordo com as histórias antigas, esse deus tirou um pedaço […]
[…] Hércules é um semideus, filho do deus Júpiter com uma humana chamada Alcmena. […]
[…] recebido pelos Aesir durante o conflito como um sinal de trégua entre os diferentes clãs de deuses. Njord, então, passou a viver em uma casa à beira do mar em Asgard. Além de casado com Skadi, o […]
[…] que há muitas armas dos deuses gregos, por isso vamos mostrar as principais e a quem cada uma delas pertence, […]