Quem é a deusa Anahita e qual sua origem?
Assim como diversas civilizações antigas, os persas também possuíam sua própria mitologia e divindades, um desses deuses era a deusa Anahita. Conheça neste artigo mais sobre Anahita, sua origem, poderes e símbolos ligados a esta divindade.
Quem era Anahita?
Anahita é a deusa da mitologia persa que representa a fonte celeste da água no planeta, sendo responsável por cuidar das chuvas, lagos, rios, cachoeiras e mares da terra.
Além de ser a representação dos atributos físicos e metafóricos da água, Anahita também era tida como a deusa do amor, sendo a divindade responsável pela criação da vida e patrona da reprodução. A Deusa também está ligada à noite, a lua e as estrelas.
Qual a origem de Anahita?
É acreditado que a deusa Anahita tem sua origem da antiga religião politeísta dos persas, também conhecidos como indo-iranianos ou arianos. A deusa tinha papel de grande importância nessa religião devido a sua ligação com o Rio Celestial, de onde corria toda a água do mundo.
Qual a história de Anahita?
A história de Anahita se inicia na Babilônia, onde seus primeiros cultos foram registrados, fundindo a religião dos babilônicos com a dos indo-iranianos. A deusa esteve presente na religião de diversos povos da Ásia e Oriente Médio ao longo de milênios. Até mesmo quando o Zoroastrismo se tornou a principal religião da Pérsia e dos países da região.
No período do Zoroastrismo, Anahita passou a ser considerada um avatar do Rio Celestial no qual o deus Ahura Mazda utilizou para criar os rios e mares da Terra. Mesmo após o Zoroastrismo perder seu posto de principal religião para o islamismo na região e com muitos templos se tornarem mesquitas, alguns templos de Anahita foram mantidos pelo Imperador Artazezes II em seu período de regência durante os anos de 404 à 358 A.C.
Quais os poderes de Anahita?
Além de ser a responsável pela criação dos rios e mares, Anahita também é a responsável pela fertilidade, criação da vida e reprodução. A divindade possui a habilidade de purificar o sêmen, fortalecer o útero e também abençoar o leite materno. A deusa também era conhecida por proteger os guerreiros e trazer para eles vitórias em guerra.
Por que a sua imagem é comparada com a de um leão?
Uma das representações e símbolos de Anahita era sua carruagem puxada por leões. Essa ligação com com os animais provavelmente foram os responsáveis pela deusa ganhar o título de divindade da guerra, sendo vista como protetora, forte, guerreira e feroz igual a uma leoa.
Apesar da provável ligação de sua imagem de deusa da guerra por conta de seus leões, os felinos de Anahita eram descritos como calmos e que bebiam água em uma tigela debaixo da carruagem da divindade.
Por que a Anahita era adorada?
Anahita era muito adorada por ser representada como uma deusa benevolente aos humanos e a responsável por glórias. Muitos reis eram coroados nos templos da deusa por suas rainhas para conseguir a bênção e proteção da divindade, além de fertilidade e harmonia ao seu reinado.
Como mencionado antes, a deusa também era adorada e louvada por guerreiros, que faziam rituais e sacrifícios a Anahita em troca de proteção e sucesso nas batalhas que participavam.
Esta é a história da deusa Anahita e como a divindade teve grande importância nas religiões do Oriente Médio e Ásia ao longo de muitos anos.
[…] mesmo possuindo diversas histórias relatando sua origem, todas elas mostram Guan Yin sendo representada como a deusa da misericórdia e da compaixão, duas […]
[…] deus Ahura Mazda também é conhecido como o defensor da ordem, fonte de conhecimento, deus benfeitor e destruidor […]