Quem é a deusa Guan Yin e quais suas histórias e culto?

0

Estando presente em várias culturas orientais, especialmente no taoísmo, a deusa Guan Yin possui diversas histórias, inclusive sobre sua origem, que se assemelha muito com outras personalidades de outras religiões.

No território chinês, a divindade possui uma popularidade única e fascinante, e o fato do local não possuir uma religião oficial, torna o culto ao seu redor ainda mais interessante.

Embora seja muito conhecida no oriente, a deusa Guan Yin ainda é desconhecida para o grande público no ocidente, então aqui trazemos algumas das principais histórias e detalhes sobre a divindade.

Qual a origem da deusa Guan Yin?

As curiosidades em relação a deusa Guan Yin já se iniciam na sua própria origem, que não possui uma versão que seja, de fato, oficial. A divindade possui diversas analogias e histórias as quais são atribuídas a sua origem e muitos acreditam que as primeiras dessas histórias surgiram durante a Dinastia Song na China, entre os anos de 960 e 1270.

Qual a origem da deusa Guan Yin?
Como foi a origem da deusa. Fonte/Reprodução; original.

A mais comum aponta para sua evolução dentro de um templo budista, após ser expulsa por seu pai de casa para seguir a religião, dentro da qual alcançou a elevação necessária para atingir o Nirvana.

O que ela representa?

Contudo, mesmo possuindo diversas histórias relatando sua origem, todas elas mostram Guan Yin sendo representada como a deusa da misericórdia e da compaixão, duas características muito presentes em religiões como o budismo e, até mesmo, o cristianismo.

Como é descrita a deusa Guan Yin?

A deusa Guan Yin costuma ser descrita como uma mulher envolta de um manto branco e que é vista de pé sobre um pedestal formado por uma flor de lótus. Em suas mãos, há um ramo de salgueiro e um vaso de água pura.

Graças a essa representação, a divindade é considerada por muitos dos seus fiéis como protetora dos marítimos, viajantes e agricultores.

Histórias da deusa Guan Yin

Como dito antes, a deusa Guan Yin possui diversas histórias, sobretudo em relação a sua origem. Inclusive, todas elas acabam sendo lembradas até hoje devido aos vários fiéis da deusa que se dividem, cada grupo crendo em uma dessas lendas.

Uma das principais versões dessas histórias diz que a origem da deusa vem da princesa Miao Shan, que foi exilada pelo seu pai após ela demonstrar o desejo de praticar o budismo. Anos depois, estando mortalmente doente, o então rei buscou auxílio de um monge, que se provou sendo sua filha transformada.

Outra história aponta que Guan Yin foi, em vida, uma budista que ganhou ascensão ao Nirvana após a morte. Contudo, antes de entrar no Paraíso, ela ouviu um grito de angústia na terra, e abdicou do seu presente, mas conseguiu a imortalidade no coração daqueles que sofrem.

Porém, a história mais curiosa dentre estas tem origem nas Filipinas, onde a deusa costuma ser comparada com a Virgem Maria, devido a grande influência do catolicismo espanhol no país, que também deu a divindade diversos aspectos de madona.

O culto a deusa Guan Yin

Especialmente na China, a deusa Guan Yin possui diversos fiéis, sobretudo mulheres. O templo principal da deusa fica localizado na ilha de Putuoshan, no arquipélago de Chusan, na costa de Zhejiang, que fica próxima à capital chinesa, Shanghai. O local supostamente é onde a divindade viveu por cerca de 9 anos, reinando como a Rainha dos Mares do Sul.

Além disso, como dito anteriormente, nos vários templos dedicados a deusa, existem diversas representações, sendo estas diferentes encarnações ou manifestações da mesma.

Com uma mensagem simples, mas extremamente importante para todo o budismo, a deusa Guan Yin, independente de qual seja a sua representação, exerce um papel de grande destaque em uma das principais religiões de origem no oriente. Além disso, com seus ensinamentos e histórias, nós mesmos podemos refletir sobre muitas questões nas quais nos sobram julgamentos mas faltam o principal, compaixão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.