Quem é Inanna e qual a sua origem?

0

A Inanna é uma deusa equivalente à Afrodite aos povos da Mesopotâmia, uma vez que a sua imagem sempre está ligada a fertilidade e ao amor. Além disso, ela é simbolizada com a estrela de oito pontas, leão, roseta e um pombo. A sua mitologia está associada ao enfrentar a sua irmã mais velha, onde o mundo parou de ter vida sexual e parou de gerar novos seres humanos.

Assim, Inana se tornou um símbolo feminino no período em que os deuses da região, que hoje é conhecida pelo Oriente Médio, era dominada por homens poderosos. A seguir, vamos contar um pouco da história de Inanna.

Quem é Inanna?

Tradicional deusa da Mesopotâmia, hoje Iraque, ela é considerada a deusa do amor, no qual também é ligada ao erotismo, fecundidade e fertilidade. Nascida em 2 de janeiro, muitos a comparam com a deusa Afrodite, na Grécia.

Quem é Inanna
Fonte/Reprodução: original

Por mais que tenha origem na Suméria, ela era bastante devota na cidade de Ur, entre os anos de 4000 a.C. a 3100 a.C. Posteriormente, os babilônicos começaram a endeusar. Também é conhecida pelos amantes da mitologia das primeiras civilizações como Istar, que vamos explicar o porquê logo abaixo.

De onde ela veio?

Ela, inicialmente, foi cultuada pelos sumérios, mas depois recebeu adoração entres os acadianos, babilônios e assírios, que transformou o seu nome em Istar. Alguns especialistas na mitologia da Mesopotâmia, diz que as deusas Inanna e Istar eram diferentes, mas durante reinado de Sargão de Acádia, onde liderou a região por quase 60 anos, as transformou em uma pessoa só.

A origem do seu nome é “Senhora do Céu” ou também pela alcunha de “Rainha do Céu”, uma vez que ela é filha de Anu, o deus mais poderoso dos sumérios.

Qual o seu papel na mitologia?

Uma de suas histórias mais conhecidas foi quando ela entrou no submundo comandando por Eresquigal. Vestiu as melhores roupas, joias de lápis-lazúli e maquiagem. Após ameaçar o porteiro de morte, ela conseguiu entrar nos portões, onde ficou nua ao encontrar sua irmã.

Com raiva, ela começa a brigar com a irmã, que por sua vez solicitou que o servo Nantar jogasse 60 doenças contra ela. Neste momento, o mundo para de ter atividade sexual e os outros deuses, o Papuscal e Ea, vendo o desequilíbrio que fora ocasionado, procurou uma solução: criar um deus andrógeno chamado Asusunamir para ir ao submundo.

Lá, ele enfrentaria Eresquigal e iria pedir a água da vida para resgatar a Inanna. Após borrifar, ela retorna a vida e volta para a Terra com as suas vestes.

Por enfrentar pessoas poderosas, a Inanna também é considerada a deusa da justiça e do poder econômico. Além disso, ela ficou conhecida por se vingar com os seus amantes e também ter um papel dominante no relacionamento, que explicaremos mais na frente sobre o assunto.

Como é representada?

Inanna é representada por um leão, pombo, uma estrela de oito pontos, e o planeta Vênus é uma referência para a deusa. Em algumas imagens, a deusa tem asas e pés de pombos.

Qual o seu simbolismo?

O seu simbolismo é associada a figura feminina por ser bastante cultuada por uma mitologia dominada por homens, virando um momento feminista. Também é uma referência a cultura BSDM, principalmente o ato da dominatrix.

Qual o seu simbolismo
Fonte/Reprodução: original

Assim, você conheceu mais sobre a deusa Inanna e como ela era importante para religião da Mesopotâmia. Se tem curiosidade sobre outros deuses e outras mitologias, continue navegando em nosso site para conferir nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.