Quem são os Deuses do Olimpo?
Você já teve a curiosidade de saber quem são os deuses do Olimpo? Também conhecidos como deuses olímpicos, eles são deuses que formam o panteão grego. São as principais divindades gregas de toda a história.
Quantos são os Deuses do Olimpo?
O topo da hierarquia divina consistia em doze deuses, que moravam no Monte Olimpo em um palácio enorme, a cerca de 3.000 metros de altitude acima da Grécia, em sua mitologia afirmam que o portão era feito de nuvens. Os principais deuses eram: Zeus, Hera, Poseidon, Apolo, Atena Hefesto, Ares, Afrodite, Ártemis, Deméter, Hermes e Dionísio. Existiam outros deuses que os serviam.
Quais são os Deuses do Olimpo?
Como já conheceram os nomes dos deuses do Olimpo, a seguir contarei um pouco e de cada um.
Zeus
O mais poderoso deus de todo o Olimpo, controlava a justiça e ordem, governante e rei dos deuses, pela sua autoridade suprema entre os deuses eles o chamavam Pai dos deuses. Quando Zeus ficava bravo ele causava imensos estragos na Terra com seus rais, totalmente imprevisível, mas era muito justo, prudente e sábio.
O significado de Zeus quer dizer brilho ou céu. Os poderes dele eram: transformar humanos em animais, se transformar em animais, imitar vozes, controlar o tempo, chuva e raios. Zeus possuía símbolos como águia, trovão ou raio, correspondente a Júpiter na mitologia romana.
Hera
A deusa da maternidade, protetora das esposas e do casamento. Como uma personagem extremamente forte na mitologia grega, ela era a rainha dos deuses. Hera se casou com Zeus e começou a ter uma representatividade no Olimpo, começou a ser conselheira entre os deuses. Um dos símbolos de Hera é a romã, uma associação a fertilidade. Com personalidade vingativa, em alguns casos até ataques de raiva por conta das traições de Zeus, matou algumas das amantes apenas pelos surtos vingativos.
O significado de Hera quer dizer heroína e protetora. Os poderes dela eram: manipulação, destruição e instinto assassino. Hera possuía símbolos como romã, pavão, vaca, trono e coroa de ouro, correspondente a Juno na mitologia romana.
Poseidon
O rei de todos os mares, o consideravam deus de todos os oceanos, dos lagos e das tempestades. Para garantir uma viagem de mares calmos e sem surpresas, então vários navegantes rezavam para Poseidon. Quando Poseidon ficava bravo ele provocava terremotos, turbulências e caos com seu tridente, naufragando vários barcos. Existia uma rixa entre Atena e Poseidon, eles disputavam a região Ática, que hoje é conhecida como Atenas. Atena prometeu sabedoria e criou uma oliveira, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte com água salgada e um cavalo, então, a escolheram Atena como patrona da região.
O significado de Poseidon quer dizer senhor da água. Os poderes dele eram: causar terremotos, tempestades, inundações, controle de animais aquáticos, mudar de forma e teleporte. Poseidon possuía símbolos como golfinhos e tridente, correspondente a Netuno na mitologia romana.
Atena
Uma deusa guerreira, justiceira e sábia, ela era conhecida como Palas Atena, considerada a deusa da sabedoria, da guerra mitológica grega e das artes. Totalmente equilibrada e estratégica nas batalhas, protetora de cidadelas e totalmente contrária dos outros deuses como Ares, ela compreendia que as guerras eram conquistas políticas e sociais e não apenas brutalidades. Atena conquistou a posição de uma das filhas favoritas de Zeus.
O significado de Atena quer dizer louvor aguçado. Os poderes dela eram: se transformar em animais ou transformar as pessoas em animais, invisibilidade, força e velocidade. Atena possuía símbolos como equipamentos de guerra como escudo, lança, capacetes, uma oliveira e coruja, correspondente a Minerva na mitologia romana.
Ares
O deus vingativo e violento, deus das guerras. Ares era filho de Hera e Zeus, segundo a mitologia ele nasceu do desejo e inveja da mãe, ela odiava a maneira que Zeus era próximo da meia-irmã dele a Atena.
Ares continha um hábito muito agressivo, nada voltado a justiça e muito impulsivo, ele amava estar nas guerras mais sanguinárias, essa era sua diversão, a irmã dele tentava amenizar as atitudes de Ares.
O deus menos adorado do Olimpo, nada tolerado por Zeus, ele era sempre banido por suas atitudes e sempre era recebido de volta pelos deuses.
O significado de Ares quer dizer violência. Os poderes dele eram: reanimação de cadáveres, provocar sentimentos agressivos nas pessoas dentro e fora das guerras e matar qualquer mortal com um grito. Ares possuía símbolos como lança, forma de cão, armadura, capacete e espada, correspondente a Marte na mitologia romana.
Deméter
A deusa da colheira, da agricultura, fertilidade e terra cultivada, Deméter continha um papel fundamental para o cultivo do trigo e milho para os seres humanos. Deméter se envolveu em um conflito com Hades que roubou sua filha com a permissão de Zeus, Deméter recuperou sua filha, mas para isso ela quase provocou o fim do mundo, paralisou todas as estações do ano.
O significado de Deméter quer dizer mãe da terra. Os poderes dela eram: controlar a colheita, as plantas, controlar as estações de acordo com seu humor. Deméter possuía símbolos como coroa de espigas de milho, forma de serpente e tocha, correspondente a Ceres na mitologia romana.
Apolo
O deus Sol, o patrono das artes, o deus da beleza e um dos principais deuses do Olimpo. Ele era considerado o deus que influenciava na proteção de rebanhos e nas colheitas, por conta da sua ligação com o Sol.
Apolo era o deus que afastava o mal por ter poderes que protegia as pessoas de enfermidades, poderes medicinais. Com apenas um ano Apolo salvou a vida de sua mãe, ele matou o Píton um monstro dragão-fêmea que Hera enviou por ciúmes e por inveja. Desde esse dia Apolo ficou considerado o mestre na arte do arco-flecha.
O significado de Apolo quer dizer espírito do calor. Os poderes dele eram: adivinhação, proteger as atividades agrícolas e germinar à terra. Apolo possuía símbolos como arco-flecha, golfinho, cisnes, e coroa de louros ou loureiro, correspondente a Apolo na mitologia romana.
Ártemis
A deusa da lua, gêmea de Apolo. Ela era vista como a deusa dos animais, da caça, fertilidade, vegetação e castidade. Ela era excepcional com o arco-flecha, possuía um espírito de caçador, por mais que fosse conhecida como deusa devota à castidade, ela era associada à fertilidade, sempre concedia proteção para as mulheres durante o parto.
Por ser devota à castidade ela obrigou suas ninfas ao mesmo, se contrariada, ela mataria com facilidade qualquer um que tivesse a ousadia de provocá-la.
O significado de Ártemis quer dizer a brilhante. Os poderes dela eram: controlar forças da natureza, se transformar em animais e outros também, visão noturna, proteção e cura. Ártemis possuía símbolos como cão de caça, arco-flecha e veado, correspondente a Diana na mitologia romana.
Hefesto
O deus do fogo, dos ferreiros, escultores, metais e metalurgia. Com a ajuda de gigantes de um olho só e ciclopes ele trabalhava em vulcões, produziu o tridente de Poseidon, o cinturão de Afrodite e as flechas de Apolo. Quando nasceu ele era manco, então sua mãe Hera preferiu matá-lo, jogou seu filho de um penhasco e Hefesto sobreviveu e acabou curado por Tétis, a ninfa do mar que ensinou Hefesto a mexer com objetos de ferreiro. Ao voltar para o Olimpo ele prendeu sua mãe em um trono e só aceitou soltar ela, quando conseguiu concretizar seu casamento com Afrodite.
O significado de Hefesto quer dizer pôr fogo em, ou acender. Os poderes dele eram: fazer qualquer coisa no ramo da metalurgia. Hefesto possuía símbolos como alicate, bigorna, machado e martelo, correspondente a Vulcano na mitologia romana.
Afrodite
A deusa do amor, beleza e sexualidade ela era encantadora. De acordo com um escritor grego, Afrodite nasceu das espumas do mar. Ela continha um cinturão mágico feito por Hefesto, ele podia encantar qualquer pessoa a tornava sedutora, tinha um poder de persuasão gigantesco.
Afrodite era casada com Hefesto através de um casamento arranjado, porém ela era apaixonada por Ares e outros deuses, Poseidon e Dionísio.
O significado de Afrodite quer dizer espuma do mar. Os poderes dela eram: amor, persuasão, encantamento e sedução. Afrodite possuía símbolos como maçã, pomba, pássaro, cinturão mágico e cupidos, correspondente de Vênus na mitologia romana.
Hermes
O deus mensageiro, da riqueza, sorte e comércio. Também era visto como o deus do esporte, astrologia e astronomia, ele era protetor de todas as viagens e guiava todos os mortos para o submundo do deus Hades. Hermes era o guardião da passagem para o submundo.
Ele era um deus malandro e muito brincalhão e usava isso tanto para o bem quanto o mal. Em seu nascimento ele conseguiu furtar Apolo, seu irmão, criou sandálias mágicas e a lira, um instrumento musical.
O significado de Hermes quer dizer marcador de fronteira. Os poderes dele eram: proteção de viajantes, velocidade e agilidade. Hermes possuía símbolos como açafrão, lebre, sandálias mágicas e bastão com serpentes e asas, correspondente a Mercúrio na mitologia romana.
Dionísio
O deus da fecundidade, alegria, natureza, ciclos vitais, teatro, festas e vinho. Em várias pinturas e estátuas Dionísio está segurando uma taça de vinho ou cacho de uvas, algumas vezes mostra embriagues.
Na descoberta de cultivo de uvas e na produção de vinho, Dionísio se tornou o deus das festas. Ele perdeu sua mãe Sêmele no parto, mais uma das vítimas de Hera, e ele teve que ser protegido devido à perseguição doentia dela.
O significado de Dionísio quer dizer dia e noite ou espírito das águas. Os poderes dele eram: produção de seu próprio vinho, agilidade e diversão. Dionísio possuía símbolos como manto da pele de leão, cacho de uvas, cálice e vinho, correspondente a Baco na mitologia romana.
[…] poder, mas apesar de sua representação tem muito apreço pela justiça. Ela mereceu o seu lugar no monte Olimpo depois de ajudar Zeus na luta contra os titãs. Bia não é tão conhecida como seus irmãos e os […]