Saiba qual a origem do Deus Quetzalcoatl
Quetzalcoatl é provavelmente o deus mais popular da mitologia Asteca e também o mais conhecido de toda a cultura mesoamericana. Conheça mais sobre o deus Quetzalcoatl, qual sua história, representação e a sua importância dentro da cultura Asteca!
Quem foi Quetzalcoatl?
Quetzalcoatl é um deus mesoamericano adorado pelos povos astecas durante o período pré-colombiano. Na maioria das suas lendas, Quetzalcoatl é tido como um dos deuses criadores do mundo e o responsável pela criação das barreiras entre o céu e a terra, em algumas versões o deus é o responsável em quebrar essas barreiras.
Na documentação arqueológica religiosa, essa divindade tem a aparência de uma enorme serpente voadora com asas e plumas em todo o seu corpo.
Qual a história de Quetzalcoatl?
Sendo descrito como um deus do vento, Quetzalcoatl na maioria dos mitos é filho dos deuses Xochiquetzal e Mixcoatl, estando entre os maiores deuses do panteão asteca e sendo considerado um dos deuses criadores.
Quetzalcoatl teria criado o mundo junto com os deuses Xipe Totec Tezcatlipoca e Huitzilopochtli, na qual nessa versão dos mitos estes três deuses seriam irmãos do deus serpente, e Quetzalcoatl seria o responsável por ter criado os humanos.
Outras histórias contam que Quetzalcoatl teria sido um um guerreiro e herói asteca cujas ações foram tão influentes para a civilização asteca que a mesma passou a adorá-lo como um deus.
Qual a importância de Quetzalcoatl?
A divindade era importante para os povos astecas pois, além de ser o criador da vida humana, Quetzalcoatl também era o responsável pela criação do calendário, patrono da metalurgia, além do deus protetor da arte, paz e sabedoria. A divindade também possuía o papel de patrono dos sacerdotes, ensinamentos e também do conhecimento.
Como já dito antes, o deus Quetzalcoatl também era o responsável entre as fronteiras do céu e a terra, seja as destruindo ou as criando.
Toda essa influência do deus em diversas áreas faziam com que o deus Quetzalcoatl fosse bastante importante e presente durante o cotidiano dos povos astecas.
Qual o significado do nome Quetzalcoatl?
O nome Quetzalcoatl pode ser traduzido para “A serpente emplumada”. O nome da divindade vem da junção de duas palavras do antigo dialeto Nahua, a palavra “Quetzalli”, cujo significado seria “pluma verde preciosa”, com a palavra cóatl, que significa “serpente”.
Seu nome faz referência à imagem na qual o deus é descrito, como já mencionada.
Por que Quetzalcoatl é considerado um deus?
Quetzalcoatl é considerado um deus por ser o filho de um dos deuses primordiais e uma das divindades responsáveis pela criação do mundo — principalmente por ter criado os seres humanos.
Já a versão histórica de Quetzalcoatl que existe nos registros astecas, como já dito, ele passou a ser considerado um deus devido suas ações e ensinamentos passado para seu povo, o fazendo receber um lugar entre os deuses no panteão asteca.
Atualmente o deus Quetzalcoatl é bastante representado em diferentes tipos de mídias. Por exemplo, o deus é um personagem jogável no jogo Smite. No filme Godzilla vs Kong são apresentadas criaturas na Terra oca que possuem a sua aparência baseada no deus serpente.
Outra curiosidade é que a espécie de dinossauro conhecida como Quetzalcoatlus possui este nome em homenagem ao deus asteca. Em paralelo, a divindade maia equivalente ao Quetzalcoatl seria o deus Kukulkan, cujo nome também significa serpente emplumada.