Semi deuses nórdicos: confira alguns deles!
Na mitologia nórdica, os semi deuses nórdicos são tão proeminentes quanto em outras mitologias, como a grega, por exemplo. Cheios de características únicas, essas figuras lendárias desempenham papéis importantes junto ao Ragnarok.
Sendo meio deuses e meio mortais, os semi deuses nórdicos estão sujeitos à velhice e, posteriormente, à morte. No entanto, possuem poderes especiais que os diferencia dos demais mortais e que os caracteriza dentro de suas lendas.
Embora não seja muito conhecida, a mitologia nórdica, bem como seus semi deuses, é repleta de histórias ricas e muito interessantes originárias dos países nórdicos com o objetivo de explicar a origem do mundo como o conhecemos. Venha conhecer alguns deles!
Principais Semi Deuses nórdicos
A mitologia nórdica, adotada na era dos povos vikings, possuía na sua cultura pagã uma série de semideuses poderosos que, com suas habilidades, desempenhavam funções para o bom relacionamento entre o mundo dos homens e dos deuses.
Entre deuses e gigantes, os semi deuses nórdicos, eram responsáveis por executar funções importantes para que o mundo e a sua relação junto às divindades e outras criaturas adversárias estivessem em harmonia. Com isso, os semideuses mais conhecidos da mitologia incluem:
Skadi
Filha do gigante Thiazi, Skadi é uma figura poderosa, sendo associada como deusa da caça, da neve e das montanhas. Ela é representada com a figura de uma esquiadora armada de arco e flechas e roupas de pele.
Heimdall
Entre os semi deuses nórdicos, Heimdal, filho de Odin e mais 9 mães, é considerado o mais brilhante, pois possui dentes de ouro e cavalga em um cavalo de crina dourada. Seu trabalho é guardar Asgard, morada celeste dos deuses.
Freyr e Freyja
Irmãos gêmeos filhos de Njord, são os semi deuses nórdicos mais ligados à natureza, como a agricultura, a colheita e a fertilidade. São responsáveis pelo crescimento da vegetação e são representados com muita beleza.
Freyr montado em seu cavalo, possui uma espada mágica. Enquanto sua irmã, Freyja, é casada com Odur, que provoca seu choro diário de lágrimas de ouro para guiar a carruagem do dia pelos céus.
Thor
Representado empunhando um martelo – o poderoso Mjolnir -, e com poderes associados aos trovões, o filho de Odin e da gigante Jord é o mais popular dos semi deuses nórdicos. Protetor da Terra, é famoso por matar muitos gigantes que ameaçam os humanos.
Papel dos Semi Deuses após o ragnarok
O Ragnarok é um evento cataclísmico onde ocorre uma batalha entre os deuses e gigante resultante no colapso do mundo, destruindo-o e provocando a morte de muitos deuses e posteriormente ao ocorrido a regeneração da existência.
Acredita-se que o papel dos semi deuses nórdicos tenha a ver com a continuação da linhagem divina, assumindo novos papéis importantes antes desempenhados pelos deuses mortos no Ragnarok formando assim uma nova ordem de deuses.
Por que os Semi Deuses nórdicos são pouco conhecidos?
Existem algumas razões pelas quais os semi deuses nórdicos não são tão conhecidos, uma delas é que a mitologia se concentra mais nos deuses principais e outras criaturas místicas como gigantes, elfos e anões.
Outra questão é a escassez de narrativas da mitologia nórdica, ao contrário de outras mitologias, como a grega, por exemplo, que possui muitas histórias a respeito do seu semi deuses. A mitologia nórdica deixa menos espaço para eles.
Em nosso site Divindades – Lendas e Histórias da Mitologia, você encontra muitas informações a respeito da mitologia nórdica, entre outras mitologias como a japonesa, grega entre outras. Acesse e conheça mais sobre o assunto conosco. Criaturas e deuses mitológicos, bem como suas narrativas e os seus feitos entre a humanidade você passa a conhecer através do nosso conteúdo!