Shamash, o Deus do Sol, associado a verdade e justiça

0

O grande e poderoso deus do sol, Shamash, era um dos principais deuses mesopotâmicos (sumérios), ele que carregava o sol em sua carruagem, observando a humanidade e a julgando como bem entedia. 

Abaixo, saberemos mais sobre o deus mais brilhante dos tempos antigos, antes mesmo do Egito. 

Quem foi Shamash, o Deus do Sol?

Shamash é filho dos deuses Sin/Nanna (lua) e Ningal. Shamash era justo e sábio, durante o dia, ia do Oriente ao ocidente julgando as ações da humanidade abaixo, já durante a noite, viajava pelo submundo, que era guardado por homens escorpiões, também julgando e decidindo o destino dos mortos.

Quem foi Shamash, o Deus do Sol?
Cilindro do Deus Shamash. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Shamash não pensava muito antes de julgar, ele decidia rápido o que fazer, causava nas pessoas mortais um senso de fazer a coisa certa, pois se sabia que Shamash estava de olho em tudo o que você fazia, mesmo enquanto tentava buscar descanso morto.

Era tão bem-visto que o próprio Hamurabi se inspirou nele para criar Os Códigos de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas.

A Família de Samash 

Samash era irmão de Ishtar, deusa mãe poderosa e adorada por povos semitas. Sua esposa era Aya (deusa da juventude), com ela teve 4 filhos:

  •  Giru (fogo);
  • Kittum (verdade);
  • Mesharum (justiça);
  • Nusku (luz).

Cada um com sua importância e significado importantes para a sociedade mortal.

Como era representado o Deus Shamash?

Samash era representado segurando uma adaga curva, com a qual fazia seus julgamentos de forma certeira e sábia, pois sabia ter de ser rápido, sem tempo para parar muito. No mundo dos mortos, onde passava a noite, ele julgava com o auxílio de uma lança.

Em seus ombros, havia raios de sol forjados em suas vestes, era tido também como alguém duro e ríspido, sempre sério e imponente. Era o deus mais venerado da Mesopotâmia e seus fiéis o veneravam ao nascer do sol, pedindo um dia bom, seja numa viagem ou até na fazenda para um bom trabalho agrário.

Na Babilônia, era representado por um disco solar, com uma estrela de quatro pontas no centro. Samash, ou Samas, significa Sol, e essa palavra passou para o hebraico “semes” e arabe “sams”.

Havia algum templo para Samash?

O construtor do templo mais famoso para Samash fo Nabucodonosor, tinha erguido um grande e imponente templo, porém ele durou pouco porque não tinha anexado nas fundações antigas. Então, após 45 anos, a estátua de Samash foi retirada do templo pelo sucessor Nabonido, e levada para uma nova moradia, onde ficou por muitos anos.

Shamash na Epopeia de Gilgamesh

Gilgamesh recebe a missão de matar um monstro chamado Humbaba, que era um gigante e monstruoso demônio. Em sua viagem, Gilgamesh ora todas as manhãs em direção ao sol do Oriente para Samash, para que a viagem seja segura e pacífica. 

Gilgamesh então sonha com Samash o ensinando artes de batalha e como derrotar o Humbaba, e então é na luta contra o monstro que Samash apoia Gilgamesh e esse derrota Humbaba, Samash então aparece e presenteia Gilgamesh com três armas, as quais ele usará por toda a vida.

Samash, o deus Sol, era importante, pois ele foi responsável por botar moral na humanidade julgando-a todos os dias, era obrigação dele dizer o que cada um ser mortal na Terra merecia ou desmereceu, a humanidade era vigiada o dia todo. Fosse como fosse, Samash era um juiz justo e sábio, esteja você vivo ou morto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.