Descubra os Mistérios de Susano-wo, o Deus Japonês do Submundo!
Susano-wo é o Deus do Submundo na mitologia japonesa. Ele nasceu da secreção nasal de Izanagi, o que não foi um bom começo. Susano-wo tinha o hábito de se comportar como um pestinha, especialmente com sua irmã Amaterasu. Ela nasceu do olho esquerdo de Izanagi, provavelmente limpando uma lágrima após espirrar. Amaterasu foi dada o sol, Tsukiyomi a lua e Susano-wo foi dado o oceano, que ele rejeitou. Ele então discutiu com sua irmã dizendo que aquele que pudesse produzir mais deuses imediatamente deveria ter o mais poder. Ele arrebatou os grãos de fertilidade dela, mordeu-os e cuspiu cinco deuses, gritando “eu ganhei”. Amaterasu alegou que, como os grãos eram dela, os deuses também eram.
Isso causou à Susano-wo infinitas birras, correndo por todo o mundo e jogando coisas por todos os lados. Ele acabou atirando um cavalo descarnado no telhado da sala de costura de Amaterasu, o que a assustou tanto que ela correu e se escondeu em uma caverna, o que causou um grande tumulto, pois o sol não podia brilhar novamente até que ela fosse persuadida a sair. Susano-wo então foi expulso do céu e vagou pela Terra até encontrar um velho casal chorando copiosamente. Ele perguntou o que estava acontecendo e eles disseram que estavam prestes a serem visitados por um dragão de oito cabeças. Susano-wo então se apaixonou pela filha deles, mudou-a em um pente e o colocou em seu cabelo para mantê-la fora de perigo. Em seguida, encheu oito tigelas com vinho de arroz dentro de uma paliçada que ele construiu, que tinha oito buracos. O dragão veio farejando seu caminho e encontrou o vinho bem escondido, achando que era seu dia de sorte. Oito cabeças passaram pelos buracos, oito línguas lamberam, oito cérebros ficaram embriagados e toda a cidade do dragão caiu em um sono profundo. Então Susano-wo entrou com uma espada e cortou o dragão em pedaços. Algo caiu da cauda do dragão com um clang – era uma espada chamada Kusanagi. Susano-wo acabou tornando-se o governante de Izumo, parando apenas para criar algumas florestas cênicas a partir dos pelos de seu nariz. A partir de então, ele sempre manteve seu nariz limpo.
Susano-wo
Características | Descrição |
---|---|
Aparência | Não tem descrição de aparência |
Comportamento | Prone a comportamentos infantis, como arremessar objetos e ter ataques de raiva |
Tipo de Criatura | Deus |
Mitologia | Shinto (Japão) |
Religião | Shinto |
Elemento Relacionado | Oceano |
Outras Informações | Susano-wo criou alguns bosques a partir dos pêlos que caíram de seu nariz. Possui a espada Kusanagi, que é um símbolo da família real japonesa. |
Capítulo 1 – Izanagi e Izanami
Tudo começou a partir do casamento de Izanagi e Izanami. Izanagi era o deus do Céu e Izanami era a deusa da Terra, ambos no meio das nuvens brancas e verdes do céu que faziam parte da ilha mitológica do Japão. Eles se nasceram para crescerem juntos e casar. No dia de bodas de Izanagi e Izanami, o céu se iluminou com o brilho dos seus sorrisos. O casal então decidiu que, juntos, eles iriam criar os lendários deuses Nippon-koku.
No alto dos céus, Izanagi e Izanami se uniram e do seu amor divino nasceram três deuses – Amaterasu, Tsukiyomi e Susano-wo. Amaterasu nasceu do olho esquerdo de Izanagi, enquanto Tsukiyomi foi gerado do olho direito e Susano-wo vieram à luz da secreção nasal de Izanagi.
Capítulo 2 – A disputa entre Amaterasu e Susano-wo
Susano-wo era um deus travesso, que gostava de aprontar com Amaterasu. Um dia, ele desafiou sua irmã para ver quem criaria mais deuses. Embora ambos tivessem grandes índices de sucesso, foi Susano-wo que acabou criando nove deuses, três a mais do que a irmã. Amaterasu ficou tão impressionada com a habilidade de seu irmão que concordou em que ele tinha direito à mais poder.
No entanto, Susano-wo ainda tinha algo em mente. Ele arrebatou os grãos de fertilidade de sua irmã e mordeu e cuspiu cinco deuses, gritando “Eu ganhei”. Amaterasu então alegou que, como os grãos eram seu, os deuses também eram. Isso causou à Susano-wo infinitas birras e destruindo tudo o que via. Isso aterrorizou Amaterasu, que se escondeu em uma caverna. Como resultado, o sol deixou de brilhar e Susano-wo foi expulso dos céus.
Capítulo 3 – O Dragão de Oito Cabeças
Após ser expulso do céu, Susano-wo começou a vagar pela Terra, até que encontrou um velho casal chorando copiosamente. Susano-wo perguntou o que estava acontecendo e eles disseram que eles estavam prestes a serem visitados por um dragão de oito cabeças. Para evitar que o dragão encontrasse a filha do casal, Susano-wo mudou-a em um pente e o colocou em seu cabelo para mantê-la safe.
Susano-wo então encheu oito tigelas com vinho de arroz e escondeu-as dentro de uma paliçada com oito buracos. Quando o dragão finalmente chegou, ele farejou seu caminho até o vinho e passou seu caminho com oito cabeças, lambendo-o e ao final de cada um dos oito buracos, ficou embriagado. O dragão caiu em um profundo sono, e Susano-wo entrou com uma espada e cortou-o em pedaços.
Capítulo 4 – O Nascimento de Kusanagi
Enquanto Susano-wo estava cortando o dragão em pedaços, algo caiu de sua cauda com um clang. Era uma espada mágica chamada Kusanagi. Com ela, Susano-wo acabou governando o reino de Izumo, e só parava para criar algumas florestas cênicas a partir dos pelos de seu nariz. Agora que ele tinha a espada Kusanagi, Susano-wo estava pronto para qualquer tipo de desafio.
A partir de então, Susano-wo sempre manteve seu nariz limpo, e sua presença tornou-se sinônimo de amizade, respeito e bondade. Ele usou a espada Kusanagi para salvar muitos reinos, e para isso ele passou a ser chamado de “Kami Osada”, ou “aquele que encheu de satisfação o mundo”. Assim acaba a lenda de Susano-wo, o Deus do Submundo.
A Lenda de Susano-wo: O Deus do Submundo
Susano-wo é uma lenda mística que vem das profundezas da mitologia japonesa. Ele é o Deus do Submundo, irmão gêmeo de Amaterasu, Deusa do Sol, e Tsukiyomi, Deus da Lua.
O Nascimento de Susano-wo
Susano-wo foi gerado da secreção nasal de Izanagi, o que não foi um bom começo. Seu nascimento foi seguido pouco depois pelo de sua irmã Amaterasu, que nasceu do olho esquerdo de Izanagi.
Uma Disputa entre Irmãos
Susano-wo e Amaterasu disputaram entre si para decidir quem seria o mais poderoso, e quem receberia o maior domínio. Para resolver a disputa, Susano-wo mordeu os grãos de fertilidade de Amaterasu e cuspiu cinco deuses, gritando “eu ganhei”. Amaterasu alegou que, como os grãos eram dela, os deuses também eram.
A Birra de Susano-wo
A discórdia entre os irmãos foi seguida por uma série de birras e comportamentos infantis por parte de Susano-wo. Ele começou a arremessar objetos em todos os lados e, finalmente, arremessou um cavalo descarnado no telhado da sala de costura de Amaterasu. Isso assustou tanto Amaterasu que ela correu e se escondeu em uma caverna, o que causou um grande tumulto, pois o sol não podia brilhar novamente até que ela fosse persuadida a sair. Por causa disso, Susano-wo foi expulso do céu.
A Luta de Susano-wo com o Dragão de Oito Cabeças
Enquanto vagava pela Terra, Susano-wo encontrou um velho casal chorando copiosamente. Eles disseram que estavam prestes a serem visitados por um dragão de oito cabeças. Susano-wo então se apaixonou pela filha deles, mudou-a em um pente e o colocou em seu cabelo para mantê-la fora de perigo. Em seguida, encheu oito tigelas com vinho de arroz dentro de uma paliçada que ele construiu, que tinha oito buracos. O dragão veio farejando seu caminho e encontrou o vinho bem escondido, achando que era seu dia de sorte. Oito cabeças passaram pelos buracos, oito línguas lamberam, oito cérebros ficaram embriagados e toda a cidade do dragão caiu em um sono profundo. Então Susano-wo entrou com uma espada e cortou o dragão em pedaços. Algo caiu da cauda do dragão com um clang – era uma espada chamada Kusanagi.
Susano-wo, o Governante de Izumo
Depois de vencer o dragão, Susano-wo tornou-se o governante de Izumo. Ele ficou conhecido por criar algumas florestas cênicas a partir dos pêlos de seu nariz. Também é mencionado que ele possui a espada Kusanagi, que é um símbolo da família real japonesa.
O que é Susano-wo?
Susano-wo é o Deus do Submundo na mitologia japonesa. Ele nasceu da secreção nasal de Izanagi, a partir da qual também nasceram os outros deuses, entre eles Amaterasu, a deusa do sol.
Por que Susano-wo se comportava como um pestinha?
Susano-wo tinha o hábito de se comportar como um pestinha, especialmente com sua irmã Amaterasu. Ele discutiu com ela ao alegar que aquele que pudesse produzir mais deuses imediatamente deveria ter o mais poder.
O que aconteceu depois que ele discutiu com Amaterasu?
A discórdia entre eles resultou em Susano-wo infinitas birras, correndo por todo o mundo e jogando coisas por todos os lados. Ele acabou atirando um cavalo descarnado no telhado da sala de costura de Amaterasu, o que a assustou tanto que ela correu e se escondeu em uma caverna, o que causou um grande tumulto, pois o sol não podia brilhar novamente até que ela fosse persuadida a sair.
Onde Susano-wo foi expulso?
Susano-wo foi expulso do céu e vagou pela Terra até encontrar um velho casal chorando copiosamente.
Como Susano-wo salvou o velho casal?
Ele mudou a filha do casal em um pente e o colocou em seu cabelo para mantê-la fora de perigo. Em seguida, ele encheu oito tigelas com vinho de arroz dentro de uma paliçada que ele construiu, que tinha oito buracos. O dragão veio farejando seu caminho e encontrou o vinho bem escondido, achando que era seu dia de sorte. Oito cabeças passaram pelos buracos, oito línguas lamberam, oito cérebros ficaram embriagados e toda a cidade do dragão caiu em um sono profundo. Então Susano-wo entrou com uma espada e cortou o dragão em pedaços.
O que Susano-wo encontrou na cauda do dragão?
Algo caiu da cauda do dragão com um clang – era uma espada chamada Kusanagi.
O que Susano-wo fez depois de derrotar o dragão?
Susano-wo acabou tornando-se o governante de Izumo, parando apenas para criar algumas florestas cênicas a partir dos pelos de seu nariz.