Tudo sobre a deusa hindu Parvati!
Neste conteúdo vamos falar sobre mais uma deusa hindu, Parvati. Conhecida como a deusa do amor e do casamento. Também é considerada a deusa mãe ou mãe divina do hinduísmo. Se quiser saber mais, continue com a leitura!
Quem é a deusa Parvati?
A deusa Parvati é uma das rainhas consortes de Shiva, cujo amor está entrelaçado em todas as suas vidas, já que a esposa anterior do deus da destruição era uma de suas reencarnações e com ele teve dois filhos: Ganesha e Kartikeya.
A deusa Parvati representa o poder feminino e a unidade entre homem e mulher. Pelo seu lado mais gentil e maternal, a deusa Parvati é a deusa do amor e do casamento, razão pela qual seus devotos a procuram para resolver problemas amorosos.
Qual é a história da deusa Parvati?
Tudo começou quando Himalaia, o deus das montanhas e sua esposa Mena rezaram com veemência e devoção para a deusa Shakti que se comoveu com suas preces e decidiu descer do céu para se tornar a filha do casal, ao nascer, ela recebeu o nome de Parvati. Para confirmar o amor predestinado, um fato importante é que Shakti foi a primeira esposa de Shiva.
Parvati com Shiva
Ao que se acredita, Parvati e Shiva estão predestinados de tal forma que não poderiam se separar. Quando era moça a deusa Parvati recebeu a revelação através do horóscopo lido pelo sábio Narada de que deveria ficar com Shiva e mais ninguém, a partir disso, Parvati aceitou Shiva como esposo, mas era ignorada por ele, já que ele vivia em suas meditações.
Parvati então se entristeceu por ser deixada de lado, mas Narada a aconselhou a meditar frequentemente em nome de Shiva, a deusa então passou por uma grande tribulação e enfrentou o frio, a chuva e o vento por causa do seu grande amor. Por mais que tenha sido difícil, todo seu esforço foi recompensado e finalmente Shiva a reconheceu como esposa, tomando-a em casamento.
Parvati com Ganesha
O primogênito do casamento entre Shiva e Parvati, Ganesha é o deus da sabedoria, fortuna e intelecto, sendo um dos mais importantes da cultura hindu.
Quais são os principais atributos de Parvati?
É uma tarefa difícil definir a deusa Parvati já que a mesma possui diversas atribuições que já mencionamos algumas, mas, além disso, ela também é a deusa da beleza e um dos principais atributos é ser a própria fertilidade manifestada, sendo considerada a razão por todas as espécies do mundo se reproduzem. Esse seu lado é conhecido e chamado de Shakti – a geração de energia que possui o poder de criar.
O símbolo de Parvati
A deusa Parvati não possui apenas um símbolo, mas vários que a acompanham, sendo eles:
- Tigre;
- Elefante;
- Flor de lótus;
- Tridente;
- Dança.
Em suas representações, Parvati aparece montada em um tigre, segurando seu tridente e também a flor de lótus; o elefante também remete ao seu filho Ganesha, cuja cabeça possui a forma do animal. Os símbolos da deusa Parvati também são utilizados como forma de se conectar com ela.
Como Parvati é adorada?
Para ser adorada, de acordo com seus devotos, o mantra da deusa Parvati deve ser repetido por pelo menos 108 dias, sendo 1008 vezes ao dia, seu mantra é Swayamvara Parvathi, a repetição é necessária para gerar sua energia.
Mas, acredita-se que possa fazer um outro ritual com a lua em sua forma crescente, utilizando um de seus símbolos, o incenso e uma música calma com o seu mantra.
Onde Parvati é mais popularmente cultuada?
A deusa Parvati é muito cultuada na Índia, já que o local tem grande presença do Hinduísmo. Mas além da Índia, Parvati também é popular no Nepal.
Parvati é uma deusa benigna e envolta por amor e em suas representações sozinha, tem quatro braços e montada em seu tigre (essa também é a forma mais popular da deusa), mas quando aparece ao lado de Shiva, a deusa Parvati é retratada com duas armas.
Você gostou de conhecer mais sobre a mãe suprema do Hinduísmo? Continue nos acompanhando porque temos mais conteúdos.